Compartilhar

dieta-saudável; alimentação-saudável

A alimentação saudável é o primeiro passo para iniciar na caminhada do emagrecimento. Sendo assim, alguns costumes da rotina devem ser abandonados com suma urgência. Conheça 4 dicas simples para alcançar os resultados almejados.

1. Consuma frutas com frequência

Bateu aquela vontade de comer chocolates? Deixe a vontade passar e prefira consumir algumas frutas. Além de serem fontes naturais de vitaminas, elas ajudam a combater os radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce.

As frutas também têm ação antioxidante em suas propriedades e, como consequência, podem sim gerar uma dieta saudável. A ação anti-inflamatória e diurética ajuda nesse processo, já que são capazes de reduzir a retenção de líquido, que por sua vez elimina as toxinas do organismo.

2. Mastigue bem os alimentos

dieta-saudável; alimentação-saudável

A correria da rotina tem deixado certas pessoas nem se alimentar corretamente. E quem segue uma dieta saudável, certamente, entende que esse fator não pode entrar na rotina, pois no mundo da perda de peso ele é o grande vilão.

Para quem ainda não sabe, a digestão começa na boca, passando pela trituração dos alimentos e  sendo auxiliado com a ação da salivação. Assim, a mastigação deixa o alimento pastoso, o que facilita o processo digestivo. Na pressa, esse processo nem chega a acontecer, o que danifica o controle da ingestão.

Os nutricionistas afirmam que quem mastiga bem, automaticamente está controlando a ansiedade e promovendo a saciedade fisiológica. Se não tem esse costume, precisa mudar seu pensamento. O ideal é passar, pelo menos, 20 minutos em cada refeição. Sabia disso?

3. Evite ingerir líquidos durante a refeição

É certo que a maioria gosta de beber sucos ou refrigerantes durante a alimentação. Ah, esse costume! Cá entre nós, é uma delícia, não é? Pode até ser, mas é aconselhado abandonar o ritual durante as refeições.

O líquido faz com que a gente não mastigue bem os alimentos e, como resultado, acaba atrapalhando o processo digestivo. Aguardar 60 minutos após as refeições é o melhor a se fazer. É também aceitável beber líquidos 30 minutos antes. No caso de a refeição estiver salgada, a água pode ser consumida durante a alimentação.

4. Alimente-se a cada 3 horas

Fechar a boca ou passar horas sem se alimentar não vai proporcionar o tão desejado emagrecimento, mas, certamente, vai gerar riscos para a saúde. Um deles é a hipoglicemia, que surge quando as reservas de glicose do organismo se reduzem.

Nosso cérebro precisa de aporte constante de glicose (carboidrato), que deve ser consumido através de uma alimentação saudável – que precisa acontecer de 3 em 3 horas. Além de evitar que as reservas de glicose se reduzem, uma alimentação adequada evita episódios de compulsão alimentar.

5 Dicas importantes para não atrapalhar a sua dieta saudável

dieta-saudável; alimentação-saudável

Como foi dito, as tarefas e correria do dia-a-dia atrapalham muito a alimentação saudável. Talvez seja esse o motivo de muita gente não conseguir entender a razão das decepções nas dietas. Mas manter a paciência e aceitar as mudanças nos costumes já favorece a caminhada. Veja o que mais pode ser feito:

  • Selecione legumes e verduras: por ser de baixo valor calórico, legumes e verduras são alimentos ideais para as refeições. Conhecidos como hipocalóricos, os legumes são uma classe de vegetal composta por alimentos altamente nutritivos. Eles fornecem fibras, minerais e vitaminas. Beterraba, lentilha, feijão e cenoura são alguns exemplos.

  • Coma carnes, ovos e peixe regularmente: fortalecer o sistema imunológico é essencial. Esses alimentos são ricos em proteína e podem contribuir para esse procedimento. Além de ajudar na produção de anticorpos e na construção de novos tecidos, carnes, ovos e peixes também evitam alterações hormonais e ajudam na correta contração dos músculos.

  • Prefira os carboidratos: uma dieta equilibrada e saudável é possível através dos alimentos ricos em carboidratos. Além da fonte de energia que eles favorecem, os carboidratos devem ser consumidos diariamente, de 45 a 60%. Na lista encontramos os cereais, as massas, o arroz e os pães.

  • Beba leite e seus derivados: a saúde óssea é o principal alvo desses alimentos. No entanto, os benefícios vão muito além. Os produtos derivados possuem rica fonte de cálcio, o que beneficia a saúde bucal, especialmente os dentes. O leite e seus derivados são ricos em vitamina B2, que compõe propriedades protéicas e minerais.

  • Ingira bastante água: não é necessário ser um profissional da saúde para entender que a água é essencial para organismo. É aconselhado beber de 2 a 3 litros de água por dia. Os benefícios vão da hidratação da pele até o auxílio na respiração. Esse nutriente também pode ajudar a distribuir os nutrientes pelo corpo e eliminar toxinas. 

É notável que as dicas são simples e fáceis de serem executadas. No entanto, sozinhas não podem fazer milagres. Um auxilio perfeito é contar com os exercícios físicos, pois são eles que irão fortalecer a massa muscular. Sabendo disso, a busca por um profissional é altamente recomendada.

Então, o que achou das nossas dicas? Conhece mais alguma? Conta pra gente, estamos ansiosos para ler o seu comentário!

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você