Compartilhar

 tênis de corrida, treino de corrida, bem-estar

Se você está pesquisando maneiras para sair do sedentarismo ou um novo exercício para sair da rotina, saiba que um dos esportes com maiores benefícios para a saúde é a corrida. 

Um treino de corrida bem executado traz inúmeros benefícios para a vida do praticante, entre eles temos:

  •  É um excelente queimador de gordura. A corrida acelera, e muito, o metabolismo. Além do gasto calórico durante o treino, o organismo continua acelerado por algumas horas após o exercício.

  • É um excelente exercício para o coração. Durante o treino de corrida as artérias trabalham vigorosamente, isto é, as mesmas se expandem e contraem vigorosamente ajudando a manter a pressão arterial.

  • Protege contra a ansiedade e depressão e pode ajudar a lidar como stress, isso se deve a alta liberação do hormônio do bem-estar conhecido como endorfina.

Claro que existem alguns riscos, que podem surgir com o tempo, se o treino não for bem executado, como por exemplo:

  • Problemas nas articulações causados pelo impacto, é muito importante prestar atenção no tênis usado e evitar o cansaço exagerado.  

  • Correr pode provocar lesões nos músculos e nos tendões, isto pode ser apaziguado com o uso do tênis para corrida certo para seu tipo de treino.

  • Sobrecarga na zona lombar. Para evitar esta dor, é preciso aprender a melhor técnica para correr, usar o tênis para corrida adequado e reforçar a musculatura abdominal.

tênis de corrida, treino de corrida, corrida

Pode-se perceber acima que os riscos existentes em um treino de corrida podem ser reduzidos consideravelmente com o uso do tênis para corrida apropriado. Isto é, usar um calçado adequado é indispensável!

Assim que as pessoas começam a correr os tênis para corrida passam a ser seus melhores amigos. Como o corpo não está acostumado com os efeitos da corrida, é muito importante para os pés e pernas ter o calçado apropriado para evitar lesões.

Para fazer a escolha certa do tênis para corrida que melhor se adequa ao seu perfil, é necessário levar em consideração alguns fatores, entre eles se ele é compatível ao seu tipo de pisada. 

Existem 3 tipos de pisada: neutra (considerada normal), supinada (quando há inclinação para dentro) e pronado (quando a planta do pé desvia para fora do corpo). Fazendo uma rápida pesquisa na internet é possível descobrir, na descrição do produto, para qual tipo de pisada o tênis foi projeto.

A importância de descobrir seu tipo de pisada é determinante na hora da escolha do calçado, isto porque os amortecedores dos tênis para corrida atenuam o impacto, porém, serão mais eficazes se estiver usando o modelo compatível com a sua pisada, aí sim o amortecedor estará trabalhando no lugar correto. 

Um tênis de corrida adequado também pode resolver o problema de supinação, que é quando você gira o pé para fora enquanto corre. 

Isso coloca pressão extra nos ligamentos e ossos do lado de fora do pé, colocando-os em risco de lesão. Seu pé também absorve o choque de seus passos com menos eficiência, o que pode causar dor no joelho. 

Tênis de corrida com sola mole e amortecimento no calcanhar e na frente do pé proporcionam a flexibilidade que seu pé mais rígido não conseguirá. 

O desempenho do corredor está diretamente ligado ao calçado escolhido, afinal quem consegue caminhar com dor nos pés? Quem dirá correr! 

A flexibilidade, amortecimento adequado, peso do tênis (dê sempre preferência aos modelos mais leves), ventilação e tratamento antifúngico, devem ser levados em conta, e todas estas informações estão disponíveis nos sites e em algumas embalagens dos modelos. 

Além do mais, existem estudos comprovando que correr com tênis especializados, em vez de correr com sapatos pesados, consumia menos energia e esforço. Faz sentido, sapatos mais leves, ou nenhum sapato, tornam cada passo menos desafiador do que se você tivesse que levantar sapatos pesados. 

Obtenha os benefícios escolhendo os sapatos mais leves que ainda fornecem o suporte necessário.

tênis de corrida, lesões, machucado

O tênis para corrida deve ser trocado frequentemente, recomenda-se um tempo de uso de seis meses para corredores frequentes. Isto porque tênis velho e gasto pode se deformar, perder parte de seu amortecimento e assim causar lesões mais sérias.

É necessário sempre lembrar, e tirar vantagem, que os bons fabricantes de tênis, fazem um alto investimento em tecnologia buscando melhorar a absorção de impacto evitando entorses e diversos problemas físicos. 

Aqueles que escolhem o calçado correto para seu treino de corrida podem experimentar uma melhora no seu desempenho em comparação aos que não dão à devida atenção na hora de escolher o acessório.

tênis de corrida, benefícios da corrida, sedentarismo

Corredores competitivos, portanto, devem se beneficiar muito com o uso deles. De qualquer modo, aqueles que não estão competindo ainda podem obter melhorias no desempenho atlético usando tênis de corrida. 

Não é à toa que a corrida é o esporte mais praticado no mundo, afinal é um esporte simples, barato e eficiente nos cuidados com sua saúde física e mental. Basta escolher seu tênis para corrida certo para seus pés e tirar proveito das maravilhas que este esporte pode te proporcionar!

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você