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Você sabe como ter uma alimentação saudável?

Talvez você já esteja cansado de ouvir a frase "você é o que você come", porém, não é mais do que a pura verdade. A alimentação saudável é o fator principal para um bom desenvolvimento do nosso organismo, o corpo humano precisa diariamente de vitaminas e minerais para funcionar perfeitamente. Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico, quanto para o mental. Esse tipo de alimentação saudável não envolve somente a fonte de nutrientes, ela também envolve os aspectos sociais, culturais, sensoriais e afetivos, por isso, não é apenas nos alimentos nossas fontes de necessidades orgânicas, mas eles são também uma fonte de prazer, de identidade cultural e familiar. Ter uma alimentação saudável é fundamental para que as funções do organismo funcionem de forma equilibrada, além de proporcionar qualidade de vida, pois faz com que o nosso corpo funcione adequadamente respondendo a todas as funções. Uma boa alimentação pode parecer difícil de se manter, mas tudo é uma questão de hábito e persistência. Para um primeiro passo em busca de uma vida saudável, avalie a qualidade dos seus pratos. De forma prática, uma alimentação saudável é aquela composta por todos os macro e micronutrientes. Vamos entender um pouco sobre o que são macro e micronutrientes.

Macro e Micronutrientes

Antes de tudo é muito importante entender o que são nutrientes. Os nutrientes são componentes presentes naturalmente nos alimentos, que podem nutrir o organismo e auxiliar no funcionamento normal do metabolismo, fazendo com que o corpo realize suas funções básicas. Podem ser divididos em micronutrientes, como as vitaminas e os minerais, e macronutrientes, que são as proteínas, lipídios e carboidratos. • macronutrientes são os carboidratos (pães, massas e batatas, entre outros), gorduras (como os óleos, as oleaginosas, abacate e outros) e proteínas (peixes, ovos, carnes vermelhas, carne de frango, entre outros). • micronutrientes são as vitaminas e minerais, que estão presentes nos mais diversos alimentos, como frutas, verduras, legumes, entre outros. As fibras, a parte não digerível do alimento vegetal, a qual resiste à digestão e à absorção intestinal, com fermentação completa ou parcial no intestino grosso, também são essenciais para a alimentação saudável e estão presentes nos alimentos integrais, nas frutas e verduras.

Os benefícios da alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável proporciona uma série de benefícios para as pessoas. Ela contribui para a melhora no sistema imunológico, na qualidade de sono, no trânsito intestinal, no humor, na capacidade de concentração e pode contribuir até mesmo para a perda de peso e fortalecimento dos ossos. Em gestantes, ela é essencial para o bom desenvolvimento do feto e em mulheres que amamentam irá contribuir para o desenvolvimento saudável do bebê. Entre outros inúmeros benefícios. A diminuição e manutenção do peso, talvez um dos benefícios mais conhecidos da alimentação saudável seja esse. A reeducação alimentar não é sinônimo de dietas drásticas e restritivas, e sim de equilíbrio e saúde. Carboidratos, proteínas e gorduras, todos esses grupos nutricionais são indispensáveis para o organismo. Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo. Já as proteínas são essenciais na proteção do sistema imunológico, além de aumentar a resistência do corpo e colaborar com a construção muscular. As gorduras boas colaboram diretamente no transporte de vitaminas na corrente sanguínea.

Dicas para Alimentação Saudável

• Consuma pelo menos 5 porções de arroz e feijão durante a semana;

• Não consuma a gordura das carnes e as prepare da forma mais saudável possível;

• Evite o consumo de óleos vegetais e manteigas, limitando o consumo para apenas uma porção por dia;

• Evite ao máximo o consumo de refrigerantes e sucos industrializados;

• Faça alimentos com menos sal;

• Beba 2 litros de água diariamente;

• Não pule suas refeições e coma de 3 em 3 horas;

• Evite o consumo de embutidos e queijos amarelos;

• Não consuma líquidos durante as refeições;

• Faça pelo menos 30 minutos de exercícios físicos diariamente

Benefícios da água aliado a uma boa alimentação

A água é indispensável para a vida humana, pois compõe todos os fluidos corporais e auxilia no transporte, absorção de nutrientes e excreção. Se dois terços do corpo humano é composto de água, é fato que bebê-la diariamente é fundamental para o pleno funcionamento do organismo humano. Veja alguns dos inúmeros benefícios da agua: SUA PELE MAIS BONITA A água ajuda a eliminar as impurezas do organismo e melhorar a circulação sanguínea. O resultado disso tudo é uma pele mais bonita. Quando estamos bem hidratados, as rugas se tornam menos perceptíveis, o aparecimento da celulite diminui e o equilíbrio celular melhora. UNHAS E CABELOS HIDRATADOS Outros grandes beneficiados com o consumo da água são os cabelos e as unhas. Bebendo a quantidade correta os fios ficam mais brilhosos, macios, hidratados por muito mais tempo e protegidos contra as ações climáticas. As unhas não fogem dessas vantagens e ficam mais fortes e saudáveis. ACABA COM O INCHAÇO Quando bebemos bastante água nossos rins trabalham mais e, com isso, há menos retenção de líquido e sódio, principais responsáveis pelo inchaço. Além disso, com o corpo hidratado o volume de sangue aumenta e melhora a circulação. EXCELENTE PARA OS RINS Muito mais do que matar a sede e hidratar seu corpo e organismo, beber água é essencial para o bom funcionamento dos rins. Ela ajuda a eliminar os resíduos e nutrientes desnecessários, como o sódio, ureia e toxinas do corpo. GRANDE ALIADA NO EMAGRECIMENTO Beber água antes e depois das refeições ajuda muito a aumentar a sensação de saciedade. Ela também possui um grande papel no processo de digestão e melhora o funcionamento do intestino. REGULA O INTESTINO Além de manter uma alimentação com frutas, legumes e fibras, beber água também ajuda muito no funcionamento correto do intestino. Tudo isso porque o aumento da ingestão de líquido auxilia todos esses alimentos a realizarem suas funções, facilitando a formação do bolo fecal e os movimentos intestinais que eliminarão os excessos do nosso corpo. Então, comece a adotar este hábito para sua vida. Só assim você terá um corpo bem mais saudável e longe de problemas.

Alimentação saudável para crianças

A verdade é que, o que se aprende a comer quando pequeno irá ditar o hábito alimentar para o resto da vida. Quanto mais cedo a alimentação saudável for introduzida no cardápio dos pequenos, mais qualidade de vida eles terão. Por isso os papais de plantão precisam ficar cada vez mais atentos ao que seus filhos estão consumindo, afinal de contas, as crianças são o reflexo dos pais e do que os pais oferecem para elas. As escolhas tomadas pelos pais na infância da criança irá definir se essa criança será um adulto obeso, se terá mais chance de desenvolver diabetes, se terá o colesterol ruim alto e, portanto, maior risco de infarto, e por aí vai a lista de doenças decorrentes da alimentação inadequada. que vão definir se essa criança será um adulto obeso, se terá mais chance de desenvolver diabetes, se terá o colesterol ruim alto e, portanto, maior risco de infarto, e por aí vai a lista de doenças decorrentes da alimentação inadequada. Nós adultos sabemos que muitas vezes não é fácil a adaptação de certos alimentos no cardápio das crianças, porque o que não é saudável costuma ser muito apetitoso e as crianças não têm discernimento para dar conta dos riscos daquele pacote de salgados cheio de gordura trans ou do perigo que é consumir aquele tanto de açúcar que compõe o suco de caixinha com a embalagem feita sob medida para seduzi-las. Uma alimentação saudável é rica em proteínas, carboidratos não refinados e gorduras boas, além da presença de frutas e vegetais. O famoso “prato colorido” faz a refeição ficar nutritiva e saborosa! Opte e prefira alimentos integrais e orgânicos. Eles são saborosos e fazem bem! Biscoitos sem açúcares e gorduras trans também; em são uma ótima opção.

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