Compartilhar

Praticar atividades físicas tem uma grande importância, já que trabalhar o corpo é benéfico de diversas formas, pois agrega muito à saúde, ao dia a dia, além da questão estética. Dentro das modalidades de treino, uma que nos últimos tempos ganhou popularidade foi o circuito funcional. Este tipo de exercício consiste em focar em atividades relacionadas à movimentos comuns da rotina de uma pessoa, como correr, pular, agachar ou puxar algo, por exemplo. 

O circuito não se restringe apenas à academia, pois pode ser realizado em diversos outros ambientes, como na rua ou até mesmo em casa. Além disso, há a opção de ser feito de maneira individual ou em grupo. De todo modo, o recomendável é sempre ter o auxílio de um profissional para passar as orientações corretas e os exercícios mais adequados à pessoa. 

 circuito-funcional-atividades-músculos

O condicionamento físico do indivíduo é fortalecido e faz com que a evolução nesta área seja facilmente perceptível. Um ponto interessante do exercício em questão é que não há uma forma fixa e padrão. Há inúmeras possibilidades de tipos de atividades a serem realizadas. Vai depender de qual exatamente é o objetivo da pessoa, podendo ser, por exemplo, a prática de algum esporte ou algum movimento da vida diária. As especificidades são um grande diferencial.

Para aqueles que estão acostumados com a forma tradicional de treino, na academia e utilizando os mais variados aparelhos propícios a determinada região do corpo, passar o circuito funcional requer um pequeno período de adaptação. Os aparelhos da academia dão lugar a bolas, cordas, elásticos, cones e discos. 

 circuito-funcional-sem-aparelhos-tradicionais

Benefícios

Mas por que mudar? Por que passar a ter como referência este funcional? Por que é melhor? 

Entre os benefícios de um treino deste tipo, é possível citar que ele ativa mais músculos.  Outro ponto de importância é que os exercícios são colocados em prática na vida, mesmo fora do período de circuito. A utilidade no que diz respeito à praticidade e auxílio na rotina é um grande atrativo. 

Além disso, este método de atividade física faz com que a pessoa consiga uma série de vantagens, tais como:

  • Melhora o condicionamento físico

  • Corrige a postura 

  • Produz uma maior resistência e agilidade

  • Auxilia no equilíbrio, seja o estático ou o dinâmico

  • Causa um aumento na força muscular 

  • Alivia o estresse

  • Ameniza dor nas costas

Passar horas por dia sentado em frente a um computador é prejudicial e faz com que a coluna fique muito curva mesmo que a pessoa não perceba durante este processo. Este é um hábito comum a muitos trabalhadores que passam por esta situação na rotina diária e acabam sofrendo com as consequências disso, sentindo assim dores pelo corpo. Um dos benefícios baseado no treino funcional é a correção de postura. 

 circuito-funcional-atividades-saúde

Além desta vantagem, o referido modelo de exercícios auxilia no sistema cardiorrespiratório, fazendo assim com que a frequência cardíaca se adapte à diversas situações, de acordo com a intensidade do exercício. 

Praticando atividades físicas funcionais, a pessoa desenvolve sua flexibilidade, fazendo assim com que os músculos tenham um bom desenvolvimento, evitando dores e podendo desta forma passar por diversas situações do dia a dia sem a necessidade de sentir dores pelas mais diferentes regiões do corpo. 

Por fim, a queima de calorias e eliminação de gorduras fazem com que muitos recorram a essas atividades físicas. Para que isto aconteça, é necessário passar por uma série de exercícios na mais alta intensidade possível em um intervalo curto de tempo. O cansaço é muito maior do que uma musculação tradicional em uma academia, porém os resultados são inquestionáveis. 

Como pode ser percebido, o treino baseado no circuito funcional traz benefícios em muitos segmentos, indo além de apenas fazer crescer o corpo, embora esta também seja uma consequência positiva natural deste modelo de treinamento físico. Ainda assim, os músculos adquirem um grande desenvolvimento por todo o corpo.

Embora não seja necessariamente o maior objetivo do circuito em questão, a pessoa também consegue crescer e ficar forte a partir da prática destes exercícios. O ritmo do funcional é forte e para os interessados de primeira viagem será um difícil começo. De todo modo, os resultados são visíveis e motivam o indivíduo a continuar e seguir em frente, passando por etapas e adaptando as atividades aos seus objetivos. 

 circuito-funcional-atividades-práticas

Quem pode fazer 

Você não precisa ser um atleta para conseguir realizar as atividades descritas acimas. Naturalmente, devido ao forte ritmo deste segmento de treinamento, existe a grande probabilidade de sentir um certo desconforto nos estágios iniciais caso você seja uma pessoa sedentária, mas com o passar do tempo a tendência é conseguir se adaptar.

Aqueles que já têm o hábito de praticar esportes têm uma maior facilidade em lidar com a intensidade e ritmo das atividades. Independentemente de qual seja a sua situação, é imprescindível a autorização de um profissional de saúde. Fazer uma consulta ao médico antes de dar início aos exercícios é fundamental e não deve ser evitado sob nenhuma hipótese.

Este método funcional é eficiente até mesmo para pessoas mais introvertidas, que não se sentem confortáveis no ambiente de academia. Já que esse método pode ser feito em muitos lugares, como por exemplo em praças ou parques, há uma maior margem de público determinado a no mínimo dar uma chance a esse modelo de atividades.

O treino baseado no circuito funcional dá prioridade a movimentos e não unicamente ao fortalecimento dos músculos como em métodos tradicionais de academia. Por abranger vantagens que podem ser aproveitadas nos mais diferentes segmentos, é uma prática de atividades que vem ganhando popularidade e a cada vez mais faz crescer o número de adeptos. O público interessado é variado e as motivações em relação aos objetivos ao corpo são as mais diferentes possíveis. 

Não fique parado! Trabalhe a movimentação do seu corpo e veja os resultados durante a sua rotina, seja em casa, no trabalho, na faculdade ou na rua. São muitas vantagens e benefícios a serem aproveitados. Todo o esforço e gasto energético valem a pena devido a todas às mudanças positivas, melhorando assim não só o corpo como também a mente. Comece já a fazer o circuito funcional!

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você