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A difícil tarefa de emagrecer

Emagrecer sem sofrimento é a grande meta de muitas pessoas. Há vários motivos que levam alguns a comer muito e não praticar atividades físicas, o que faz com que o ganho de peso seja inevitável. Desta forma, o lado psicológico é afetado e conseguir atingir o objetivo de fazer uma dieta efetiva parece ser um sonho distante. A boa notícia é que, sim, existe a possibilidade de realizar este desejo. Para isso, é necessário seguir um cardápio com alimentos que não engordam

Ter uma boa alimentação é um ponto primordial para eliminar alguns quilos. Desta forma, não há sequer a necessidade de ficar sem comer. Esqueça a ideia de eliminar refeições. Basta seguir corretamente as dicas abaixo para que o resultado comece a ser visível com o passar do tempo. No imaginário das pessoas, para emagrecer é preciso comer apenas alimentos consideradas ruins, porém na prática não é bem assim que acontece.  

Para que seja tenha uma melhor perspectiva de como proceder em relação à dieta, um ponto importante é separar por refeições, do café da manhã à janta. O foco é lembrar que os alimentos consumidos não devem sob nenhuma hipótese conter um alto índice calórico.  Do começo ao fim do dia, as etapas de um processo de alimentação saudável são baseadas da seguinte forma:

Café da manhã

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O café da manhã é um ponto chave e tem grande importância, visto que ele é necessário para recuperar o corpo após o período de jejum, durante o sono. Por esta razão, ao contrário do que muitos fazem, “pular” o café da manhã não é uma prática recomendável. Nesta primeira refeição do dia, alguns alimentos são muito bem-vindos, tais como:

  • Frutas

  • Cereais

  • Pão integral

  • Suco natural

Com uma alimentação baseada nos elementos citados acima, o corpo reage bem e assim aumenta a probabilidade de, com o passar dos dias, o resultado passar a ser visto. Em relação à bebida, o suco é essencial devido a sua riqueza em fibras e nutrientes, além da baixa das poucas calorias. 

Do mesmo modo, as frutas são presenças obrigatórias na lista de alimentos a serem consumidos durante a dieta. Isso acontece porque elas fornecem vitaminas e minerais. Por isso, devem ser consumidas diariamente. Seja banana, laranja, limão, entre outras, as frutas são essências e precisam fazer parte do cardápio para emagrecer. 

Almoço

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Almoçar bem, mesmo durante a dieta, demonstra que não há a necessidade de comer pouco para que se alcance o objetivo de emagrecer. O mais importante é saber escolher os alimentos mais adequados. Nesta refeição, o maior foco deve ser baseado em ingerir saladas e legumes. Nesta combinação entra uma grande fonte de carboidratos e proteínas. 

Durante o almoço é possível fazer uma grande variedade de nutrientes contidas nos alimentos, além de, principalmente, fornecer poucas calorias e consequentemente haver um maior controle de peso. De modo geral, alguns exemplos de comidas e bebidas a serem consumidas em uma refeição do almoço no qual a pessoa tem o objetivo de eliminar alguns quilos:

  • Arroz integral

  • Frango grelhado

  • Salada de alface

  • Cenoura

  • Gengibre

  • Batata cozida

  • Suco de abacaxi

Lanche da tarde

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O lanche da tarde é mais importante do que geralmente imaginam. Ele é essencial para evitar o consumo exagerado durante o jantar. É muito comum as pessoas sentirem uma grande fome durante o período da tarde e muitas dietas chegam ao fim devido à tentação de comer produtos que estão longe de serem considerados saudáveis. O lanche é muito bem-vindo, pois não se deve passar muitas horas sem fazer nenhuma refeição. 

Para este período do dia, o recomendável é ter uma alimentação moderada e benéfica ao organismo. Um bom exemplo é o consumo de vitaminas. Caso não haja o hábito de comer à tarde, é preciso fazer com que o corpo passe a se acostumar com isso. Ainda que eventualmente a fome não apareça durante o horário desta refeição, se alimentar é o recomendável. 

Em suma, alguns exemplos de alimentos ricos em carboidratos e proteínas a serem consumidas no lanche da tarde:

 

  • Frutas secas

  • Cereais

  • Castanhas

  • Vitamina de morango

  • Chá verde sem açúcar

Janta

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Por fim, para que o cardápio para emagrecer esteja completo, o jantar. Ter uma alimentação incorreta à noite pode ser muito prejudicial de diversas formas, a ponto de causar um efeito de sobrepeso. Por isso, é necessária uma grande atenção ao que vai ser consumido, principalmente levando em consideração na qual a pessoa vai passar muitas horas sem comer nada, visto que estará dormindo até a manhã do dia seguinte.  

É essencial que o foco seja em comidas leves para que as consequências de uma alimentação incorreta não causem efeitos no sono, tampouco no peso. Dito isso, uma tabela de opções para a refeição noturna é:

  • Ovos

  • Carne branca (frango ou peixe)

  • Salada

  • Legume

  • Risoto de arroz

Portanto, pudemos ver que não é necessário passar por um grande sofrimento para que seja possível emagrecer. Esqueça a ideia de ficar com fome durante o dia por pular refeições. O ponto chave da efetividade da perda de quilos é a alimentação correta e balanceada. Você pode seguir comendo bem e com frequência, desde que o seu prato esteja composto com os elementos certos. 

Manter o foco na dieta é essencial para que o objetivo seja alcançado. O resultado é perceptível à medida que o tempo passa e a pessoa se acostuma a esta rotina de alimentação. Seguir estas dicas é importante não somente pela questão estética, ligada ao peso, como também, principalmente, para a sua saúde. 

Por isso, siga as dicas e dê início à sua dieta! Tire de sua cabeça o pensamento de que é necessário passar por um processo de sofrimento imensurável para perder peso. O objetivo é possível e perfeitamente alcançável, desde que feito com disciplina e resistindo a tentações. Leve como referência o cardápio para emagrecer apresentado acima e sinta-se melhor consigo mesmo!

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