Compartilhar

 quais-os-beneficios-da-corrida-mulher-correndo

Se você perguntar para qualquer educador físico qual é a atividade mais simples que queima calorias, a resposta será a mesma. Mas, além da possibilidade de emagrecimento, você sabe quais os benefícios da corrida? É uma das atividades mais recomendadas especialmente para as mulheres.

O corpo feminino possui um funcionamento diferente do masculino, passando por fases mais intensas. A maternidade, a TPM de todo mês e a menopausa, por exemplo, exigem cuidados extras com a saúde. E é sobre como a corrida pode contribuir nessas fases que vamos falar hoje! Confira! 

Funciona como um alívio para o estresse 

Desde a adolescência, as mulheres começam a sofrer com oscilações de humor. Hormônios como o estrogênio e a progesterona ajudam a construir a silhueta mais feminina. No entanto, são responsáveis também por afetar o lado emocional. E isso continua ao longo da vida produtiva. 

A corrida atua como uma espécie de calmante natural para as fases de mais irritabilidade e estresse. O que acontece é que a atividade física intensa libera serotonina, um neurotransmissor que causa sensação de bem-estar. Na prática, isso significa que após terminar um treino, vai se sentir menos incomodada e estressada. 

Mais importante ainda é que esse efeito não é apenas de curto prazo. Ao longo da prática do exercício, você vai perceber que terá tensões pré-menstruais menos intensas em relação ao seu psicológico. 

Ajuda a prevenir a osteoartrite (artrose)

Embora possa acometer também os homens, a osteoartrite — também conhecida como artrose) é duas vezes mais comum em mulheres. As dores nas juntas geralmente aparecem acima dos 40 anos, deixando uma boa janela de tempo para que você inicie a prevenção ainda na juventude.

Apesar de ainda estar em fase inicial de pesquisa, já se sabe que a corrida não apenas não prejudica as juntas como pode protegê-las. Isso porque ser sedentário faz com que a imobilização corroa sua cartilagem. Ao realizar uma atividade física como corrida, o que acontece é uma lubrificação ainda maior. 

Diminui o risco de doenças como diabetes e câncer de mama e de útero

 quais-os-beneficios-da-corrida-fita-prevencao-cancer

Um recente estudo norte-americano publicado pela revista Runner’s World revelou que mulheres corredoras produzem uma forma menos potente de estrógeno. Como resultado, reduzem pela metade o risco de desenvolverem câncer de mama e útero.

Além disso, a pesquisa apontou que a corrida reduz também em dois terços a chance de contrair diabetes tipo 2. 

Pode ser praticada durante a gravidez com segurança

Foi-se o tempo em que estar grávida significava ficar em casa, sem fazer atividade física. A corrida pode fazer parte da gestação, especialmente para mulheres que já tem condicionamento físico e eram corredoras. 

Na maioria dos casos, a corrida está liberada ao final do primeiro trimestre e no segundo. São poucas, porém, que conseguem manter a rotina no terceiro semestre, por já se sentirem mais cansadas. O principal cuidado em todas as fases é não exagerar. Uma boa maneira de medir se seus esforços estão adequados é a temperatura.

É importante evitar que seu corpo esquente além dos 38 graus. Por isso, se tiver dúvidas, meça sua temperatura assim que chegar em casa e evite repetir o esforço se ultrapassar essa marca. 

Emagrece mais do que outros exercícios

 quais-os-beneficios-da-corrida-balanca-peso-emagrecimento

Que mulher não quer emagrecer pelo menos 2kg? Esse é um desejo bastante comum e fácil de realizar com a corrida. E não pense que precisa ser nada superintenso. 

Mesmo uma corrida leve queima mais calorias do que qualquer outro exercício aeróbico. E não há a necessidade de correr por horas a fio. Existem protocolos como o Treno HIIT (treino intervalado de alta intensidade, em tradução para o português) que permite correr por apenas 7, 9, 13, 15 minutos e assim por diante. Veja um exemplo:

  • 4 minutos de caminhada moderada

  • 30 segundos de corrida intensa, na velocidade máxima que conseguir

  • 1 minuto de caminhada leve

  • 30 segundos de corrida intensa, na velocidade máxima que conseguir

  • 1 minuto de caminhada leve 

  • 30 segundos de corrida intensa, na velocidade máxima que conseguir

  • 1 minuto de caminhada leve 

  • 30 segundos de corrida intensa, na velocidade máxima que conseguir

  • 1 minuto de caminhada leve 

  • 3 minutos de caminhada moderada

O treino acima totaliza 13 minutos. Parece pouco, não é? O segredo é que a intensidade dessa corrida permite que o metabolismo permaneça acelerado mesmo após o fim da atividade. Ou seja, a corrida te permite queimar mais calorias mesmo depois que você termina de praticá-la. 

Para as mulheres, que tendem a acumular mais gordura nos quadris e barriga, é um jeito de conquistar a boa forma e ainda diminuir celulites. 

Alivia sintomas e consequências da menopausa

Durante a menopausa, os hormônios voltam a ficar em ebulição, com muitos efeitos colaterais. Os calorões até podem diminuir a vontade de correr, porém, a endorfina é uma boa aliada das crises de mau humor e episódios de tristeza que podem até levar à depressão.

Também é nessa época que a osteoporose pode se estabelecer. Três vezes mais comum em mulheres, a perda de massa óssea pode facilitar fraturas. A corrida na academia ou ao ar livre estimula a retirada e depósito de cálcio sanguíneo nos ossos, funcionando como uma importante prevenção para a doença. 

quais-os-beneficios-da-corrida-mulheres-correndo

Também vale dizer que a corrida tem se tornado cada vez mais um meio de fazer novas amizades. Após certa idade, a socialização com gente nova se torna mais difícil. Os grupos de caminhada e corrida são um jeito saudável de conhecer mais pessoas e manter uma vida social ativa. Sem contar que servem como incentivo para não desistir da atividade. 

Saber quais os benefícios da corrida para a saúde da mulher podem servir como incentivo para iniciar a prática. Mesmo que você ache que não consegue, não hesite em começar. Não é preciso sair correndo uma maratona. É possível começar por uma única quadra. Os resultados vão começar a aparecer e te incentivar a ir mais longe.

Agora que você já sabe como a corrida pode ajudar as mulheres a ter uma vida mais saudável. Aproveite e compartilhe esse artigo para que mais gente descubra as vantagens desse exercício! 

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você