Compartilhar

O que são e quais as vantagens da prática dos exercícios físicos

Não tem jeito: para perder aquela barriguinha, o pneuzinho que insiste em aparecer e fazer as pazes com a balança, é preciso praticar exercícios aeróbicos. Eles garantem uma melhor queima de calorias no organismo usando como combustível o ar. Conheça agora os exercícios que prometem emagrecer de verdade, com mais saúde e qualidade de vida!

 Exercícios aeróbicos, trabalhando todo o corpo

Saiba quais são os exercícios aeróbicos para praticar na academia

Investir um tempo para aquecer o corpo antes dos exercícios aeróbicos, prepara o corpo para a atividade, e previne contra lesões nos músculos.   

Um treino aeróbico de verdade, trabalha tanto os músculos como a perda de peso efetiva. Você pode experimentar fazer qualquer um deles na academia, beneficiando-se dos resultados no seu corpo:  

  • Pular corda: para realizar corretamente esse exercício é preciso manter a postura reta, olhar para frente e contrair o abdômen. As repetições são de cinco vezes a cada três minutos;

  • Jump na cama elástica: nesse exercício você pode pular de forma ritmada, ou seguindo uma playlist de músicas de sua preferência. 

  • Subir e descer escadas: se você mora ou trabalha em um prédio, está aí a chance de praticar esse exercício. Suba e desça quantas vezes puder, pois tonifica as coxas, pernas, glúteos e ainda aumenta a resistência física.

  • Dançar: é preciso dançar de forma ritmada e intensa para garantir a queima de calorias, como no caso da zumba. 

  • Spinning: na academia esse é uma atividade bem comum. Trata-se de pedalar em uma bicicleta aeróbica por um determinado tempo, a fim de queimar calorias.

  • Treino funcional: o Personal Trainer ou Educador Físico monta uma série de exercícios de impacto para acelerar a queima de calorias e emagrecer mais rápido. 

  • Luta: praticar capoeira, boxe, muay thai ou jiu-jitsu por exemplo, estimulam todo o corpo, queimam calorias e definem os músculos.

  • Caminhada ou corrida: na academia o profissional monta um treino aeróbico específico que inclui a corrida ou caminhada no circuito, para aquecimento dos músculos. Mas, se você não tem tempo para ir a uma academia, que tal caminhar ou correr em algum lugar pelo menos 30 minutos todos os dias? 

  • Treino na esteira: você pode iniciar correndo ou caminhando levemente na esteira, por mais ou menos cinco minutos. Depois aumente a inclinação da esteira em 2% a cada 15 segundos, no próximo minuto em ritmo elevado. Após três minutos caminhe ou corra moderadamente.

  • Treino HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade): as atividades desse treino são intensas e moderadas ao mesmo tempo, fazendo com que o corpo eleve a frequência cardíaca e diminua para ocorrer a queima de calorias por mais tempo. Pode-se fazer esses exercícios na bicicleta, pulando corda, correndo e até mesmo na natação. 

 Exercícios aeróbicos, suar e queimar calorias

Benefícios da prática de exercícios aeróbicos

O treino aeróbico traz diversos benefícios para o corpo humano, confira os principais:

1-Regula a pressão arterial;

2-Melhora toda a circulação no corpo;

3-Permite que os músculos criem uma reserva de energia, aumentando a resistência;

4-Tonifica os músculos do corpo;

5-Melhora o condicionamento físico do sistema respiratório;

6-Aumenta a imunidade;

7-Potencializa a autoestima;

8-Combate a ansiedade e a depressão;

9-Melhora o bom humor e regula os hormônios do bem no corpo;

10-Previne a diabetes, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a hipertensão e a obesidade;

Para aquelas pessoas que possuem algum problema de saúde, é recomendado que procurem um médico e realizem exames de rotina para que ele defina o melhor treino aeróbico diário.  

 Exercícios aeróbicos, nadar e queimar calorias

Mas, como encontrar disposição para realizar atividades físicas todos os dias? Sabemos que não é fácil encarar a academia, pegar peso, suar muito e depois ir trabalhar ou para a faculdade. Existem algumas dicas que podem ser adotadas por qualquer pessoa para melhorar o humor e a persistência nos exercícios aeróbicos:

- Prefira fazer os exercícios acompanhada de um amigo (a), marido (esposa) ou os filhos. Assim, a probabilidade de desistir no meio do caminho será menor.

- Liste as metas que deseja alcançar com o próprio corpo, seja para emagrecer, ganhar massa magra, definir e tonificar os músculos; 

- Não exagerar nas atividades físicas e na musculação pensando que assim emagrecerá mais rápido. Sobrecarregar o corpo o deixará mais cansado.

- É importante respeitar a resistência do corpo, e se alimentar corretamente ingerindo muita água.

- Busque variações de exercícios toda semana, seja ao ar livre ou na academia. 

- Fazer exercícios físicos prazerosos, como a dança (zumba), luta (muay thai, jiu-jitsu, boxe), spinning, jump.

- Ouvir música aumenta e muito a produtividade dos exercícios aeróbicos.

- Recompensa: ao final de uma semana de treino intensivo é interessante oferecer algo prazeroso para o corpo, seja uma sessão de massagem, um novo corte de cabelo uma receita diferente para o jantar e entre outros.

A maioria dos exemplos de treino aeróbico podem ser praticados em casa, ao ar livre e em grupos de amigos. Quem possui esteira ou bicicleta em casa, pode praticar todos os dias pelo menos 15 minutos. Pular corda, caminhar, correr, simular movimentos de luta podem ser praticados no conforto de casa. Quais os alimentos indicados para comer antes, durante e depois das atividades:

- Frutas: uva, maçã, banana, pêra, melancia, mamão, laranja;

- Verduras: brócolis, agrião, alface, rúcula, acelga, couve, couve-flor, espinafre;

- Legumes: abóbora, berinjela, chuchu, tomate, pepino, beterraba, cenoura, mandioca, cebola;     

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você