Compartilhar

A importância do alongamento

Para que serve o alongamento

O alongamento é essencial em diversos contextos. Seja antes de uma competição, de um treinamento ou quaisquer atividades físicas no geral, é importante realizar este tipo de exercício para que assim haja uma maior preparação do corpo em relação aos movimentos e assim diminuir consideravelmente as chances de haver lesões. Isso acontece porque ele alivia as tensões e prepara os músculos, proporcionando assim melhor rendimento na prática do exercício principal.

Este aquecimento faz com que se tenha uma maior flexibilidade muscular e consequentemente causa um melhor desempenho em tarefas físicas de maior esforço, ou seja, o corpo responde de melhor forma. É uma atividade que mexe com o organismo de muitas formas, pois aumenta a produção de energia aeróbica e a temperatura do corpo e contempla a melhor atividade das enzimas.

Benefícios do alongamento

Benefícios do Alongamento

Há muitos benefícios proporcionados pelo alongamento antes de alguma atividade, seja um treino na academia, uma corrida, uma partida de algum esporte ou tantos outros exemplos. Entre eles, a prevenção de lesões e cãibras, visto que a força da fibra muscular é fortalecida com o aquecimento prévio. Isso independe de ser um atleta profissional, uma pessoa habituada a ir à academia ou a um indivíduo de primeira viagem em relação a exercícios. Em comum a todos, deve ser realizado o alongamento para evitar dores durante a atividade.

Quem pula essa etapa essencial sofre com as consequências ao realizar a prática, fazendo assim com que dores em diferentes regiões do corpo apareçam e, desta forma, prejudicando o desempenho na tarefa. Isto é facilmente perceptível em muitas ocasiões, inclusive entre atletas profissionais. É comum assistir partidas de futebol e ver jogadores sofrendo com lesões durante as partidas. Um alongamento irregular ou a inexistência dele é um fator determinante prejudicial.

Mas não pense que apenas aqueles que dedicam a vida ao desenvolvimento do corpo precisam se preocupar. Mesmo para os indivíduos que realizam tarefas de modo casual devem dar atenção a esta etapa do exercício, pois os benefícios gerados tornam a vida melhor de um modo geral. O bem-estar físico está totalmente associado ao alongamento, visto que ele se relaciona com o relaxamento muscular e diminui de modo considerável a probabilidade de surgimento de dores nas regiões do pescoço e coluna.

A rotina de trabalhos e estudos faz com que não seja possível ter uma grande movimentação dos ossos do corpo. O aquecimento entra para mudar isso. A sensação pós atividade é benéfica tanto aos quanto à mente.

Aliás, o lado psicológico é um dos mais beneficiados pela realização do alongamento. Os exercícios fazem com que o cérebro libere serotonina, que é  um hormônio que ajuda na regulação do humor. Esta reação provoca um maior relaxamento da mente, o que é de extrema importância para o bem estar. Este processo reflete no indivíduo com um maior preparo psicológico e uma clara evolução na concentração.

Outro fator determinante para dar início a uma agenda diária interligada à práticas destes exercícios é a prevenção de doenças sérias. Alongar-se, ou seja, fazer exercícios e assim se afastar do hábito sedentário, ajuda a evitar complicações cardiovasculares e auxilia no processo de respiração. É um tratamento de saúde e por isso não deve ser  ignorado sob nenhuma hipótese. Entre os órgãos beneficiados pela prática, pode-se citar por exemplo os rins, fígado, intestino e pâncreas

Toda esta harmonia entre o bom funcionamento do corpo e a mente traz uma qualidade de vida mais prazerosas e sem maiores riscos. É uma prática recomendável por profissionais de saúde para que se tenha melhores condições de vida. Um ponto positivo é a fácil acessibilidade a este tipo de atividade física. Qualquer um pode ser adepto, seja homem, mulher, criança ou idoso. Inclusive é um tipo de exercício altamente recomendável para grávidas.

Já que não há complexidade nem a necessidade de ter o suporte de aparelhos, o alongamento pode ser realizado em quaisquer lugares, como na praça, no parque ou até mesmo em casa. Aliás, até mesmo em ambientes não muito convencionais a isso como faculdade ou empresa o aquecimento pode ser feito. Isso torna o restante do dia melhor. Embora não haja uma regra, o mais aconselhável é fazer este tipo de treino no período da manhã.

Praticidade e acessibilidade

Alongamento - Praticididade e Acessibilidade

E quais são os melhores tipos de alongamentos?

Há muitas opções. Dentre elas, os mais benéficos ao corpo são:

  • Alongamento lateral
  • Alongamento de glúteos
  • Alongamento superior de pescoço
  • Alongamento dos tendões

O corpo precisa ser esticado. Mesmo que em um primeiro momento se tenha uma dificuldade, com o tempo vai haver o costume e então a tarefa será realizada de modo mais prático e sem complicações. Fazendo os treinamentos citados acima, a saúde das articulações é bem preservada e dessa forma é possível ter um maior controle, principalmente a idosos.

É importante frisar que este tipo de treinamento físico pode ser feito antes e também depois de uma atividade mais exigente ao corpo. Não é necessariamente apenas uma prévia de um outro exercício principal. Depois do treino, é importante realizar alguns outros tipos de exercícios para que o corpo fique em plenas condições físicas, embora desgastado.

Portanto, são muitos os motivos para começar a incluir na agenda um tempo dedicado a realizar um aquecimento para que assim o dia fique mais leve, tendo assim um maior suporte às adversidades que a rotina proporciona, inclusive relacionadas à postura e a questões de saúde. Independentemente de qual seja o tipo de trabalho ou estilo de vida, é importante trabalhar o corpo para deste modo evitar doenças futuras. Não precisa ser um atleta para precisar se alongar.

Trabalhando o corpo e, consequentemente, a mente, de modo correto, os benefícios ficam facilmente em muitas áreas do dia a dia do indivíduo. O alongamento serve para muitos fins e o bem estar gerado por ele é essencial para que se tenha uma maior qualidade de vida. Independentemente da idade e da falta de hábito relacionada a atividades físicas, é um tipo de exercício que é de fácil acesso a todos. Comece já a se alongar!

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você