Compartilhar

crossfit-antes-depois

O crossfit é uma modalidade de condicionamento físico que vem se popularizando cada vez mais ao longo dos anos. É um tipo de atividade que trabalha o corpo de modo diferente se comparado com os métodos tradicionais de academia. 

Os exercícios agregam diversos segmentos como o atletismo, a ginástica olímpica e o levantamento de peso, sendo assim considerado um tipo de treinamento bem completo, potencializando assim as capacidades físicas da pessoa. 

Por abranger tantas áreas diferentes, a atividade traz diversos benefícios, como por exemplo em relação à respiração, uma melhora na área cardiovascular, maior agilidade, além de um claro aumento de flexibilidade, força e equilíbrio. Tantas vantagens se tornaram um grande atrativo, principalmente no Brasil. O país aparece na segunda posição no ranking mundial de academias dedicadas ao crossfit, atrás apenas dos Estados Unidos. 

Com um ritmo intenso, o referido modelo de treinamento é ideal para quem quer emagrecer. Embora haja uma dificuldade devido à intensidade, os resultados fazem valer a pena e motiva muitos a darem início a este tipo de prática, principalmente por ser facilmente perceptível a diferença na comparação do antes e depois do crossfit. 

Como funciona o crossfit?

 crossfit-físico-mental

O crossfit é baseado no processo de três etapas:

  • Aquecimento 

  • Técnica

  • WOD -  Objetivo do dia 

O primeiro consiste, como diz o nome, em um aquecimento, que será essencial para a preparação do corpo para a aula e assim evitar maiores riscos de lesões. Já a segunda é trabalhada com o objetivo de aprender e/ou aperfeiçoar alguma técnica, que futuramente será mais explorada. Por fim, o WOD - que significa “workout of the day”, ou seja, treino do dia -, que é a parte mais intensiva do treinamento.  

Nesta última etapa é onde há o maior desgaste, pois o número de repetições de um exercício em específico é alto e não há tempo de intervalo de descanso. A meta é atingir o limite aceitável de exaustão no menor tempo possível. A cada dia, uma série diferente de exercícios e a referência das atividades são baseadas em áreas como ginástica olímpica, levantamento de peso, além de condicionamento metabólico como corrida, ciclismo e remo. 

Qualquer um pode fazer crossfit?

crossfit-método-treinamento

Por apresentar uma rotina de treinamento tão pesada e desgastante, muitos se perguntam se uma pessoa que nunca foi ligada à prática de exercícios teria condições físicas de começar a realizar o crossfit. A resposta é que sim. 

Mesmo aos iniciantes, a referida atividade é viável. Isso é possível porque a rotina de exercícios apresenta diferentes níveis, há um processo de adaptação àqueles nos primeiros estágios. Com o tempo, a dificuldade e a intensidade aumentam de modo gradual até que se chegue ao ponto do indivíduo atingir o objetivo de realizar técnicas mais exigentes ao corpo e à mente. O treino evolui à medida que o corpo também evolui.   

De todo modo, é recomendável passar por um processo de avaliação médica antes de começar. Algumas limitações físicas podem impedir ou dificultar de modo extremo a realização da carga de atividades. Desde que a saúde esteja em dia, qualquer um pode fazer, independentemente de idade ou histórico ligado ao trabalho do corpo.

Benefícios do crossfit

crossfit-método-treinamento

Por ser tão versátil e atuar em tantos segmentos no que diz respeito aos exercícios, o crossfit traz uma série de benefícios à mente e ao corpo da pessoa, fazendo assim com que seja muito vantajoso realizar esse tipo de atividade. O esgotamento físico e mental é importante para o bom funcionamento do organismo. 

Entre as melhorias proporcionadas pelo crossfit, uma das mais visadas é o emagrecimento rápido, que ocorre devido à intensidade dos exercícios que forçam a necessidade de queimar as reservas de energia que estão na forma de gordura. O gasto pode ir de 800 a 1500 calorias por treino, fazendo assim com que essa modalidade seja um grande atrativo para quem deseja perder alguns quilos. 

Outra vantagem é proporcionar o fortalecimento muscular. Muitos estão deixando de realizar atividades tradicionais na academia para dar início às práticas de crossfit. Diferentes áreas do corpo são trabalhadas e faz com que a eficiência em relação à tonificação dos músculos seja por muitas vezes mais eficiente do que através de aparelhos na academia, que dão lugar a acessórios mais simples.

Devido à sua intensidade e abrangência, os resultados costumam ser rápidos. A queima de gordura e o condicionamento físico são muito bem explorados e torna visível as diferenças no corpo em pouco tempo. Isso faz com que muitos praticantes façam comparativos de antes e depois do crossfit. 

Além de questões estéticas, o treinamento prepara a pessoa para diversas situações do dia a dia, mesmo que não relacionadas à necessariamente exercícios convencionais. Tarefas simples como correr atrás do ônibus, carregar compras, se agachar para pegar algo no trabalho ou tantos outros exemplos. A rotina passa a ser melhor executada graças às atividades da modalidade de treino

O organismo também é beneficiado com uma evolução no sistema respiratório e cardiovascular, sendo assim um bom tratamento àqueles que apresentação complicações relacionadas ao coração. O crossfit é essencial para a saúde e é altamente recomendável por médicos em diversas situações.

Por fim, os efeitos psicológicos também são positivos. O crossfit alivia o estresse e reduz o nível de ansiedade e depressão. O trabalho mental é desenvolvido e importante para esta área, fazendo bem à saúde. Além disso, devido ao aparecimento dos resultados e da exploração dos limites, traz uma maior autoconfiança ao indivíduo, que pode ser refletida tanto na vida pessoal quanto na profissional. 

Portanto, o crossfit traz benefícios por vários motivos, o que justifica a sua popularidade e crescimento de adeptos nos últimos anos. A prática desse modelo de treinamento serve como um tratamento a diversos segmentos relacionados à saúde e torna o referido exercício físico muito útil para diversos fins. Realizando de modo correto e com acompanhamento de quem tem domínio do assunto, os resultados serão rápidos. 

Por ser abrangente e viável a pessoas de diferentes idades ou condições físicas, é uma modalidade de treino que se torna um grande atrativo. Seja o próximo a praticar o crossfit! 

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você