Compartilhar

O Circuito de Crossfit é uma das tendências de atividades físicas mais populares atualmente. Ele se concentra em movimentos funcionais variados e de alta intensidade, com foco na perda de peso e fortalecimento muscular. 

Esta categoria de exercício desafia os praticantes a melhorarem suas formas físicas, aumentando a força e aprimorando o condicionamento durante as aulas. 

Ele tem se tornado cada vez mais popular por ser uma alternativa menos monótona do que um treino de musculação. 

Envolvimento do Crossfit

Ele envolve atividades aeróbicas com levantamento de peso, além de trabalhar diferentes músculos em cada aula. Portanto, além de ser de alta intensidade, proporciona a tonificação de diversas partes do corpo. 

Muitas pessoas que treinam o Crossfit acreditam que ele é muito mais eficaz do que muito treino de academia, proporcionando resultados mais rápidos e qualitativos. 

Além de ser fitness, a atividade é muito conhecida por ser capaz de construir comunidades esportivas, permitindo que muitas pessoas se relacionem socialmente por meio do circuito.  

As academias que oferecem esse serviço são lugares onde as pessoas se encontram e apoiam umas às outras, quando precisam de incentivo para terminar os exercícios passados pelos professores. 

Os treinos do CrossFit prometem manter os membros na melhor forma, construindo músculos mais rapidamente, promovendo melhor recuperação deles e, também dando apoio a toda uma rede de pessoas que fazem parte deste processo! 

Com um número crescente de treinadores, academias e programas certificados sendo oferecidos em todo o mundo, você pode estar se perguntando sobre o motivo de todo esse alvoroço.

E garantimos que quando mostrarmos a você os benefícios que ele oferece, vai ficar fácil entender por este tipo de exercício está na moda!

circuito-de-crossfit-atividade-física-força

O que é Crossfit?

O Crossfit é um tipo de treino de força e condicionamento que usa seu próprio peso corporal como “aparelho esportivo”. 

Ele nada mais é do que uma técnica consistente com benefícios de treinamento intervalado de alta intensidade. Ou seja, não há exercícios cardio padrão (esteira, bicicleta, etc) e nem muitas horas gastas na academia. 

Inclusive, um Circuito de Crossfit pode ser feito até mesmo sem qualquer equipamento ou peso, embora algumas pessoas escolham usar halteres e apoios para certos movimentos.

O CrossFit é constantemente variado, e teve um enorme crescimento de popularidade em todo o mundo desde o início dos anos 2000. 

O que originalmente começou como um programa de exercícios para ajudar a treinar forças militares, policiais e bombeiros está agora tomando o mundo dos esportes. 

As pessoas que aguentam muito peso, como treinadores ou pessoas que passaram anos na academia fazendo musculação, ​​são capazes de aplicar mais potência às atividades do que os demais atletas. 

Enquanto corredores e pessoas condicionadas a fazer o treinamento de corrida geralmente são capazes de combinar os benefícios e habilidades cardiovasculares, mas com menos tempo gasto em treinamento.

Fazer treinos de intensidade pode trazer inúmeros benefícios à saúde, incluindo perda de peso mais rápida, além de mais queima de gordura e fortalecimento muscular.

O melhor ainda é que os exercícios do Crossfit podem ser feitos rapidamente (em menos de uma hora e, às vezes, em até 30 minutos) e não exigem que alguém trabalhe todos os dias para manter a força. 

Portanto, os treinadores costumam preparar circuitos mais dinâmicos e que gastem a energia do aluno em cerca de 45 minutos. 

Inicialmente este tipo de treino pode parecer intimidante, com rotinas complicadas e exercícios de nível avançado e até mesmo com equipamentos que você não tem certeza de como usar. 

A maioria das academias, no entanto, fazem aulas específicas para iniciantes, nas quais o treinador guia você durante todo o treinamento respeitando o condicionamento físico e também o limite de cada um. 

circuito-de-crossfit-exercício-pernas-abdômen

Quais são os principais benefícios do Crossfit?

Se você ainda não consegue se exercitar, ou se acha que não tem aptidão para fazer ao menos uma aula, não se preocupe. 

A beleza do Crossfit é que todos os exercícios são escaláveis, começando do iniciante e seguindo até o avançado. O melhor de tudo é que um Circuito de Crossfit oferece diversos benefícios, como os citados abaixo:

Melhora o condicionamento físico 

Os programas de Crossfit são projetados para aumentar o desempenho físico de uma maneira diversa. 

Ele prepara a pessoa para simplesmente ser capaz de executar melhor as tarefas diárias (como capinar um quintal, por exemplo) ou até mesmo preparar o corpo para competições difíceis.

Te permite romper barreiras e limites

O Crossfit é variado e baseado em movimentos compostos, ou funcionais de alta intensidade. Este tipo de treinamento é considerado mais eficaz em alcançar resultados de tonificação muscular no menor tempo, ao mesmo tempo em que ajuda a romper limites.

Cada programa em si pode ser ajustado para acomodar todos os tipos de pessoas, simplesmente mudando a carga de peso, a duração e a intensidade dos treinos com base no nível de condicionamento.

Como é escalável, as pessoas conseguem avançar muito neste tipo de atividade, rompendo barreiras de intensidade e peso que conseguem carregar. 

circuito-de-crossfit-alta-intensidade-força-física

Te ajuda a perder peso rapidamente 

Embora muitas pessoas não gostem de fazer exercícios aeróbicos, elas se forçam a cumprir os treinos de qualquer maneira na esperança de perder peso. 

Porém, o que elas não sabem é que os exercícios de treinamento de alta intensidade, como do Circuito de Crossfit, podem realmente queimar mais gordura e em menos tempo.

Você passa menos tempo treinando, mas tem mais resultado 

Muitas pessoas acham que não têm tempo para se exercitar regularmente e, se conseguem se exercitar, talvez não usem esse tempo da melhor maneira. 

Treinamento funcional de alta intensidade proporciona exercícios aeróbicos e de resistência com eficiência. Estudos mostram que esses tipos de exercícios mais curtos e mais intensos, associados ao controle da intensidade, podem aumentar o resultado dos seus esforços. 

Então pode esquecer aquelas horas na academia para perder algumas gramas na semana. Com o Crossfit você treina menos e rede mais, é o custo benefício perfeito!

Mas cuidado: para se manter seguro e evitar lesões, certifique-se de aquecer adequadamente e se alongar depois de um treino, dando tempo suficiente para se recuperar. 

Agora que já sabe tudo sobre o mundo do Crossfit, compartilhe este material com seus amigos e familiares. Quem sabe eles não animam e começam a praticar o esporte junto com você?!

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você