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Tudo o que você precisa saber para montar o seu treino de academia ideal!

Como preparar o seu treino ideal

Os treinos de academia podem ser leves, moderados ou rigorosos, dependendo da necessidade muscular e orgânica do indivíduo. Antes de começar a treinar, é preciso saber preparar o corpo com exercícios de aquecimento específicos, que não só melhoram o desempenho das atividades físicas, como também previnem lesões nos membros do corpo.  

Antes de começar a treinar

O corpo humano precisa de tempo para começar a se aquecer antes do treino, por isso ao chegar na academia, faça um bom alongamento dos membros superiores e inferiores, respeitando-se a capacidade máxima dos músculos. Depois, faça uma caminhada na esteira de forma leve, e vá aumentando aos poucos até atingir uma velocidade considerável. 

Alimentar-se de forma correta antes e depois do treino

Como preparar o seu treino ideal

Não é preciso fazer dietas mirabolantes, restritivas e perigosas para a saúde, a fim de conseguir o peso ideal. Os nutricionistas e especialistas da área da saúde, orientam aos pacientes para evitarem comer os seguintes alimentos antes dos treinos de academia:
    • Iogurte
    • Leite e derivados
    • Frituras
    • Alimentos com excesso de açúcar

É preciso dar preferência a alimentos ricos em fibras, carboidratos (batata doce, mandioca, pão, macarrão e arroz integral), torradas, cereais, frutas, verduras, legumes, ovos, peixes, azeite de oliva e frango, pelo menos uma hora antes de começar os treinos de academia. Tão importante quanto a alimentação balanceada, beber muita água é essencial para o bom funcionamento do metabolismo.

Adaptar-se aos novos hábitos

Como preparar o seu treino ideal

A alimentação antes e depois do treino, é importante não só para a saúde, mas também para a construção dos músculos e equilíbrio das proteínas, carboidratos, glicose e energia de todo o corpo. Nos treinos de academia são exercitados:
- Os músculos: através de atividades físicas específicas de forma repetida, eles aumentam de tamanho e tornam-se mais resistentes;
- Durante a realização do treino de musculação, os músculos produzem o ácido lático, responsável pela sensação de queimação e dores nos membros exercitados no dia seguinte. Para evitar uma dor aguda no pós-treino, termine cada sessão de atividades optando por pesos mais leves;
- O mesmo ocorre após a prática de corrida. Nos cinco minutos finais da atividade, desacelerar e abaixar a pressão são essenciais para utilizar o ácido lático como combustível de descanso dos músculos.
- Após o treino é preciso descansar, dormir bem além de se alimentar corretamente. Muitas pessoas pensam que devem treinar ininterruptamente para adquirirem resultados rápidos, mas isso não funciona.
- Descubra qual é o tipo físico do seu corpo, e qual o seu objetivo principal, se é emagrecer, ganhar massa muscular, ou manter a forma.

Existem três formas de classificar o biotipo físico de cada pessoa, sendo eles:

  1. Ectomorfas: pessoas com corpo naturalmente magro, mas com personalidade introvertida e tensa;
  2. Endomorfas: pessoas com mais massa corporal, e biotipo mais largo, possuem uma personalidade complacente e são mais lentas nas suas atividades;
  3. Mesosmorfas: pessoas com mais músculos naturais, e com corpo mais definido, são diretas e personalidade dominante. 

Como preparar o seu treino ideal

Além da necessidade calórica diária de cada um, a prática de exercícios físicos e treinos de academia corretos, melhoram o sistema imunológico o humor, previnem contra a obesidade, a hipertensão, colesterol alto e problemas cardíacos. A regularidade dos exercícios físicos e de musculação, devem ser mantidos para que não sejam quebrados os resultados já obtidos com o treinamento. 
O Personal Trainer é o responsável por criar um programa de treino ideal para cada indivíduo, por exemplo, séries de supino reto, que trabalha toda a musculatura do peitoral, agachamentos com barra, que fortalecem as coxas, pernas e as costas, a barra fixa que trabalha o músculo das costas, as barras paralelas para fortalecer o músculo da parte de trás do braço. E a remada curvada, que exercita os músculos das costas.
Manter um estilo de vida saudável, um corpo magro e definido, não é uma tarefa realizada da noite para o dia. Seguindo todas as dicas aqui citadas, pode-se não só alcançar os objetivos de forma mais leve, como também os resultados serão bem-sucedidos e duradouros. Que tal começar hoje mesmo a pensar no seu treino de academia, respeitando-se o seu tipo físico, para que os seus objetivos a longo prazo sejam alcançados?
Todo resultado positivo tem um ponto de partida, um início. Todas as pessoas sem exceção precisarão exercitar-se em algum momento da vida. Quanto mais cedo, melhor, já que serão prevenidas várias doenças de origem psicológica e fisiológica. Como dito anteriormente, cada corpo necessita de uma série de exercícios específica. 
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