Compartilhar

 alimentos-que-ajudam-a-emagrecer, alimentos-que-emagrecem

A ideia de fazer dieta para muitos está associada a passar fome, deixar de comer o que você gosta e muito sacrifico. Mas não precisa ser assim! Você não precisa sofrer para perder aqueles quilinhos extras que tanto incomodam. Há diversos alimentos que ajudam a emagrecer que você pode aliar à sua dieta sem martírio.

Tão importante quanto consumir os alimentos certos é a maneira como você os consome.   Você não pode simplesmente deixar de comer algo ou pular refeições. É recomendado fazer pequenas refeições ao longo dia para que você não exagere no almoço ou jantar, geralmente períodos em que se come mais. 

Além disso, comer com frequência contribui para a regularização do metabolismo. Se você deixar um espaço muito longo entre as refeições, seu corpo entenderá que precisa trabalhar mais devagar para priorizar a respiração e os batimentos cardíacos até receber alimento novamente. Faça lanches saudáveis entre o almoço e o jantar. Evite alimentos gordurosos ou industrializados, como bolachas recheadas. 

Se você não sabe por onde começar, não se preocupe. Este artigo ajudará você a escolher      os melhores alimentos que ajudam a emagrecer

Fibras

As fibras trazem uma série de benefícios para o corpo. Além de ajudarem a regular o intestino e controlarem o nível de glicose no sangue, causam uma sensação de saciedade. Há dois tipos de fibras: a insolúvel e a solúvel. 

Quando dissolvida, a fibra solúvel cria uma espécie de gel que faz com que você não sinta fome com tanta frequência. É recomendável ingerir, pelo menos, 25 gramas de fibras diariamente. Elas são encontradas nas nozes, frutas cítricas, leguminosas (feijão, lentilha), cereais (aveia, cevada) e sementes oleaginosas (linhaça, castanhas). 

Já a fibra insolúvel é ótima para manter o seu intestino saudável. Ela faz com que os alimentos sejam eliminados facilmente, diminuindo também o inchaço na barriga. Fontes ricas em fibra insolúvel são: grãos (feijão, lentilha), cereais integrais (arroz, trigo), vegetais, cascas e bagaços de frutas.

Se você não tem o costume de comer muitas fibras, uma dica é adicioná-las no café da manhã. Por ser uma refeição mais leve, você pode ingerir a quantia diária de fibras junto com frutas picadas. Assim, você se sentirá saciado pelo resto da manhã, podendo focar em outros alimentos nas próximas refeições. 

alimentos-que-ajudam-a-emagrecer, alimentos-que-emagrecem

Carnes magras 

As carnes de aves e peixes costumam ser a opção daqueles que querem perder peso rápido. Ambas possuem menos gorduras e trazem outros benefícios para o organismo. A carne de frango é rica em proteínas, vitaminas essenciais, como a B2 e a B12, e fornece energia para enfrentar a correria do dia-a-dia.  

A carne do peixe é uma ótima fonte de gorduras saudáveis que atuam no combate a doenças cardíacas e ao colesterol. A sardinha, o atum, o bacalhau, o salmão e o arenque são algumas opções para acelerar o emagrecimento. 

A carne vermelha também pode ser aliada da dieta. Existem cortes mais saudáveis que podem ser consumidos até três vezes por semana, como o lagarto, patinho, alcatra e maminha. Não há tantas gramas de gordura presentes nestes cortes. Por isso, é recomendado o consumo mesmo quando o objetivo é emagrecer. 

Lembrando que o consumo em excesso de carne vermelha aumenta o colesterol e a pressão arterial. Tenha cautela na hora de ingeri-las. 

Folhas verdes

Folhas de alface, rúcula, agrião, couve e espinafre são alimentos essenciais para emagrecer. Também ajudam a combater o envelhecimento, fortalecer o sistema imunológico e são ricos em fibras. Na hora do almoço ou jantar, seu prato precisa ter uma grande quantidade de folhas verdes.

Não exagere em molhos ou temperos! As folhas verdes são ideias para a dieta justamente     por conterem pouquíssimas calorias. Se você adicionar grandes quantidades de molho, não terá o efeito desejado. Caso você não goste de comê-las crus, opte pelo suco verde. Você ainda pode colocar frutas para criar um gostinho bom.  

Chá verde

Muitas pessoas aderem ao chá verde para perder peso. Isso porque seus benefícios são infinitos para o corpo. Apesar do gosto amargo, o chá verde acelera o metabolismo, desintoxica o organismo e também traz saciedade. É ideal consumir entre três a quatro xícaras diárias. Se tomado em excesso, o chá verde pode causar insônia e gastrite. 

Frutas vermelhas 

Estas frutas são especialmente recomendadas para dietas detox por eliminar toxinas do corpo. O morango, mirtilo, cereja, amora e framboesa contêm baixo valor calórico e fibras que enchem o estômago por um longo período. É recomendável consumir em média uma xícara de frutinhas por dia. Elas são ótimas opções de sobremesa! Você pode adicioná-las no suco verde, comer com aveia ou iogurte, fazer geleias ou comê-las sem acompanhamento. 

Canela

A canela é outro alimento que emagrece bastante popular. Ela facilita a digestão, diminuindo o inchaço da barriga, e acelera a queima de gordura. Recomenda-se adicioná-la no leite, café e chá como substituto do açúcar. Também é possível fazer chá da própria canela e tomar antes de refeições maiores, como o almoço e o jantar. 

Gengibre

O gengibre também acelera o metabolismo, ajudando o corpo a queimar gordura mesmo quando parado, auxilia na digestão e ainda combate a celulite por ser anti-inflamatório. Você pode fazer chá de gengibre e consumir entre duas a três vezes por dia ou fazer sucos de fruta e adicionar gengibre ralado. Abacaxi, laranja e limão são frutas que formam uma combinação deliciosa com o gengibre!

Para obter resultados, é necessário fazer consumo diário por até duas semanas. O gengibre em alta quantidade, porém, pode acarretar problemas, como afinar o sangue. Então, não exagere! O consumo também não é indicado para pessoas que tomam medicamentos contínuos pelo fato de o gengibre alterar os efeitos positivos. Converse com seu nutricionista para saber se o consumo está liberado ou não.  

Uma recomendação essencial é balancear alimentação saudável e exercícios físicos. Ou seja, consumir alimentos que ajudam a emagrecer é de grande importância, mas eles precisam de ajuda para garantir resultados.

Queremos saber como está a sua jornada para perder peso! Temos vários conteúdos legais para ajudá-lo a atingir seu objetivo de forma saudável.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você