Compartilhar

Nos últimos anos houve um crescimento de pessoas que praticam algum tipo de atividade física no Brasil.  Apesar desse aumento, muitos que estão querendo perder peso de forma rápida e eficiente não sabem por onde começar.

Se você está neste último grupo esse artigo foi feito para você.

Muitas pessoas nunca fizeram exercícios físicos, treinos ou esportes, mas querem manter a saúde e perder peso de forma rápida. O melhor caminho para quem tem esse objetivo é o treino hiit para iniciantes. 

Você sabe o que é um treino hiit? Tranquilo, vamos explicar direitinho como tudo funciona e como você pode chegar aos resultados esperados. 

O que é treino hiit para iniciantes

 treino-hiit-para-iniciantes-abdominal

O termo Hitt vem do inglês que traduzido literalmente significa Treino com intervalos de alta intensidade. Mas aqui no nosso país, em nossas academias, o termo é conhecido como Treino Intervalado.

Só para você se familiarizar com o significado certo?!

Como funciona esse treino intervalado? Bem; como diz ao pé da letra, é um treino de alta intensidade com intervalos entre esses treinos.

Vamos exemplificar: em um treino moderado você caminha na esteira por 40min, em um treino hiit você faz uma série de exercícios de 2 a 3 minutos que tem o mesmo efeito. Às vezes dependendo da intensidade, o efeito é até maior.

Então podemos dizer, que o hiit é uma série de exercícios executados de maneira muito intensa, e dura pouco tempo.

Nesses treinos você vai até seu limite, quando sentir que seu coração disparou e seus músculos começaram a queimar e você continua executando com a mesma intensidade. 

É nesse momento que o hiit age. O treino hiit é capaz de continuar queimando calorias por horas depois que você terminou as séries. 

Ele acelera o seu metabolismo e o resultado é a alta queima de calorias. 

Quer conhecer alguns benefícios para sua saúde de praticar esses treinos?

7 benefícios da prática do treino hiit para iniciantes

Melhora condicionamento físico

Praticar atividades físicas ajuda a criar músculos, eliminar gordura ruim e criar gordura boa. Esse processo não é bom apenas para a estética. A prática regular de exercícios melhora o condicionamento físico prevenindo e até tratando doenças.

Alguns treinos são inclusive usados na fisioterapia para ajudar o paciente a se recuperar de uma lesão, ou recuperar movimentos perdidos. 

Melhora resistência muscular

Treinar e exercitar os músculos deixá-los mais fortes e mais resistentes. Quando mais você se acostumar com a prática de atividades físicas, maior será seu desempenho e força física. 

Mais facilidade de realizar tarefas do dia a dia

O treino hiit para iniciantes e para quem já está em nível avançado produz resultados muito expressivos. 

Um desses resultados e benefício é justamente ajudar na mobilidade.

Quando acumulamos gordura ruim nossa mobilidade fica comprometida. Realizar tarefas como subir e descer escadas, agachar e levantar, pegar coisas no alto ou manter-se em uma posição por um tempo a acabam se tornando cada vez mais cansativas e difíceis. 

Ao praticar exercícios toda essa função motora e muscular é afetada de forma positiva. 

Contribui para melhorar o diabetes

O certo médico explicou para o Getting For (programa da BBC), que quando exploramos o máximo do nosso corpo com os treinos, o açúcar que fica armazenado nos músculos é usado como combustível para alimentar a hora dos exercícios.

Ainda no mesmo programa de TV um outro médico explicou que foram realizados testes para ver os benefícios, e foi constatado que depois dos treinos de alta intensidade as zonas escuras dos músculos diminuem.

O que significa? Que o valor de glicogênio é reduzido com a prática de atividades físicas de alta intensidade. Ou seja, diminui o número de glicose no sangue.

Melhora a função cardiovascular

Além de contribuir para melhorar o diabetes, os treinos também contribuem para melhorar a função cardiovascular. 

Já parou para pensar que o coração é músculo? Pois é, quanto mais exercitamos o nosso corpo, mais exercitamos nosso coração. Nutrimos as células e os músculos e prevenimos doenças relacionadas ao coração.

 treino-hiit-para-iniciantes-jovem-feliz

Melhora no humor

Durante a prática de exercícios, o corpo libera hormônios como serotonina e outros hormônios que promovem a sensação de bem estar. 

Por isso é comum após a prática de qualquer atividade física, uma melhora considerável no humor e boa disposição.

Já experimentou essa sensação? Se não experimentou vamos começar já!

Ajuda no controle emocional (depressão)

A depressão é considerada o mal do século, ela não escolhe idade, raça, cor ou condição financeira. 

Para quem sofre desse mal os treinos hiit para iniciantes são excelentes. 

Visto que a doença é um desequilíbrio no sistema nervoso, onde existe uma deficiência de neurotransmissores que levam os hormônios de bem-estar aos neurônios. A prática regular dos treinos libera uma quantidade maior desses hormônios, ajudando a manter a sensação de bem-estar por mais tempo.

Poderíamos passar muito tempo falando apenas dos benefícios, mas você já entendeu que vale a pena, não é mesmo? 

Então aí vai dicas dos melhores exercícios hiit para você iniciar.

treino-hiit-para-iniciantes-bom-condicionamento

Treinos hiit para iniciantes

Treino hiit 1: Agachamento com salto, Flexão de braço e Burpee

Escolha um lugar tranquilo e confortável, pode ser ao ar livre, em casa ou até mesmo na academia. 

Faça um minuto de agachamento com salto, um minuto de flexão de braço e um minuto de burpees. Depois descanse de 20 a 30 segundos e repita a série mais duas vezes. 

Simples não é mesmo?

Para saber como realizar o agachamento corretamente, veja nosso post sobre agachamento para glúteos.

Para realizar o burpees, posicione-se de pé com braços paralelos ao corpo. Projete o corpo para frente e faça uma flexão de braço. Volte para a posição inicial dê um salto batendo as palmas das mãos acima da cabeça. Repita. 

Treino hiit 2 para iniciantes: Agachamento livre, Flexão de braços, Agachamento com salto e Burpees.

Faça 40 agachamentos livres, depois 20 flexões de braços, mais 15 agachamentos com salto e 30 segundos de Burpees.

Descanse de 30 a 40 segundos e repita mais 2 vezes.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você