Compartilhar

dieta-para-emagrecer, secar-barriga

Secar a barriga é o desejo de muitas pessoas. As gordurinhas a mais são motivo de incômodo tanto para mulheres quanto para homens. É uma tarefa difícil proveniente de um processo demorado, mas o resultado vale a pena! A união de uma boa dieta para emagrecer a exercícios físicos constantes é o caminho certo para atingir esse objeto. 

Uma barriga “seca” não é apenas desejável do ponto de vista estético. O excesso de gordura nessa região pode originar doenças cardiovasculares, lesões nas articulações e na coluna, além de agravar sintomas da diabetes. O esforço para secar a barriga traz muitos benefícios para a saúde do corpo. 

Quais alimentos se deve consumir em uma dieta para emagrecer?

 

Carboidratos, frituras e alimentos processados devem ser evitados durante a dieta. Alguns desses alimentos são consumidos diariamente como arroz, batata e macarrão. Há também alimentos que demoram mais para serem digeridos e estufam a barriga. Esse inchaço pode ser confundido com excesso de gordura.

 

Além de procurar alternativas saudáveis e menos calóricas, como as versões integrais dos alimentos, e diminuir as porções durante as refeições, você também precisa prestar atenção na qualidade dos alimentos que consome. A questão é aliar quantidade e qualidade para obter os melhores resultados. 

 

Quais hábitos alimentares eu preciso mudar?

 

Antes de introduzir os alimentos que ajudam emagrecer, é preciso refletir sobre hábitos alimentares. Você engole a comida com pressa, sem mastigar muito? Ou pula refeições por achar que não comer é o suficiente para emagrecer? Saiba que esses comportamentos são prejudiciais para a sua saúde.

 

Para evitar o inchaço da barriga, mastigue muito bem a comida. Se o alimento não estiver bem “triturado” na boca, será mais difícil fazer a digestão. O organismo não se sente satisfeito quando você come muito rápido. Por isso, você acaba comendo mais do que o necessário. 

 

Você já deve ter ouvido que comer pequenas refeições ao longo do dia é o ideal para o emagrecimento. Isso está relacionado ao metabolismo. Ao comer de três em três horas, o metabolismo é estimulado a trabalhar mais, queimando mais energia para fazer a digestão. 

 

Se comer demais no almoço e no jantar, geralmente as maiores refeições dos brasileiros, levará mais tempo para o corpo queimar todas as calorias. Seu metabolismo se habituará a trabalhar de forma lenta. 

 

O equilíbrio perfeito entre alimentos saudáveis e hábitos alimentares de qualidade garante resultados positivos em longo prazo. Você tem o costume de seguir esses hábitos? Se não tiver, procure incorporá-los em seu comportamento. Logo, eles se tornarão parte de você. 

 

Alimentos permitidos para secar barriga

Os alimentos dessa lista devem ser ingeridos moderadamente. Tome cuidado com excessos! 

dieta-para-emagrecer, secar-barriga

Fibras

 

As fibras evitam inchaço por passarem rapidamente pelo sistema digestivo. Grãos integrais (aveia, cevada, linhaça) frutas, verduras e leguminosas são essenciais para o emagrecimento.  

 

Essas fibras são solúveis e, quando entram em contato com a água, formam uma espécie de goma que enche o estômago e sacia a fome por mais tempo.  

 

O excesso de fibras no corpo, no entanto, tem o efeito contrário ao desejado e provoca cólicas e má digestão. Não exagere no consumo! Para garantir o efeito de limpeza do corpo proporcionado pelas fibras, alinhe a ingestão ao consumo de água. É preciso ingerir, pelo menos, dois litros por dia. 

 

Proteínas

 

Carnes vermelhas magras, ovos, frango e peixe aceleram o metabolismo. O corpo demora mais para consumir as proteínas nesses alimentos, queimando mais energia. Por esse mesmo motivo, você também se sentirá saciado por mais tempo. 

 

Para ter apenas efeitos positivos, evite as proteínas gordas como certos cortes de carne (picanha, alcatra, fraldinha, entre outros). 

 

dieta-para-emagrecer, secar-barriga

Alimentos termogênicos

 

O gengibre, a canela, o chá verde e a pimenta são conhecidos por seus efeitos termogênicos que estimulam a queima de gordura. Isso acontece porque eles elevam a temperatura do corpo e aceleram o metabolismo, impulsionando o corpo a gastar mais energia. 

 

Entre outros benefícios, esses alimentos melhoram a circulação sanguínea e são aliadas no tratamento de gripe.  

 

Eles podem ser consumidos diariamente, mas procure fazê-lo apenas uma vez por dia de forma moderada. Por exemplo, adicione um pouco de canela no leite ou chá, raspe o gengibre para consumir com suco verde, e tempere a comida com pitadas de pimenta. 

 

Arroz integral

 

Como a maioria consome arroz diariamente, é difícil cortá-lo completamente da dieta. Para perder peso, substitua-o pelo arroz integral. Há muitas fibras na casca do arroz integral e, como visto anteriormente, elas ajudam o processo digestivo.  

dieta-para-emagrecer, secar-barriga

Frutas vermelhas

 

Morango, cereja, uva, amora e framboesa são algumas frutas que ajudam a queimar a gordura do abdômen. O pigmento antocianina presente nelas tem função oxidante, além de também auxiliar na prevenção do envelhecimento. 

 

Você pode consumir até duas xícaras por dia em natura ou adicioná-las a outros alimentos como aveia ou suco verde.

 

O açaí, uma fruta muito consumida atualmente, também traz os mesmos benefícios. Contém fibras e gorduras boas que promovem o emagrecimento. São os muitos adicionais (granola, mel, proteína em pó, leite condensado e leite em pó) que engordam. 

 

Procure resistir à tentação e consumir o alimento puro quando possível. 

 

Semente de chia

 

A semente de chia é bem procurada por quem está de dieta. Por ser rica em proteínas e fibras solúveis, a chia facilita a queima de gordura abdominal. Você pode consumir de duas a quatro colheres de sopa de sementes diariamente no iogurte, no shake e na salada. 

 

Outra opção é fazer um pudim de macia. Basta apenas adicionar duas colheres de sopa, uma xícara de leite de coco ou um iogurte natural em um recipiente pequeno. Deixe na geladeira de um dia para o outro. Em contato com o líquido, as sementes vão inchar e formar uma substância gelatinosa.  

 

Logo de manhã no dia seguinte, você pode adicionar frutas picadas ou mel para dar gosto e comer! Se você gosta muito de doces, o pudim é uma ótima alternativa para a sobremesa.

 

Para acelerar o emagrecimento e queima de gordura abdominal, faça exercícios diariamente. Logo, você verá resultados positivos. 

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você