Compartilhar

alimentação-saudável-saúde-prevenção

A maneira como as pessoas envelhecem, está completamente associada a fatores que são altamente modificáveis, como os fatores genéticos e principalmente o seu estilo de vida. Dessa maneira, podemos entender a alimentação saudável, é um dos grandes – senão o maior – exemplos para que você possa envelhecer de uma maneira mais equilibrada e se manter sempre ativo.

Quando envelhecemos, nosso corpo acaba apresentando mudanças naturais, e muitas vezes nem nos damos conta disso, mas estão completamente associadas a maneira que nós nos alimentamos. Ter uma alimentação saudável no dia a dia, pode parecer complicado para quem não está acostumado, mas hoje iremos mostrar a vocês, como pode ser muito mais simples do que imaginou.

Continue lendo e venha descobrir diferentes maneiras de poder ter uma alimentação mais regrada, mais saudável e muito mais gostosa! Duvida? Acompanhe com a gente.

Existem diferentes alterações que vão ocorrendo em nosso organismo, e a alimentação saudável está completamente associada a isso. Uma pessoa que ingere grandes quantidades de açucares, gorduras saturadas e sal – está fadada a uma vida sedentária, com déficit de vitaminas, incapacidade física, obesidade e até mesmo entrando para estatísticas como é o caso do aumento da mortalidade.

Comece comprando alimentos saudáveis

Ao falarmos de alimentação saudável, parece até redundante dizermos isso, mas sim – é essencial que você comece a adquirir alimentos saudáveis em sua geladeira. Assim você consegue fugir daquelas famosas tentações: como é o caso do açúcar ou alimentos que possuem altas doses de sódio. 

Esqueça de uma vez por todas as comidas industrializadas, refrigerantes, salgadinhos, bolos e doces. Comece a dar espaço para vegetais frescos, frutas e cereais integrais.

 alimentação-saudável-legumes-verduras-frutas

Dedique mais tempo à sua alimentação

Essa é certamente uma das primeiras regras para quem deseja ter uma alimentação saudável. Aprender a sentar à mesa, dedicando um momento exclusivo para sua preciosa refeição.

Ok, sabemos que no corre-corre do dia a dia, acaba sendo um pouco difícil termos um tempo maior para nossas refeições, mas isso é necessário para você perceber de fato o que está comendo. 

Sem contar que, quando você come mais devagar, mastigando melhor os alimentos, você deixa o seu corpo saciado por mais tempo e não irá comer mais do que deveria. Tente dar uma atenção maior ao momento de suas refeições e veja onde pode está errando.

Beba muita água 

Quer ter uma alimentação saudável no dia a dia? Então trate de começar a andar com uma garrafinha de água, para todo e qualquer lugar que você vá. Seja no escritório, em casa ou em qualquer outro lugar – esse é um dos pontos principais para quem deseja ter hábitos saudáveis em sua rotina.

Além de se manter hidratada, você estará colaborando para a saúde dos cabelos, da pele, das unhas e muito mais. Ajudará na melhora do funcionamento do seu intestino e muitos outros benefícios. A dica é tomar ao menos 2 litros de água diariamente, para isso, se você não consegue se lembrar sempre, basta baixar algum aplicativo que servirá como um despertador e te lembrar que está na hora de tomar a sua água.

Foque nas frutas da época 

Frutas são uma delícia! E para quem deseja ter uma alimentação saudável, a dica aqui é investir nas frutas de cada estação. Existem diferentes vegetais e frutas que acabam saindo muito mais baratos em determinadas épocas e o melhor, muito mais saudáveis por não precisarem de aditivos químicos para melhor se desenvolverem.

Invista em frutas para os intervalos entre uma refeição e outra, como também pode ser ingerida com granola, chia, iogurte natural e diferentes itens saudáveis que você poderá adicionar. Consuma de três a cinco tipos diferentes de frutas todos os dias. 

alimentação-saudável-saúde-força

Inclua gorduras boas e alimentos integrais em sua alimentação

Alimentos integrais são altamente ricos em fibras – como é o caso dos grãos, sementes, vegetais e as frutas – e são altamente indispensáveis para o nosso sistema digestivo. E o melhor, você conseguirá regular os níveis de açúcar do sangue. 

Enquanto as gorduras boas – abacate, peixes e óleos vegetais – irão garantir mais energia e auxiliar na manutenção da saúde do seu coração. Como também, irá reduzir o risco de adquirir inúmeras doenças cardiovasculares, relacionadas à má alimentação.

Diminua o consumo de sal 

É uma tentação e tanto não adicionar um pouquinho mais de sal no prato, não é mesmo? Porém, caso você ainda não saiba, o excesso de sódio ajuda na retenção de líquidos – o famoso inchaço – riscos de doenças cardiovasculares e também hipertensão. 

Dê preferência para os temperos naturais como:

- Orégano;

- Cúrcuma;

- Cebola;

- Alho;

- Salsa;

- Curry e etc.

Fuja também dos alimentos em conserva e os industrializados, pois são grandes vilões e possuem altíssimas concentrações de sódio em suas composições.

Passo a passo para uma alimentação saudável 

De acordo com o Ministério da Saúde, existem alguns passos essenciais para quem deseja uma alimentação saudável para o dia a dia, veja elas quais são:

  1. Faça sempre pelo três refeições diariamente – café da manhã, almoço e jantar – e faça pequenos lanches entre os intervalos. 

  2. Adicione seis porções diárias de grupos de cereais: massas, pães, milho e arroz – raízes, tubérculos, grãos integrais e alimentos em sua forma natural.

  3. Todos os dias ingira ao menos três porções de verduras e legumes, e três ou mais porções de frutas – seja para os lanches ou sobremesa.

  4. Para uma alimentação saudável, coma arroz e feijão todos os dias ou então, pelo menos cinco vezes em cada semana. Essa é a combinação perfeita de proteína e é excelente para sua saúde.

  5. Todos os dias consuma três porções de leite e/ou derivados e uma porção de proteína – ovos, peixes, aves ou carnes.

  6. Diariamente consuma uma porção de azeite, óleos vegetais, margarina ou manteiga – mas somente uma porção por dia.

  7. Fuja de sucos industrializados, refrigerantes, bolos, biscoitos recheados e etc. Se isso for algo “impossível” para você, a dica é consumir somente duas vezes na semana.

  8. Retire o excesso de sal de sua alimentação.

  9. Beba dois litros de água diariamente – dando preferência para os intervalos das refeições.

  10. Para conseguir uma alimentação saudável, pratique atividade física por pelo menos 30 minutos, todos os dias e fuja do cigarro e bebidas alcoólicas. 

Viu como é simples conseguir uma alimentação saudável para o dia a dia? Comece hoje mesmo! 

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você