Compartilhar

roupa-de-academia-feminina-mulher-academia

Embora todo mundo queira se sentir bonita na academia, a estética não deve ser a única preocupação. Uma roupa de academia feminina pode ser linda, no entanto, precisa ser mais do que isso. É essencial que o tecido seja correto, com modelo que ofereça sustentação e não coloque a mulher em risco. 

Pode parecer até engraçado falar sobre uma roupa ser perigosa, mas isso pode acontecer. Imagine uma peça que tenha um zíper sem função, por exemplo, que está ali apenas como detalhe. 

Agora pense em como pode acabar enroscando durante uma execução de agachamento hack. O resultado talvez seja a impossibilidade de subir adequadamente, forçando as pernas com mais carga por mais tempo. Isso aumenta o risco de lesão. Sem contar o constrangimento, não é?

Para evitar que isso aconteça, confira 7 passos essenciais para comprar a roupa que você precisa!

Como comprar roupa de academia feminina 

Opções de roupas fitness não faltam. Toda loja costuma ter uma seção de cair o queixo, com vários modelos. O problema é que, infelizmente, nem todas oferecem a transpiração correta, ou o corte que mais facilita o movimento. 

Ao iniciar algum tipo de exercício, uma boa maneira de se motivar é escolher aquelas peças que podem fazer diferença. Isso demonstra cuidado não apenas com sua aparência, mas também consigo mesma. 

Para evitar que você caia em alguma cilada, saiba o que fazer na hora das compras!

Passo 1 — Avalie o tecido 

Comece sua procura olhando sempre a descrição do tecido na etiqueta. Busque fibras sintéticas que tenham ventilação. Isso vai manter seu corpo mais fresco durante a atividade física e diminuir o suor. Poliéster, lycra e spandex funcionam bem. Polipropileno é uma ótima opção. 

roupa-de-academia-feminina-mulher-treinando

Peças em algodão só devem ser usadas em atividades em que não for suar muito. O algodão é suave e confortável para treinos leves ao ar livre, como caminhada ou alongamento. Quando sua, porém, pode ficar pesado e grudar no corpo, atrapalhando o rendimento. 

Passo 2 — Priorize marcas esportivas

Uma roupa feminina feita de poliéster pode ser linda, mas se não for esportiva, pode não funcionar. Marcas esportivas costumam ter tecnologias mais modernas, como é o caso do dry fit, que permitem a transpiração. Mesmo que custem um pouco mais, é um investimento que vale a pena. 

Se preferir comprar em loja de departamento, não esqueça de conferir a costura. Se for um pouco mais justa, é importante que seja firme, para não correr o risco de ceder quando estiver fazendo um agachamento ou outro exercício. 

Passo 3 — Preste atenção ao ajuste 

Quando se está acima do peso, a tendência é querer colocar uma roupa mais larguinha. No entanto, cobrir todo o corpo pode não fazer bem se as peças forem muito grandes. A questão é que podem acabar enroscando em algum aparelho. 

Prefira sempre as peças mais ajustadas, não precisam ser grudadas. Uma boa opção é comprar aquela camiseta mais leve e larga e dar um nó na hora dos exercícios. Quando terminar, pode soltar e se sentir mais tranquila. 

O mesmo vale para quem gosta de mostrar as curvas. Cuidado para não usar algo muito curto que possa te constranger em alguma posição durante os exercícios. 

Passo 4 — Avalie a atividade que vai fazer

Se você vai fazer uma corrida ou sair de bike, usar calça do tipo bailarina pode te atrapalhar. É essencial avaliar o tipo de atividade que você vai fazer antes de comprar a roupa fitness. 

Para quem pratica yoga ou pilates, peças muito justas ou sem elasticidade, como macacões, podem atrapalhar as posições. 

Tome cuidado também ao comprar blusas de manga longa. Ainda que o tecido respire, as chances de ficar com calor durante o exercício é grande. Prefira um casaco a parte se estiver frio. 

Passo 5 — Preocupe-se com a sustentação

Sua roupa de baixo para treinar precisa ser de qualidade. Uma roupa de academia feminina completa exige um top com boa sustentação, assim como uma calcinha que não seja desconfortável ou deixe insegura.

roupa-de-academia-feminina-mulher-treinando-ombros

Procure sutiãs ou tops que tenham suporte e flexibilidade. Pode ter bojo, por exemplo, mas o mais importante está nas alças mais largas, se tiver muito busto. Isso pode prevenir dores futuras na coluna. 

Passo 6 — Prefira as peças que achar bonitas

Sim, a estética também é importante! Quando você se sente bem vestindo alguma roupa, sua motivação também é estimulada. 

Imagine ir treinar de agasalho inteiro marrom e velho, ou de legging com uma transparência leve e uma blusa de dry fit. Qual das duas imagens parece mais atraente?

É imprescindível que você se sinta confortável e confiante na roupa fitness. 

Passo 7 — Procure calçados de qualidade 

Um tênis de passeio pode ser excelente, mas não é um tênis de treino. Procurar um calçado que funcione com a atividade escolhida é indispensável. Certos exercícios, como corrida, exigem um amortecimento melhor, evitando assim lesões. 

Marcas esportivas contam com modelos mais tecnologicamente modernos, o que pode se ajustar melhor à sua pisada também. Um material que permita transpiração é igualmente interessante, podendo evitar odores desnecessários. Falando nisso, a escolha das meias também é relevante. 

Para corridas, as meias de algodão podem se tornar verdadeiras vilãs, facilitando o aparecimento de bolhas. Já para yoga, pilates e cross-pilates, as meias antiderrapantes são suficientes para a prática. 

A poliamida é o tecido mais indicado para exercícios que causem mais suor. Meias com compressão costumam ser indicadas para melhorar a recuperação muscular, no entanto, não existe comprovação científica de sua eficácia. 

roupa-de-academia-feminina-mulher-olhando-espelho

Como você pode notar, há mais na escolha da roupa fitness do que se imagina. Tudo bem se quiser treinar de short e camiseta antiga. 

Contudo, os resultados e a motivação podem ser diretamente afetados quando a escolha é feita com mais cuidado. 

Mesmo que isso saia um pouco mais caro, é um investimento no seu bem-estar, tanto físico quanto mental. Se olhar no espelho e gostar do que vê é sempre valioso. 

O que você achou esse guia para comprar roupa de academia feminina? Vai pensar melhor na hora de escolher as melhores peças para levar para casa? Deixe seu comentário falando sobre como tem sido sua experiência no mundo fitness até agora! 

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

5 RECEITAS COM CENOURA | O QUE FAZER COM CENOURA

Meus amoreees, o que acharam das minhas receitas? Já faziam alguma dessas? Quero ver quando vo...

Artigos Relacionados
Recomendamos para você