Compartilhar

 benefícios-burpee-como-praticar-da-melhor-maneira

Quando falamos sobre os benefícios do burpee, não podemos deixar de citar primeiramente a melhora da resistência respiratória, condicionamento físico e claro, o emagrecimento. Sem contar que o burpee, é um exercício que é praticado utilizando somente o peso do seu próprio corpo. 

Um dos exercícios mais famosos do Cross Fit, o objetivo principal não é somente fortalecer o abdômen, mas também pernas, braços e proporciona aos praticantes uma elevação efetiva da frequência cardíaca.

Este é um excelente exercício que consegue unir fortalecimento muscular e queima calórica, quer coisa melhor que isso? Você conseguirá fortalecer o abdômen, pois utilizará a força para estabilizar seu tronco, em especial no do agachamento e da flexão de braço – ambos feitos durante a prática do burpee. 

Pensando em ajudar nossos leitores, que sempre estão em busca de novidades e de esclarecimentos sobre determinados exercícios, criamos um artigo especialmente para falar sobre os benefícios do burpee – além de dar 5 motivos que certamente, irão fazer você se encantar por este exercício. Acompanhem.

  1. Benefícios do burpee – cardiorrespiratório

Pouca gente sabe, mas o burpee não é um exercício “novo”, não! Ele foi criado em 1939 e tinha como função principal, testar a aptidão física de combatentes, em especial do exército americano. 

Como é preciso velocidade maior para o corpo ir e voltar, da vertical para horizontal, a circulação e a respiração são bem mais aceleradas, o que melhora essencialmente a capacidade cardiorrespiratória de quem pratica.

 benefícios-burpee-aprenda-praticar-burpee

  1. Benefícios do burpee – emagrecimento

Como falamos acima, a frequência respiratória aumenta e com isso, o metabolismo também ganha uma velocidade maior. Assim, ao executar os movimentos do exercício, você está queimando mais calorias ainda. Se você executar o exercício em alta intensidade e em alta frequência, os benefícios do burpee somente se intensificam, queimando a gordurinha indesejada que você tanto quer se livrar.

  1. Benefícios do burpee – coordenação corporal

Se você ainda não pratica o burpee maravilhosamente bem, fique tranquilo, pois praticamente ninguém consegue efetuar o exercício perfeitamente logo nas primeiras vezes. É preciso de tempo, velocidade e técnica – que irão se aprimorar de maneira automática. Lembre-se, quando falamos de benefícios do burpee, certamente a coordenação corporal será um dos maiores, pois é essencial para diferentes movimentos, seja para Cross Fit ou qualquer tipo de movimento aeróbico. 

  1. Benefícios do burpee – disciplina nos treinos

Se você é praticante do burpee, sabe que muitas vezes ele é associado a castigos, não é mesmo? Mas você sabe por quê? Simples, a maioria dos atletas não gostam de praticar este movimento. Ao descobrirem os benefícios do burpee, principalmente quando se trata de disciplina para treinos, diversos personal trainers, professores etc., inserem o burpee para os alunos que não cumprem determinadas regras. Isso vale para utilização de celulares durante os treinos, não guardar os materiais que foram utilizados, derrubas magnésio no chão e todas as outras rotinas de um box. 

  1. Benefícios do burpee – força nos membros inferiores e superiores

Está buscando velocidade para seus treinos? Então este certamente é o maior benefício do burpee que possa interessar a você. Para conseguir abaixar e levar do chão, com maior velocidade, é preciso utilizar muita força das pernas e braços e ainda controlar o peso do próprio corpo. Logo, este é um exercício que irá te dar aptidão cardiorrespiratória, física, emagrecimento e ainda força nas pernas e nos braços. 

Como fazer corretamente o burpee

 benefícios-burpee-aprenda-como-praticar-corretamente

Para se ter todos os benefícios do burpee, é preciso saber praticá-lo de maneira correta – e claro que nós iríamos ensinar isso para vocês também! O movimento se inicia a partir de uma flexão de braço até encostar por completo seu peito no chão, depois deve-se flexionar o quadril em posição de agachamento e depois executar o salto. Normalmente, para iniciantes o número de séries pode variar de 4 a 8 repetições – e para nível avançado as repetições podem variar de 8 a 15. 

O burpee é de fato um exercício mais avançado, com altíssima intensidade e você conseguirá trabalhar a parte aeróbica e muscular ao mesmo tempo. Aproveitando ao máximo os benefícios do burpee, é preciso de início priorizar o movimento, depois vai adquirindo mais velocidade e poderá adequar a intensidade ao seu nível de condicionamento físico. 

Mas fique atento, o burpee é um exercício que precisa sempre ser feito com máxima segurança, dentro do limite de cada um. Pratique o exercício no seu tempo e com o número de repetições que for “confortável” para você. Por ser um exercício que queima muita caloria e ainda trabalha toda a musculatura do corpo, os benefícios do burpee são inúmeros, veja abaixo os principais:

  • Braços;

  • Quadríceps;

  • Peitoral;

  • Glúteos;

  • Flexores do quadril;

  • Abdômen;

  • Panturrilha;

  • Lombar.

Além de todos os benefícios do burpee que citamos, ao praticar o exercício você estará aumentar sua massa muscula, ajudando a perda de peso, melhora da coordenação motora e sua resistência cardiopulmonar. 

E como última dica, qualquer pessoa pode praticar o burpee, porém, é preciso uma certa aptidão física até porque o exercício não é muito simples de ser feito. Mesmo que não exista a necessidade de nenhum equipamento para o treino, ele ainda é considerado “difícil” de ser executado. 

Recomendamos sempre antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, consultar um médico especialista, para ter a supervisão necessária e assim, evitar qualquer tipo de lesão. Opte por profissionais qualificados, garantindo sua saúde e segurança, que devem estar sempre em primeiro lugar! 

Comece hoje você também a praticá-lo e tenha todos os benefícios do burpee dentro do seu treino. Mesmo que ele seja um dos mais “odiados” o burpee é um dos exercícios mais completos, e que certamente irá trazer inúmeros resultados como você sempre desejou! Boa sorte e bons treinos!  

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você