Compartilhar

Suplementos para Engordar

Há pessoas que são extremamente magras, e precisam obter um ganho de peso uniforme e saudável. Para isso, os especialistas recomendam o uso de suplementos para engordar. Mas não é qualquer tipo de suplemento, tampouco pode ser consumido exageradamente. Vamos conhecer os tipos e particularidades de cada um desses compostos para o corpo.  

Composição dos suplementos – consumo adequado

Basicamente, os suplementos são compostos de: proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Todos esses nutrientes juntos, promovem o ganho de peso de forma equilibrada e única. Um profissional da saúde deve indicar qual o melhor suplemento para cada tipo de corpo, necessidade orgânica e muscular. Os tipos de suplementos para engordar podem ser compostos de:

  • Hipercalóricos: possuem altas doses de carboidratos, maltodextrina, dextrose e proteínas boas, que por sua vez auxiliam no processo de engordar. Eles são rapidamente absorvidos pelo corpo, por isso o ganho de peso pode ser bem rápido. Em contrapartida, a importância de realizar exercícios físicos com musculação, acelerará o processo de ganhar massa muscular. 
  • Creatina: esta substância garante o aumento de massa muscular magra de forma mais rápida. Deve-se dividir as doses do produto ao longo do dia, para não correr o risco de gerar inchaço ou retenção de líquidos. 
  • Whey Protein, caseína e maltodextrina: ajudam a construir a massa muscular saudável, aumento o peso de forma gradual e contínua. 
  • Beta-alanina: esse nutriente é essencial para ajudar na recuperação dos músculos devido aos esforços da academia. Também é necessário dividir as doses durante o dia, a fim de que o organismo absorva completamente os nutrientes. 
  • BCAA: este deve ser consumido após os treinos, em doses divididas e adequadas a cada organismo.
  • Vitaminas e minerais, ácidos graxos (ômega 3, 6 e 9): não só dão força ao corpo, como também fornecem o combustível necessário para construir os músculos e os estabilizar os níveis de glicose e sódio.
  • Albumina: a albumina é naturalmente produzida pelo corpo, como a soroalbumina que é importante para o organismo se manter estável. Ela pode ser encontrada na clara de ovo, e deve ser consumida preferencialmente antes de dormir.
  • Caseína: pode ser encontrada no leite de vaca (que compõe cerca de 80% das proteínas de origem animal). Deve ser consumida antes de dormir, porque a sua digestão dura cerca de sete horas para ser concluída.

Treino para o ganho de peso e atividades realizadas 

Treino para Ganho de Peso

Quando uma pessoa deseja ganhar peso de forma saudável e aumentar a massa muscular, ela precisa estar atenta à alimentação, aos tipos de exercícios praticados e principalmente nos objetivos que a levem a querer um corpo mais definido, enxuto e estruturado. Esses objetivos podem ser:

1-Ter iniciado na academia com atividades de alto impacto, e agora precisa compensar o alto gasto calórico diário. 

2-Possuir um corpo do tipo ectomorfo, que não ganha peso facilmente.

3-Pessoas com algum tipo de doença crônica ou fisiológica que impeça o ganho de peso.

4-Fator idade: pessoas acima de 50 anos podem apresentar mais dificuldade em ganhar peso, sendo necessária fazer a suplementação de nutrientes controlada.

5-Lactantes: nesta fase específica, o corpo da mulher passa a ter um gasto calórico maior devido a produção de leite para o bebê, o que pode interferir no aumento de massa muscular magra. 

6-Dietas restritivas ou feitas por conta própria: o perigo de se fazer dieta por conta própria, é que o organismo ficará em déficit de nutrientes, principalmente com a falta de proteínas de origem animal.

7-Treino de peito e ombro: é essencial para fortalecer os músculos dos membros superiores do corpo, de forma igualitária. Os exercícios recomendados, são o Fly Inclinado, Supino Reto, Crucifixo na máquina, Cross Over, Desenvolvimento com Dumbbell, Posterior de Ombro no Cross, Elevação Lateral e Trapézio com Dumbbell. Todos em quatro séries de oito a doze repetições. 

8-Treino de pernas e tríceps: realizar os exercícios de Agachamento Livre, Cadeira Extensora, Agachamento Hack, Mesa Flexora, Leg Press, Gêmeos Sentado, Pulley Barra, Pulley Corda e Paralela. Todos em quatro séries de oito a doze repetições cada. 

9-Treino costas e bíceps: praticar principalmente Barra Fixa, Puxada Frente com polia Alta, Puxada Atrás, Remada Baixa, Rosca 21, Martelo, Rosca Alternada e Punho. Quatro séries de oito a doze repetições cada.

Importante: em cada atividade realizada para auxiliar no ganho de peso, deve-se descansar um minuto no mínimo entre as séries. Assim, o corpo continuará no mesmo ritmo e o risco de lesões será diminuído. 

10-Alimente-se corretamente: além dos suplementos para engordar, deve-se alimentar corretamente de preferência de três em três horas, consumindo legumes, verduras, frutas, proteínas magras, gorduras boas e ingerir pelo menos dois litros de água por dia.      

Além de seguir o plano de treino diário e utilizando os suplementos para engordar, o indivíduo deve fazer o acompanhamento com um nutricionista ou um médico, para verificar a condição de saúde periodicamente. De nada adianta fazer a suplementação de nutrientes por conta própria, exceder nos exercícios da academia (correndo o risco de lesioná-los), não dormir bem durante a noite, e não ingerir água o suficiente para que o organismo elimine o excesso. 

Esses fatores negativos juntos, só prejudicarão o corpo, fazendo-o tentar queimar o excesso de nutrientes, consumindo mais energia e deixando-o cansado periodicamente. Seguir um plano de dieta, treino e uso de suplementos é o mais prudente e inteligente a se fazer.  

Meta descrição: Ao contrário das pessoas que lutam para emagrecer, há aquelas que querem engordar. Para os dois tipos há suplementos a serem consumidos, com proteína, carboidratos e nutrientes saudáveis.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Ganhe desconto
na sua primeira compra

30-Minute BodyCombat-Inspired Workout With Boxing, Kung Fu, and Muay Thai

This martial arts workout is inspired by Les Mills On Demand's BodyCombat class and blends boxing...

Artigos Relacionados
Recomendamos para você