Exercício Aeróbico
- Diminuição da pressão arterial;
- Ajuda a melhorar a densidade dos ossos;
- Reduz o estresse e diminui o risco de doença cardíaca;
- Ajuda no controle da depressão;
- Melhora o padrão de sono;
- Capacita o coração e os pulmões a trabalharem com maior eficiência e se tornarem mais fortes;
- Fornece mais energia para combater desafios em casa e no trabalho;
- Ajuda baixar o colesterol, a triglicerídeos e níveis de pressão sanguínea;
- Melhora a tolerância a glicose e a sensibilidade a insulina;
- Fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração;
- Tonificação da musculatura;
- Elevação do número de células vermelhas do sangue;
- Melhoria da circulação sanguínea;
- Elevação das reservas de energia nos músculos, o que aumenta a resistência;
- Diminui a gordura do corpo;
- Abaixa os níveis de ansiedade e estresse;
- Ajuda na qualidade do sono;
Exercícios aeróbicos para emagrecer
Sempre que você for praticar algum tipo de exercício, primeiramente decida por aquele que mais lhe dê prazer. Pois fazendo algo prazeroso, você conseguira dar continuidade e não será algo ruim e que toma o seu tempo, mas sim algo saudável principalmente para o seu corpo, para sua mente, além de que você poderá fazer novos amigos e companhias para isso.
Exercício que envolvem grandes grupos musculares, excelente para emagrecimento, sendo o exercício mais simples de ser feito. Movimenta o corpo inteiro, há risco mínimo de lesões e ajuda na queima da gordura abdominal. Uma caminhada de 1h pode gastar 190 calorias, já 1h de corrida pode chegar a 500 calorias em média gastas. Para pessoas sedentárias é recomendável começar com caminhadas além de ser fácil de ser praticada, seja na esteira da sua casa, ao redor da quadra de onde você mora, em um parque ou em qualquer lugar. Outro ponto positivo da caminhada é de que você não precisa de roupas ideais, apenas um tênis confortável que vá proteger o seu pé e ânimo. Sobre a corrida, também é um exercício fácil de ser praticado, porém cuidado se você está muito acima do peso, porque podem acontecer lesões pelo excesso de peso no joelho e outras juntas.
Sao considerados exercícios completos por trabalharem com vários grupamentos musculares e fortalecê-los, além de proporcionar a sensação de bem-estar, melhorar a coordenação e condicionamento físico.
Bicicleta/Spinning
Assim como a caminhada, pode ser prazeroso e gastar muitas calorias. Alivia o estresse, melhora o fôlego, modela as pernas e ajuda na queima da gordura abdominal. Além de também poder escolher entre praticar esta atividade ao ar livre ou dentro de academias. Se quiser uma atividade mais intensa, com música ditando o ritmo ou como forma de motivação e aulas em grupo poderá praticar o spinning onde o gasto calórico poderá chegar em torno 600 calorias em uma aula de 60 min. Você vai começar a sentir o seu corpo mudando e ficando muito mais forte, isso porque esse exercício fortalece o corpo como um todo.
Feito sobre um trampolim. Pode variar de baixa a alta intensidade, como consequência alto gasto energético. Mesmo sendo considerada atividade de baixo impacto, quem tem problemas de joelho e coluna deve passa por uma avaliação e ter cuidado dobrado com o exercício. Não é recomendado para gestantes.
Embora pareça uma atividade bem simples e de infância, ela serve como um bom exercício aeróbico. Modela curvas, estimula o sistema cardiorrespiratório, elimina as toxinas do corpo e combate a celulite.Também não exige local específico para a prática, portanto, até mesmo em parques poderá ser executada. É um exercício simples, mas que requer coordenação, flexibilidade, agilidade e equilíbrio atuando de maneira eficiente na tonificação dos membros inferiores. Como tem impacto, deve ser feito com cautela por pessoas que estão começando a prática de exercícios e com sobrepeso para evitar problemas articulares.
Esses tipos de exercícios aeróbico, são praticados dentro d’água nos quais o corpo todo é movimentado e reduz os impactos sobre as articulações em 100%. Portanto, recomendadas para obesos e pessoas com problemas articulares, como joelhos e coluna. Em média pode chegar a um gasto de 500 calorias em uma aula.
Ela mexe com todo o corpo gastando muita energia, além de desenvolver o raciocínio e a expressão corporal.
Veja também dicas sobre exercícios físicos para iniciantes.