Compartilhar

exercícios-anaeróbicos, treinos-anaeróbicos

Sabemos que os exercícios anaeróbicos e os aeróbicos fazem bem para saúde, especialmente no processo da perda de peso. Mas você sabe a diferença entre eles? Um trabalha a respiração durante a sua prática, enquanto o outro exige pausa nos treinos para ocorrer à oxigenação. Vamos conhecer a diferença, os benefícios e a alimentação.

Exercícios aeróbicos

Por serem leves e moderados, os treinos aeróbicos exigem respiração durante as atividades físicas. Ou seja, enquanto o indivíduo pratica as atividades de maneira simples, a oxigenação dos músculos vai acontecendo. Se pensa que é difícil identificar esses exercícios, está enganado. Na lista estão:

  • Natação;

  • Caminhada; 

  • Vôlei;

  • Basquete;

  • Corrida;

  • Alpinismo;

  • Futebol;

  • Escalada;

Quem não tem o costume de sair para executar esses esportes pode fazer algumas atividades em casa, que são consideradas treinos aeróbicos. Entre os exercícios estão varrer a casa e subir e descer escadas. O pessoal que gosta de corrida, ciclismo e caminhada pode apostar em uma maratona e no atletismo, fazendo corridas de até 400 metros.

Exercícios anaeróbicos

exercícios-anaeróbicos, treinos-anaeróbicos

Além de curta duração, os exercícios anaeróbicos são também caracterizados pelas explosões musculares. Os treinos exigem muito do atleta, que, normalmente, não respira durante as atividades, a não ser que haja pausa entre uma repetição e outra. Esse processo é comum e pode ser visto, principalmente, nos treinos de musculação.

Então, os anaeróbicos não conseguem gerar a oxigenação dos músculos? Bem, o que acontece é que a energia e oxigênio, já presente no músculo, fazem esse papel. Diferente dos aeróbicos, a oxigenação quando ocorre nos músculos não age de forma eficiente nos anaeróbicos. Com isso, o músculo não consegue se recuperar entre uma sessão de treinos.

Apesar dessa característica, os exercícios desse grupo, que estão ligados a Hipertrofia, contribuem para o emagrecimento e para a melhora do sistema cardiovascular. Para atingir o crescimento dos músculos e blindar a saúde, o atleta pode praticar:

  • Levantamento de peso;

  • Musculação;

  • 100 metros rasos.

Os 5 benefícios que os exercícios anaeróbicos proporcionam para saúde 

exercícios-anaeróbicos, treinos-anaeróbicos

Seja qual for o tipo de treino, o mais importante é ter cuidado e saber realizá-lo da forma correta. Uma boa recomendação é pedir auxílio de um profissional capacitado, assim você evitará riscos de lesões. Sabendo disso, os exercícios anaeróbicos podem gerar esses benefícios: 

  • Promovem qualidade de vida;

  • Auxiliam no ganho de massa muscular magra;

  • Fortalecem o sistema ósseo;

  • Aceleram o metabolismo;

  • Proporcionam uma boa forma física.

1. Blinda a saúde e melhora a qualidade de vida.

Os treinos físicos, sendo eles simples ou pesados, têm como alvo claro gerar benefícios. No entanto, alguns vão muito além. No caso dos anaeróbicos, eles previnem a diabetes, a artrite e até as dores lombares. Quem sofre com uma das enfermidades pode utilizar o treino como uma forma de tratamento.

2. Auxilia e conserva o processo do ganho de massa muscular.

Quem já pratica o exercício sabe que ele vai além do ganho de massa muscular magra, pois após o estágio de envelhecimento do corpo, o treino anaeróbico estimula não só a aumentar como conservar a massa magra. Para quem ainda não sabe, no envelhecimento perde-se músculo por falta de treinos.

3. Evita doenças e fortalece a região óssea.

Entre as doenças na região óssea, a mais comum é a osteoporose, que é caracterizada pela massa reduzida. Quando não há massa suficiente no corpo, os ossos ficam enfraquecidos, o que acaba provocando muitas dores, inclusive aumenta a dor nas costas. A atividade anaeróbica torna os ossos mais fortes, combatendo e evitando a patologia.

4. Ajuda no ganho de energias e acelera o metabolismo

Para suportar a rotina do dia a dia é necessário doses de energias, que podem ser geradas através da boa alimentação e dos treinos. No caso desse segundo ele fornece o ganho de massa magra, que por sua vez promove o aumento do metabolismo. Além disso, a atividade gera um maior gasto calórico durante a prática.

5. Ajusta a alimentação e melhora a estética

Não basta gastar tempo fazendo atividades físicas se a má alimentação é praticada diariamente. Além de perder tempo, os benéficos dos treinos anaeróbicos serão comprometidos. E necessário ter uma alimentação equilibrada, para que assim o corpo ganhe um novo traçado e uma aparência física tonificada.

Alimentação pré e pós-treino anaeróbico, o que comer?

exercícios-anaeróbicos, treinos-anaeróbicos

Como se sabe, os exercícios anaeróbicos exigem força dos seus praticantes. Talvez seja essa a razão da alimentação ser rodeada de proteínas, que devem ser consumidas tanto antes como depois do exercício físico.

Pré Treino

A refeição rica em proteínas não libera lacticínios, já que a digestão é difícil de ocorrer. Sendo assim, a alimentação deve ter gorduras boas e pobres, sempre moderadas em hidratos de carbono complexo. Segundo os profissionais, é recomendado fazer a refeição 30 a 60 minutos antes da prática dos treinos. 

Logo nas primeiras horas do dia, dependendo do horário que você acorda, faça uma alimentação com claras de ovo mexidas, optando por frango desfiado e até cogumelos. Selecione também 1 fatia de pão integral e, claro, um pouco de café.

No almoço, o alimento deve ser cozido, assado ou grelhado, podendo ser carne magra ou peixe. Os vegetais devem aparecer no prato, devendo ser cozinhados ou crus. Para equilibrar a refeição, coloque 1 pequena porção de arroz ou massas integrais. 

Pós exercícios anaeróbicos

Com o gasto de calorias e de energias no treino, deve-se fazer a reposição do açúcar. Os aminoácidos para recuperação do músculo também devem aparecer na refeição ou no lanche. Os suplementos de proteína hidrolisada servem para uma recuperação rápida dos nutrientes, então aposte neles, devendo ser ingeridos até 30 minutos depois do treino. 

No caso de não optar pelo consumo de suplementos, você pode fazer algumas refeições que durante o dia. Logo nos primeiros minutos após o treino, uma batida de leite com clara de ovo já oferece as energias perdidas. Para fortalecer esse benefício, coma também 1 fruta e acrescente canela. Quanto ao almoço? Pode seguir a refeição acima! Mas, nesse cardápio, descarte o arroz, massa, grão, feijão. Ok?

Então, você tem o costume de praticar os exercícios anaeróbicos? Já conhecia os benefícios e a alimentação adequada? Conta para a gente, queremos conhecer sua opinião!

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você