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Existem várias dietas hoje em dia, que prometem a perda rápida de peso. Porém, algumas são extremamente restritivas, e acabam deixando o organismo deficiente de vitaminas e nutrientes. Uma dieta para emagrecer de maneira saudável, deve ser estabelecida por um médico nutricionista, de acordo com as necessidades de cada pessoa. 

Quando começar uma dieta para emagrecer

Para uma dieta ser bem-sucedida, é preciso escolher bem os alimentos preferencialmente de origem orgânica, como frutas, verduras e legumes, distribuindo-os em mais refeições durante o dia. Além disso, realizar atividades físicas para queimar calorias, é de extrema importância para um bom resultado a longo prazo. Caminhar, correr, fazer musculação ou praticar ioga, todos esses exercícios são válidos para a construção de novos hábitos.

Cada indivíduo possui uma necessidade específica para o corpo, seja de emagrecer, ganhar ou manter o peso, definir o corpo, adquirir músculos, ou fazer uma reeducação alimentar. Antes de iniciar qualquer uma dessas atividades, o ideal é procurar ajuda profissional, a fim de estabelecer a quantidade correta de calorias a serem ingeridas por dia, suprindo as carências energéticas e fisiológicas.

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Dicas para manter hábitos saudáveis dia-a-dia

Confira algumas dicas para emagrecer com mais saúde, de forma duradoura e sem o risco de abandonar a dieta no meio do caminho: 

  • Estabeleça horários para fazer as refeições, atentando-se para não ficar mais de quatro horas sem se alimentar; 

  • Procure dormir bem durante a noite, evitando alimentos ou líquidos que deixam o organismo acelerado; ao dormir, o corpo libera uma substância chamada leptina, que promove a saciedade da fome durante o dia;

  • Beba muita água;

  • Inclua nas refeições: verduras, legumes, e folhas verdes escuras;

  • No intervalo entre as refeições, é importante incluir frutas menos calóricas e iogurtes integrais;

  • Substitua os alimentos de farinha branca, pelos integrais: pão, macarrão, arroz, farinha, biscoitos e etc;

  • Diminua o consumo de açúcar, sal e alimentos condimentados, com excesso de sódio e conservantes;

  • Elimine o refrigerante do seu cardápio, pois além de conter muitas calorias, possui muito açúcar, conservantes e gás artificial;

  • Substitua os alimentos fritos, pelos assados, grelhados e cozidos;

  • Se não conseguir seguir a dieta para emagrecer em um dia, recomece novamente no dia seguinte;  

Sugestão de cardápio diário para emagrecer 

Confira esta sugestão de cardápio diário, que inclui todos os alimentos saudáveis em porções menores, com o intuito de emagrecer de forma gradual e contínua:

- Café da manhã: inclua algumas porções de frutas, pães (de preferência integrais), amêndoas, aveia, cereais, sucos naturais, água de coco, chás, leite desnatado, queijo tipo ricota e café. Esta refeição deve ter no máximo, 400 calorias.

- Lanche da manhã: deve ser leve, mas com baixo índice glicêmico (digestão demorada), como frutas, biscoitos integrais, chás, sucos naturais, café, água de coco ou iogurte natural. Esta refeição leve deve conter no máximo, 100 calorias. 

- Almoço: esta refeição deve conter salada e legumes, uma parte de carboidrato integral (arroz, batata doce, macarrão integral), e uma fonte de proteína (carne vermelha magra, frango ou peixe). Quantidade de calorias ideal: 600.

- Lanche da tarde: frutas secas, cereais, castanhas, café, chá, iogurte desnatado natural. Quantidade ideal de calorias: 300. 

- Jantar: saladas, verduras, legumes, carboidrato integral, proteína magra, suco natural ou chá. Quantidade de calorias ideal: 500 calorias. 

- Ceia: Torrada integral, chá, suco natural, frutas, iogurte ou cereais. No máximo 100 calorias nesta refeição.

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Em alguns casos, é necessário lançar mão de medicamentos específicos para auxiliar no emagrecimento saudável, porém só poderá ser prescrito por um médico, observando-se a dose e o período do tratamento. A automedicação é muito perigosa para a saúde, pois além de causar efeitos colaterais, pode prejudicar o bom funcionamento dos rins, do fígado, dos intestinos, do estômago e até mesmo do coração.

Isso serve não somente para os medicamentos para emagrecer, mas também para todo remédio, seja antibiótico, anti-inflamatório, analgésico, anticoagulante, vitaminas e para a hipertensão arterial. Emagrecer não é difícil, mas é preciso fazer a dieta de forma correta, para que seja possível perder a quantidade de peso desejada, e manter o corpo saudável.

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Tendo em mente que cada organismo é de um jeito, e que possui as necessidades calóricas individuais, fica mais fácil reeducar o corpo com a nova alimentação sem se comparar com o resultado de outras pessoas, e ser saudável a longo prazo. Cuidar do psicológico realizando atividades prazerosas no dia-a-dia, fortalece todo o corpo e promove uma melhor qualidade de vida para o indivíduo, perdendo peso de maneira gradual.

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