Compartilhar

Aeróbico e anaeróbico e seus benefícios


aerobico, anaerobico, levantamento, peso, rapaz, academia

Você sabe qual é a diferença entre um exercício aeróbico e anaeróbico? Teoricamente, eles são opostos, no entanto, será que eles devem ser feitos de maneira isolada ou são complementares?  Bom, primeiramente é importante saber que eles são os opostos quando se trata de exercício físico.

Ter noção de qual tipo de exercício estamos executando é importante para montarmos um plano eficaz. Saiba como os exercícios são classificados, as diferenças entre cada um e quais são os benefícios para a saúde e para a boa forma.

Diferença entre exercício Aeróbico e anaeróbico

Uma das coisas que precisamos considerar ao escolher algum exercício físico é qual a fonte de energia que será utilizada em sua execução. As fontes utilizadas em cada um dos tipos de exercício são diferentes e cada um deles causa um efeito diferente no organismo. Além disso, em cada um deles o oxigênio desempenha uma função diferente. Veja:

Exercício Aeróbico

aerobico, anaerobico, mulher, equipamento, exercício, braços

Os exercícios aeróbicos empregam um grande grupo de músculos de forma ritmada. Assim como o nome já indica (aeróbico significa “com oxigênio”), a fonte utilizada para fornecer energia para os músculos é o oxigênio. Além disso, é a partir dele que os processos de queima de gordura (lipólise) e glicose são feitas. O produto da queima é adenosina trifosfato, que leva energia até as células.

Os exercícios aeróbicos caracterizados por sua longa duração e/ou distância, certo nível de intensidade (não muito rápido) e movimentos contínuos e prolongados. Perceba que, quando você está fazendo um exercício aeróbico, sua respiração se intensifica.

O exercício aeróbico incentiva o funcionamento dos sistemas cardiorrespiratório e vascular, além do metabolismo. Isso acontece porque o consumo de oxigênio aumenta, assim como a frequência cardíaca.

Um detalhe importante é que a duração dos movimentos é mais importante do que a velocidade na classificação suave, moderada ou exaustiva. A recomendação é ter uma rotina de exercícios de 3 a 5 vezes na semana, eles devem ter entre 30 e 45 minutos de duração.

Os principais tipos de exercícios aeróbicos são:

  1. Correr;
  2. Caminhar;
  3. Andar de bicicleta;
  4. Natação;
  5. Caminhada no transport (elíptico);
  6. Dançar.

Até mesmo subir de escada e varrer a casa são exercícios aeróbicos.

Exercício anaeróbico

aeróbico, anaeróbico, levantamento, peso, corpo, saudável

Os exercícios anaeróbicos, por sua vez, não utilizam o oxigênio como fonte de energia, mas sim a glicose, retirada dos carboidratos. Muitos deles são isolados, direcionados para um único grupo de músculos como os glúteos. Eles são muito procurados por quem deseja a hipertrofia (aumento da massa muscular), força, resistência é enrijecimento.

Em geral, a intensidade é muito alta e pouca duração (varia entre 5 segundos a 5 minutos de duração).

Existem dois tipos de exercício anaeróbico, sendo que eles são classificados em relação à intensidade:

  • Lático: A produção de ácido lático acontece quando os exercícios são realizados com uma grande intensidade. Nesse caso, realizamos as repetições até o músculo não aguentar.
  • Alático: Exercícios de curta duração e/ou intensidade não produzem lactato.

Para ter um corpo saudável e bonito, não basta apenas emagrecer, mas também desenvolver os músculos. Caso contrário, o corpo ficará flácido e as curvas não ficarão tão definidas. Ademais, quanto mais músculos o corpo tiver, maior será a velocidade da lipólise, já que o corpo necessitará de maior energia.

Na verdade, a queima de gordura não está restrita ao momento da execução do exercício. O metabolismo continua trabalhando e queimando calorias e gordura mesmo depois de ter terminado.

Os principais exercícios de musculação são:

  1. Musculação;
  2. Corridas de velocidade;
  3. Pular corda;
  4. Exercícios de força no geral.

Ainda há aqueles exercícios que são aeróbicos e anaeróbios ao mesmo empo. Na verdade, realizar as tarefas de casa são uma mistura dos dois. Além disso, esportes como o futebol também são uma mistura dos dois.

Aeróbico e anaeróbico: qual escolher?

 aeróbico, anaeróbico, levantamento, peso, corpo, saudável

O exercício aeróbico e anaeróbico oferece diversos benefícios para a saúde.

O exercício aeróbico é considerado o melhor para emagrecer, além de melhorar a capacidade do sistema cardiovascular, e dos pulmões. Além disso, a própria resistência da praticante melhora e será possível aguentar exercícios mais intensos, como o anaeróbico, além da rotina atribulada do dia-a-dia.

Já os anaeróbicos também ajudam a emagrecer e melhorar o sistema cardiovascular, no entanto, eles são conhecidos pelo ganho da massa magra.

Portanto, não há como dizer que qual tipo de exercício é bom ou ruim para o objetivo, pois cada um tem uma função diferente, cada uma delas oferecem grandes benefícios para a saúde. Os exercícios, aeróbico e anaeróbico, aceleram o metabolismo, melhoram a resistência e contribuem para o emagrecimento saudável.

Além disso, os dois aumentam a produção da serotonina, conhecida como o “hormônio da felicidade”, o que melhora o humor, a qualidade do sono, além de combater a ansiedade e a depressão.

É importante saber que, antes de começar a praticar qualquer exercício físico, você deve buscar ajuda de um profissional formado em Educação Física para fazer uma avaliação física, onde serão levados em conta os seguintes detalhes:

  • Percentual de gordura corporal;
  • Índice de massa corporal (IMC);
  • Densidade óssea;
  • Percentual de água no organismo.

Com isso, o profissional de Educação Física vai poder montar um treino baseado em suas necessidades, objetivos e, é claro, em seu biotipo. Além disso, ele também te ajudará a executar seu treino de maneira correta, para evitar problemas como lesões e dores desnecessárias.

Tome sempre cuidado com os exercícios recomendados pelo seu amigo marombeiro ou por algum influencer do Instagram. Entendemos que, muitas vezes, pagar uma academia ou um personal trainer fica fora de questão, mas, ainda assim, prefira exercícios simples e sem muito segredo como caminhada e pular corda. Priorize a sua saúde!

Sempre alie seus exercícios com uma alimentação balanceada, especialmente se o seu objetivo for perder peso.

Os exercícios aeróbico e anaeróbico, apesar de opostos, devem ser vistos como complementarem, já que oferecem muitos benefícios para a saúde. Mantenha uma dieta equilibrada e tome sempre cuidado com sua execução. Caso tenha alguma dúvida, não hesite em perguntar! Teremos muito prazer em ajudar você.

 

 

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você