Compartilhar

Foram criadas e aperfeiçoadas, diversas atividades físicas que tenham como foco estabelecer uma vida saudável em quem os pratica. 

A alguns anos atrás, muitos deles não eram comuns, nem mesmo divulgados. Podemos citar por exemplo, o Spinning, o Jump, Zumba, Yoga, Crossfit e entre outros. Mas será que o Crossfit emagrece de verdade, assim como os outros exercícios? Vamos descobrir agora, tudo sobre o esporte do momento!

Crossfit emagrece, exigência física máxima

O que é o Crossfit?

Trata-se de um programa de treinamento, em que os músculos do corpo são levados ao limite, exigindo máximo condicionamento físico. Os exercícios são todos de alto impacto, gerando uma queima maior de calorias. Para a segurança dos alunos, é essencial que todas as atividades de Crossfit sejam acompanhadas de um Personal Trainer ou Preparador Físico, a fim de conhecer as particularidades e limites de cada um. 

Todos as atividades praticadas no Crossfit são baseadas em três pilares: movimentos funcionais, movimentos constantemente variados e movimentos de alta intensidade. O Crossfit emagrece com mais facilidade, porque diversifica e intensifica a queima de calorias e gorduras do corpo, usando a força do praticante a seu favor. Para um melhor desempenho nos exercícios diários de Crossfit, é de suma importância que o aluno faça um check-up médico antes de começar as atividades.

Essa regra vale também para aqueles que possuem hipertensão arterial, problemas cardiovasculares ou algum outro problema de saúde crônico (que exija o uso de remédios específicos). Gestantes e lactantes devem também consultar um médico obstetra para saberem se poderão praticar o Crossfit, ou não.   

Crossfit emagrece, treino contínuo

Como praticar o Crossfit adequadamente para conseguir resultados significativos

Como vimos acima, o Crossfit exige muito condicionamento físico, precisão nos movimentos e uma série de atividades de impacto e alto gasto calórico. Por isso o Crossfit emagrece e tonifica todo o corpo. 

A cada aula de 60 minutos, pode-se queimar até 1000 calorias. Qualquer pessoa pode praticar o Crossfit, independentemente da idade. Geralmente as turmas são formadas por mais ou menos 20 alunos, para que os profissionais consigam atender individualmente cada um.

Existem treinos de cinco dias seguidos, e apenas dois para descanso. Outros exigem três dias intensos de treino e apenas um para descanso. Tudo dependerá do desenvolvimento e frequência do aluno nas aulas. Os exercícios praticados no treino de Crossfit, são:

  • Levantamento de pesos: de acordo com a condição física do aluno;

  • Abdominais: específicos e de forma a tornearem o abdômen;

  • Flexão de braços: fortalecendo os músculos desta região;

  • Saltos: definidos pelo Personal Trainer;

  • Agachamentos: utilizando-se pesos específicos para fortalecer a musculatura das pernas, coxas, glúteos e das costas;

  • Corrida: estabelecidas em circuitos, a fim de aquecer os músculos antes e depois do treino;

  • Exercícios de suspensão: geralmente utilizando pesos como pneus, barras, bolas, cordas e outros objetos;

  • Pular corda: serve tanto para queimar calorias, como para definir a musculatura das pernas;

  • Ciclismo: pedaladas de bicicleta queimam muitas calorias;

  • Musculação: como o nome mesmo indica, essa atividade exige muita força física a fim de tonificar os músculos;

Portanto, não existe um cronograma fixo com todos os exercícios físicos. A cada dia, o treinador aplicará uma remessa de atividades que ele considerar necessárias para o aluno, pensando sempre no descanso físico dos músculos. A prática de Crossfit é ideal para quem gosta de diversificar nos exercícios físicos e não gosta de cronogramas monótonos.    

Com o alto gasto calórico, o organismo começa a queimar as gorduras. Para não consumir a massa magra do corpo, é necessário alimentar-se adequadamente para que possam aparecer resultados significativos. Esse é um dos principais motivos que muitas pessoas desistem do treino do Crossfit. 

Ao não se alimentarem corretamente e efetuando os exercícios de maneira errada, o organismo deles não conseguirão emagrecer e tonificar os músculos.

O que comer antes e depois do treino? Preferencialmente que antes do treino sejam ingeridos alimentos leves, como: cereais, bananas, maçã, pera, uva, mel, iogurte e pães integrais. O pós-treino também deve ser observado para que o peso seja mantido, e não haja ganho de peso desproporcional: alimentos como carboidratos do bem (batata doce, mandioca), carnes magras, inhame, mandioquinha, arroz integral, frango, peixes, abacate, azeite e entre outros.

Se for necessário, um médico nutricionista pode ser consultado para que um plano alimentar pré e pós treino seja elaborado, baseado na quantidade de peso que se quer perder e no histórico atual do paciente. Pode ser que sejam solicitados exames médicos para checar a saúde interna do corpo.   

Crossfit emagrece, mulheres no Crossfit

Benefícios da prática de Crossfit

A persistência e a disciplina no treino de Crossfit, faz com que a saúde de todo o corpo seja preservada e todos os músculos sejam fortalecidos. Internamente, os benefícios do Crossfit para o organismo são:

1.Resistência cardiovascular;

2.Menos estresse e tensão;

3.Resistência física aumentada;

4.Definição dos músculos;

5.Aumento da massa magra no corpo;

6.Redução de peso e gordura corporal;

7.Metabolismo ativado;

8.Equilíbrio físico e mental;

9.Treinamento da disciplina pessoal, foco e determinação;

10.Definição de metas e cuidados com a própria saúde;

Os cuidados com o corpo devem ser sempre observados, a fim de que os músculos não sejam forçados a pegar pesos desnecessários. O Crossfit emagrece consideravelmente, porém não deve ser praticado de maneira errada, ou seja, deve-se respeitar o próprio corpo e os limites de cada um. 

Além disso, é preciso manter a hidratação do organismo, ingerindo bastante água, sucos naturais, chás e entre outros.

A suplementação de vitaminas só deve ser incluída na dieta do indivíduo, se o profissional da saúde julgar necessário. Caso contrário, utilizar suplementos vitamínicos ou à base de aceleradores de metabolismo por conta própria, podem ser extremamente prejudiciais à saúde. 

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você