Compartilhar

tênis-masculino, treino-masculino

O tênis que você utiliza no treino faz toda a diferença. Com uma boa sustentação, os exercícios são executados com maior estabilidade e o risco de torções ou lesões se torna mínimo. 

Há muitos modelos de tênis masculino no mercado brasileiro. Com tantas características diferentes, é fácil se confundir no momento da pesquisa e da compra. 

Tênis para treinos são desenvolvidos para atividades físicas variadas e tipos específicos de pisada. Pode ser que você precisa fazer alguns experimentos antes de decidir qual é o seu modelo ideal. 

Muitas pessoas deixam para comprar qualquer tênis pela internet e, quando recebem o produto em casa, percebem que a escolha não foi adequada para o tipo de exercício que têm interesse.

Se puder, experimente o tênis pessoalmente para ter certeza que seus pés estarão seguros       e livres de machucados. Às vezes, o desconforto aparece apenas com o uso constante. Por isso, já salientamos aqui: pode levar um tempo para você encontrar o melhor tênis. 

Por que escolher um bom tênis é essencial?

São os seus pés que sustentam o corpo ao longo do dia e suportam boa parte do seu peso durante os exercícios. Geralmente, o treino masculino abrange exercícios de maior intensidade e que pedem mais do corpo. Nada mais justo do que cuidar bem dos seus pés, certo? 

O tênis ideal não somente melhora a prática de atividade física, mas também evita vícios posturais (posições desalinhas da coluna) e diminuí o impacto nos tornozelos e joelhos. 

Para fazer uma boa escolha, preste atenção no seu tipo de pisada. Existem três tipos: a pisada neutra, a pisada pronada e a pisada supinada. O movimento da pisada neutra é feito com a parte frontal do pé. 

É o tipo mais comum entre as pessoas. Basta um tênis de amortecimento para dar sustentação no momento da atividade.

Quando o pé faz uma rotação para dentro ao encostar o calcanhar no chão, é chamado de pisada pronada. Um tênis com amortecimento e controle de estabilidade auxilia a execução de movimentos. 

A pessoa utiliza a parte externa do pé na pisada supinada. O lado externo do calcanhar entra em contato com o solo, usando o dedinho para fazer a impulsão. Os pés das pessoas com esse tipo de pisada parecem apontar “para dentro”. Essa pisada pede um tênis com amortecimento ainda mais reforçado.

O que levar em conta no momento da escolha?

Os exercícios que você irá realizar durante o treino pedem tênis com características diferentes. Solados mais flexíveis são ótimos para quem deseja correr por facilitar a movimentação dos pés. 

 

Para levantamento de peso, os tênis precisam ser mais firmes para suportar o peso, estabilizar o corpo no chão e não limitar os movimentos. Afinal, quem é adepto dessa prática, quer dar tudo de si no exercício.

 

Para o crossfit, o tênis deve unir essas duas características e, também, ser mais leve para não causar ainda mais exaustão. Como exercícios de grande impacto são comuns, há tênis que não aguentam os treinos por muito tempo. 

 

É importante pesquisar bem se você estiver interessado nessa modalidade para reduzir os custos.  

 

Separamos modelos de tênis masculinos para utilizar na academia e executar diversas atividades como corrida na esteira, musculação e crossfit. 

 

Linha Nike Metcon

tênis-masculino, treino-masculino

A linha Metcon da Nike foi desenvolvida para abraçar diversas modalidades esportivas, seja HIIT, musculação ou levantamento do peso. Por ter uma plataforma estável, tênis Metcon “agarram” bem o pé nos momentos de grande impacto. 

 

A estabilidade que proporcionam auxilia na execução de todo o tipo de exercício, sendo uma opção muito versátil. São bons para qualquer tipo de pisada. 

 

A linha Metcon conta com modelos variados, e todos garantem boa estabilidade e conforto, além de apresentarem tênis masculinos com design bacana. O empecilho que pode trazer dúvidas no momento da compra é o preço mais elevado. Porém, é um investimento que trará retornos positivos no futuro. 

 

Linha Crossfit Nano

 tênis-masculino, treino-masculino

Os tênis da linha Crossfit Nano da Reebok são perfeitos para homens que praticam exercícios de alta intensidade, especialmente musculação e circuitos. Eles apresentam uma tecnologia de flexibilidade mais avançada que é ótima para esse tipo de exercício. Os tênis são feitos para todos os tipos de pisada. 

 

O interior é macio e se molda conforme o formato do pé, trazendo mais conforto para realizar movimentos mais explosivos. 

 

Como a linha é própria para crossfit, o calcanhar tem mais espaço para se mover em exercícios como agachamento, saltos e wall ball. 

 

Essa linha é utilizada por atletas de crossfit profissionais no mundo inteiro. Dá para ver a qualidade dos tênis, certo?

 

Asics Gel-Kayano 24

 

Esse tênis é bom para homens com pisada pronada. A tecnologia de estabilidade Dynamic DuoMax, além de garantir ótimo amortecimento e segurança, corrige também a pronação. A parte traseira “prende” mais o calcanhar. 

 

Por isso, é perfeito para quem gosta de tênis mais estáveis e que segurem bem o pé. A durabilidade é outro ponto positivo para o investimento no modelo. É ideal para treinos longos e maratonas. 

 

Mizuno Wave Ultima 9

 

Tênis indicado para quem gosta de correr antes do treino ou caminhar diariamente. O sistema de amortecimento da placa W apresenta um solado macio e flexível que traz conforto na realização de movimentos. 

É apropriado para quem tem pisada neutra ou supinada. É uma opção mais econômica para quem deseja um produto de qualidade, mas não quer fazer um investimento muito alto.

 tênis-masculino, treino-masculino

Adidas Duramo 8

 

Outra opção para homens que procuram investimento baixo, mas de qualidade. O Duramo 8 é bom para diversos treinos (corrida, musculação e crossfit) por amortecer impactos e diminuir o risco de lesões. 

 

O solado de borracha também é resistente, garantindo a sua durabilidade. O design minimalista permite que seja usado também fora da academia ou para trabalhos externos. Outro ponto positivo do custo benefício desse tênis. 

 

Embora esses modelos de tênis masculinos para treinar sejam ótimos, não deixe de tirar suas dúvidas no momento da compra. Perguntar nunca é demais e evita que você fique de fora dos treinamentos por conta de lesões. 

 

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você