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Não importa a idade, quando a lombar começa a incomodar, é sempre muito difícil. E como não dá para viver de remédio, é importante procurar alternativas. Existem exercícios para aliviar dores na coluna que são bastante eficientes. Isso, é claro, quando são liberados pelo médico.

Após passar por avaliação especializada, é possível descobrir o motivo da dor. Para muita gente, é apenas estresse, tensão, sedentarismo, má postura. Para outros, pode ser lordose, lombalgia, artrose, entre outros. Depois de ser diagnosticado e ter a indicação do especialista, a atividade física é uma grande aliada na melhora dos sintomas.

Confira a seguir 5 exercícios que contribuem no alívio da dor nas costas!

1. Pilates 

Embora o pilates trabalhe no fortalecimento da musculatura, sua ação também age na coluna. Isso acontece porque a estrutura das vértebras é responsável pela sustentação de todo o corpo. Se os músculos ao seu redor forem fracos, há mais chance de lesões e desenvolvimento de doenças. A execução dos exercícios foca na estabilização da coluna, aumentando a força e ajudando no equilíbrio.

Além disso, é importante dizer que o pilates pressupõe trabalhar corpo e mente. Quando a tensão é muito grande, pode ser importante fazer uma atividade relaxante também. 

Vale dizer que é preciso escolher um profissional capacitado para as sessões. É preciso considerar cada diagnóstico para preparar os exercícios adequadamente. Se a atividade forçar uma região ainda fragilizada, há risco de piora. Portanto, fique atento!

2.Alongamento

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Basta o frio chegar para as dores aumentarem. Isso acontece porque você tende a ficar mais encolhido, por causa da temperatura, aumentando a tensão muscular. A má postura em frente ao computador também está na lista de vilões que deixam as costas cansadas.

O alongamento é um exercício que pode ser praticado diariamente e em casa mesmo. Embora não pareça, alongar faz com que você tenha mais flexibilidade e consiga retirar a pressão vertebral que pode causar dor. 

3. Natação

Essa é uma opção que depende principalmente do diagnóstico das dores na coluna. Quando há alguma lesão no discos vertebrais ou ligamentos, não é indicada, pois pode piorar o caso. No entanto, quando há deformidades na postura, o movimento praticado durante o exercício contribui para o realinhamento. 

Antes de iniciar a prática, é importante fazer alongamentos que deixem o corpo preparado para a atividade. A temperatura da água também deve ser adequada, já que funciona como um analgésico natural para a dor. 

4. Musculação

Muita gente ainda acha que a musculação tem como objetivo ficar grande e musculoso. Claro que ajuda, porém, apenas para quem busca esse objetivo. Para quem busca exercícios para aliviar as dores na coluna, o fortalecimento do core deve ser a principal meta.

O core é formado por 29 músculos, todos ligados ao abdômen, e é considerado uma espécie de cola para o tronco. É o core que dá sustentação para a coluna e para o corpo. A musculação atua como uma maneira de fortalecer essa região e impedir que a coluna sustente mais peso do que deve. 

Para ter mais segurança, as cargas muito altas devem ser deixadas de lado, principalmente para iniciantes. 

5. Yoga

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Existe uma ideia equivocada de que yoga se limita a ficar sentado no chão. Na verdade, se trata de um exercício bastante intenso, que pode surpreender por tanta energia que demanda.

Com exercícios de alongamento e permanência, a yoga possui posturas que aliviam a dor em pouco tempo e são fáceis de praticar em casa. Com uma técnica apurada e muito antiga, são trabalhados músculos e tendões, aumentando a elasticidade. Sem contar que é também uma atividade que reúne corpo e mente. 

6. Treino funcional 

Usar o peso do próprio corpo é um dos pontos positivos do treino funcional. Oferecido também por fisioterapeutas, é um tipo de treinamento que prioriza movimentos da rotina mesmo. Por meio de exercícios com bola e elásticos, uma sessão sempre leva em consideração o condicionamento já existente.

Ou seja, se é uma pessoa com dor na coluna, em crise, o treino vai focar em maneiras de aliviar esse desconforto. Ao mesmo tempo, trabalha a região com o objetivo de fortalecê-la. Inicialmente, foi desenvolvida como um método para ajudar a reabilitar atletas, daí seu potencial para corrigir lesões. 

7. Caminhada

Há muitas situações em que as dores na coluna são resultado do sedentarismo ou ganho de peso. A caminhada conta com muitos benefícios principalmente para quem talvez já tenha dificuldade de mobilidade.

Sem exigir muito investimento, é uma atividade que pode começar aos poucos. Caminhar por uma quadra já é suficiente para colocar seu corpo em movimento. Funcionando também como prevenção, o exercício fortalece os músculos do abdômen e das costas. Ademais, é uma maneira de trabalhar a coordenação corporal, o que contribui para a postura. 

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Para quem gosta ou pratica corrida, no entanto, é preciso ter um cuidado extra quando surge a dor nas costas. É preciso avaliar se é uma dor crônica ou aguda e conversar com um especialista sobre a possibilidade de continuar correndo ou não. 

Quem está acima do peso talvez precise eliminar alguns quilos antes de retomar a prática. Por se tratar de um exercício de alto impacto, a obesidade ou sobrepeso podem facilitar o aparecimento de lesões.

Outro exercício que precisa de um cuidado extra quando se tem dor nas costas é o spinning. Pedalar não é contraindicado, entretanto, é essencial que o banco esteja ajustado na altura correta. Seja bike indoor ou outdoor, o corpo precisa estar bem equilibrado para garantir estabilidade e não forçar a coluna. 

Antes de concluir, é necessário reforçar que os exercícios para aliviar as dores na coluna são sempre bem-vindos. Entretanto, é indispensável que essa atividade física tenha sido recomendada ou liberada pelo médico. A dor nas costas acomete até 80% da população em algum momento da vida. Assim, o diagnóstico costuma variar bastante, exigindo que o tratamento de cuidado ou prevenção seja adequado para não piorar a situação.

E você, já teve dor nas costas? Costuma fazer alguma atividade física? Compartilhe esse artigo e ajude mais gente a descobrir como os exercícios podem ajudar nos sintomas! 

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