Compartilhar

Você já deve ter ouvido falar que exercício aeróbico emagrece, tonifica os músculos e melhora todo o condicionamento físico. Para obter esses resultados, é de suma importância que eles sejam praticados da forma correta, a fim de não lesionar alguma parte do corpo. Conheça os tipos de exercícios aeróbicos mais eficazes para praticar no seu dia a dia!

exercício aeróbico, corrida diária

Por onde começar a praticar 

O exercício aeróbico correto leva oxigênio para os músculos, permitindo que a atividade física seja sustentada por mais tempo para queimar calorias. Antes de começar a praticá-lo é de suma importância que o indivíduo consulte um médico para:

  • Realizar exames de rotina: sangue (glicose, colesterol, nível de vitaminas no corpo); 

  • Implantação de um plano personalizado de exercícios;

  • Ordenar uma alimentação diária adequada; 

exercício aeróbico, prática de ciclismo

Tipos de exercícios aeróbicos: conheça os seus benefícios

Para perder peso de forma eficaz, é preciso realizar corretamente o exercício aeróbico. Vamos conhecer alguns deles e como podem ser benéficos para a saúde:

  1. Aero Jump: é um exercício aeróbico em que se realiza coreografias de música de forma agitada, para queimar calorias. Geralmente algumas delas são realizadas em cima de uma cama elástica, para absorver o impacto das atividades. Perde-se em média 500 calorias a cada 50 minutos de aula.

  2. Body Jump: são combinados vários tipos de atividades com música e pesos, para deixar o exercício prazeroso. É ideal para iniciantes. Uma hora de Body Jump perde-se em média 500 calorias.

  3. Caminhada: é um dos exercícios aeróbicos mais fáceis de serem praticados, pois não exige muito esforço físico, apenas um ritmo moderado de caminhada para queimar calorias. A caminhada deve ser praticada no mínimo três vezes por semana, durante 30 minutos. 

  4. Hidroginástica: Se praticar exercícios físicos na água é a sua praia, que tal se exercitar todos os dias na aula de hidroginástica? Além de relaxar os músculos e evitar lesões, os exercícios praticados na água levam a queimar mais calorias, e estimulam o bom condicionamento físico do corpo. 

  5. Natação: diferentemente da hidroginástica, a natação exige mais esforço dos músculos, sendo considerada uma atividade de alto impacto. Para dar conta de todo o gasto calórico do corpo, é preciso alimentar-se adequadamente para que não faltem vitaminas e gorduras boas no organismo. 

  6. Pular corda: um exercício simples que pode ser praticado tanto em casa, como na academia com os amigos. Em apenas uma hora pulando corda, perde-se em média 700 calorias.  

  7. Fazer academia: os exercícios praticados na academia são realizados sob a supervisão de um Personal Trainer, o que é bem mais seguro, especialmente para iniciantes. Uma série de atividades são montadas de forma personalizada a cada aluno para que este atinja os seus objetivos.

O exercício aeróbico é um importante aliado para a saúde como um todo. Ele melhora a circulação sanguínea, a saúde do coração, oxigena melhor os órgãos do corpo, queima calorias, emagrece, tonifica os músculos, equilibra as taxas de glicose, gorduras e vitaminas no corpo, estimula a produção de hormônios do bem-estar, traz mais satisfação com o próprio corpo.

 exercício aeróbico, tonificando os músculos

Frequência ideal para a prática de exercícios aeróbicos

Para quem está começando a praticar algum tipo de exercício aeróbico, é preciso alinhar o objetivo que se deseja alcançar com as necessidades e limites do próprio corpo. 

- Iniciantes: ideal começar com pelo menos 15 minutos, três vezes na semana. Aumentar conforme a necessidade ou prescrição médica ao longo do tempo, até atingir os cinco dias da semana e mais de 50 minutos de exercício. A alimentação deve ser equilibrada, baseada em verduras, frutas, legumes, fibras, proteínas, gorduras boas (amêndoas, castanhas, granola) e na ingestão de muita água para manter o corpo hidratado.

- Praticantes de exercícios físicos a mais de seis meses: a persistência na prática dos exercícios aeróbicos fortalece todo o corpo, e a necessidade de adaptação para novas atividades é recomendada. Os grupos musculares devem ser exercitados de forma contínua, porém espaçada para não lesionar nenhum deles. 

- Praticantes de exercícios físicos a mais de um ano: nesta fase, o corpo já se acostumou a praticar atividades de alto impacto, portanto o condicionamento físico está muito melhor. Para manter os benefícios adquiridos com essa prática contínua de exercícios, o atleta deve cuidar da alimentação, diversificar os exercícios praticados diariamente e a frequência.

- Tipos de alimentos para a prática de exercícios aeróbicos: antes do treino o ideal é ingerir alimentos leves, como maçã, pera, ameixa vermelha, cereja, cereais, grãos, hortaliças, abacaxi e laranja; após o treino é necessário ingerir alimentos que mantenham o corpo nutrido, porém sem excesso de calorias, como: pães integrais, batata-doce, mel, queijo branco, leite, carnes magras, iogurte light e banana. 

É importante evitar alimentos que: contenham muito sódio, açúcar refinado ou branco, conservantes, químicos, enlatados, embutidos e processados (salames, presunto, salsichas, biscoitos recheados, salgados fritos). O excesso desses alimentos no organismo, não só prejudicam a saúde, como também impedem que todo o sistema digestivo funcione corretamente. 

Razão pela qual aparecem problemas como hipertensão arterial, glicose alta (diabetes), colesterol alto, gastrite, déficit de vitaminas, anemia, obesidade ou excesso de peso, falta de energia, desânimo, cansaço, insônia, prisão de ventre, problemas para emagrecer e entre outros. Alimentar-se corretamente é de extrema importância para a saúde mental e física do corpo. Além disso, os exames de rotina devem ser realizados periodicamente para um check-up completo.

É possível ser saudável, gastando pouco, alimentando-se bem, exercitando-se corretamente e adquirindo novos hábitos um dia após o outro. Pequenas ações podem mudar a sua vida, desde que sejam iniciadas ainda hoje!  

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você