Compartilhar

Exercício Aeróbico 

EXERCICIOS AERÓBICOS

Quando o assunto é perda de peso, os exercícios aeróbicos estão em primeiro lugar na procura de quem quer atingir esse objetivo. Conhecido também como exercícios cardiovascular, e cardiorrespiratório, pois além de ajudar no emagrecimento ele melhora o condicionamento e a saúde em geral. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de músculos de forma rítmica, aeróbico significa “com oxigênio”, portanto, usam o oxigênio no processo de geração de energia dos músculos, e também para queimar gordura e glicose que produzem adenosina trifosfato, responsável por transportar energia para as células. São feitos em um determinado nível de intensidade, por um período contínuo, e estimulam a função dos sistemas cardiorespiratório, vascular e o metabolismo. 
Exemplo de exercícios aeróbicos mais comuns: caminhada rápida, natação, correr (trote), dançar, pedalar, patinar entre outros.

Benefícios do exercício aeróbico para a saúde

  • Diminuição da pressão arterial;
  • Ajuda a melhorar a densidade dos ossos;
  • Reduz o estresse e diminui o risco de doença cardíaca;
  • Ajuda no controle da depressão;
  • Melhora o padrão de sono;
  • Capacita o coração e os pulmões a trabalharem com maior eficiência e se tornarem mais fortes;
  • Fornece mais energia para combater desafios em casa e no trabalho;
  • Ajuda baixar o colesterol, a triglicerídeos e níveis de pressão sanguínea;
  • Melhora a tolerância a glicose e a sensibilidade a insulina;
  • Fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração;
  • Tonificação da musculatura;
  • Elevação do número de células vermelhas do sangue;
  • Melhoria da circulação sanguínea;
  • Elevação das reservas de energia nos músculos, o que aumenta a resistência;
  • Diminui a gordura do corpo;
  • Abaixa os níveis de ansiedade e estresse;
  • Ajuda na qualidade do sono;

Exercícios aeróbicos para emagrecer

Sempre que você for praticar algum tipo de exercício, primeiramente decida por aquele que mais lhe dê prazer. Pois fazendo algo prazeroso, você conseguira dar continuidade e não será algo ruim e que toma o seu tempo, mas sim algo saudável principalmente para o seu corpo, para sua mente, além de que você poderá fazer novos amigos e companhias para isso.

Caminhada/Corrida

EXERCICIOS AERÓBICOS

Exercício que envolvem grandes grupos musculares, excelente para emagrecimento, sendo o exercício mais simples de ser feito. Movimenta o corpo inteiro, há risco mínimo de lesões e ajuda na queima da gordura abdominal. Uma caminhada de 1h pode gastar 190 calorias, já 1h de corrida pode chegar a 500 calorias em média gastas. Para pessoas sedentárias é recomendável começar com caminhadas além de ser fácil de ser praticada, seja na esteira da sua casa, ao redor da quadra de onde você mora, em um parque ou em qualquer lugar. Outro ponto positivo da caminhada é de que você não precisa de roupas ideais, apenas um tênis confortável que vá proteger o seu pé e ânimo. Sobre a corrida, também é um exercício fácil de ser praticado, porém cuidado se você está muito acima do peso, porque podem acontecer lesões pelo excesso de peso no joelho e outras juntas.
É sempre muito importante procurar um profissional antes de começar executar qualquer exercício físico, seja um personal trainer, um médico especialista ou um instrutor de academia, só eles poderão te falar o que é mais indicado para o seu caso em específico.

Boxe/Muay Thai

EXERCICIOS AERÓBICOS

Sao considerados exercícios completos por trabalharem com vários grupamentos musculares e fortalecê-los, além de proporcionar a sensação de bem-estar, melhorar a coordenação e condicionamento físico.
Ele é um esporte dinâmico, além disso, vai trabalhar muito a coordenação motora e o reflexo rápido, daqueles em que você precisa pensar em como se defender, atacar, movimentar os pés e ainda assim ficar de pé. Pode ser executado por homens e mulheres.

Bicicleta/Spinning

EXERCICIOS AERÓBICOS

Assim como a caminhada, pode ser prazeroso e gastar muitas calorias. Alivia o estresse, melhora o fôlego, modela as pernas e ajuda na queima da gordura abdominal. Além de também poder escolher entre praticar esta atividade ao ar livre ou dentro de academias. Se quiser uma atividade mais intensa, com música ditando o ritmo ou como forma de motivação e aulas em grupo poderá praticar o spinning onde o gasto calórico poderá chegar em torno 600 calorias em uma aula de 60 min. Você vai começar a sentir o seu corpo mudando e ficando muito mais forte, isso porque esse exercício fortalece o corpo como um todo.

Jump

EXERCICIOS AERÓBICOS

Feito sobre um trampolim. Pode variar de baixa a alta intensidade, como consequência alto gasto energético. Mesmo sendo considerada atividade de baixo impacto, quem tem problemas de joelho e coluna deve passa por uma avaliação e ter cuidado dobrado com o exercício. Não é recomendado para gestantes.

Pular Corda

EXERCICIOS AERÓBICOS

Embora pareça uma atividade bem simples e de infância, ela serve como um bom exercício aeróbico. Modela curvas, estimula o sistema cardiorrespiratório, elimina as toxinas do corpo e combate a celulite.Também não exige local específico para a prática, portanto, até mesmo em parques poderá ser executada. É um exercício simples, mas que requer coordenação, flexibilidade, agilidade e equilíbrio atuando de maneira eficiente na tonificação dos membros inferiores. Como tem impacto, deve ser feito com cautela por pessoas que estão começando a prática de exercícios e com sobrepeso para evitar problemas articulares.

Natação/ hidroginástica

EXERCICIOS AERÓBICOS

Esses tipos de exercícios aeróbico, são praticados dentro d’água nos quais o corpo todo é movimentado e reduz os impactos sobre as articulações em 100%. Portanto, recomendadas para obesos e pessoas com problemas articulares, como joelhos e coluna. Em média pode chegar a um gasto de 500 calorias em uma aula.
Excelente para o condicionamento cardiovascular, flexibilidade muscular e por movimentar o corpo inteiro.
A natação é um esporte indicado para pessoas de todas as idades, isso porque ele não vai machucar o seu corpo, por ser feito dentro d’água, diminuindo as possíveis lesões que o seu corpo pode sofrer, potencializando os seus músculos e o crescimento de todo ele, além disso, você ainda vai aprender a nadar.

Dançar

EXERCICIOS AERÓBICOS

Ela mexe com todo o corpo gastando muita energia, além de desenvolver o raciocínio e a expressão corporal.
A dança é um esporte que inclui vários tipos, pode ser a Zumba, dança de salão, hip hop, salsa, jazz, ballet e muito mais, o que você precisa é apenas encontrar aquela da qual você mais se identifica e se sente a vontade.
Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Ganhe desconto
na sua primeira compra

30-Minute BodyCombat-Inspired Workout With Boxing, Kung Fu, and Muay Thai

This martial arts workout is inspired by Les Mills On Demand's BodyCombat class and blends boxing...

Artigos Relacionados
Recomendamos para você