Compartilhar

Exercícios físicos ideais para iniciantes

Programa de exercícios físicos para iniciantes

Se você não sabe por onde começar a se exercitar e levar uma vida mais saudável, conheça o programa de exercícios físicos para iniciantes que diferentemente do que muitas pessoas pensam, não são difíceis de praticar, seja em casa, na academia ou ao ar livre.

Conheça e respeite os limites do seu corpo

Conheça e respeite os limites do seu corpo

Para adquirir um novo hábito, é preciso muita dedicação, disciplina e atenção. Cada pessoa possui necessidades diferentes em relação ao próprio corpo, como a quantidade de calorias ingeridas por dia, emagrecer com os exercícios certos, ganhar massa muscular ou simplesmente para se exercitar. E tudo isso, começa com o autoconhecimento. Quanto mais uma pessoa conhece a si mesma, mais rápido ela poderá adquirir um novo hábito na vida. Aquelas pessoas que nunca praticaram nenhum exercício físico antes, ficam sem saber por onde começar. Para os sedentários, aqueles que não gostam ou pararam de se exercitar por algum motivo, devem começar de forma leve, com um programa de exercícios físicos para iniciantes, fazendo uma caminhada, correr de forma moderada, incluindo sempre um exercício aeróbico para queimar calorias, e outro para definir os músculos, como a musculação, a bicicleta e spinning. Existem diversas cidades no Brasil, que disponibilizam nas praças diversos equipamentos de academia comunitários, ao ar livre. Esse é um ótimo recurso para aquelas pessoas que não tem condições financeiras para fazerem uma academia. Para aquelas pessoas que nunca se exercitaram, vamos conferir as principais orientações para começarem a seguir o programa de exercícios físicos para iniciantes: Buscar ajuda médica, realizando exames de rotina para saber como está a saúde; Manter o foco nas atividades físicas, um dia de cada vez; Dedique pelo menos 15 minutos antes para se alongar; Começar a praticar atividades leves, e aumentar gradualmente; Escolha uma atividade que você goste de fazer; Não faça exercícios físicos em excesso, pois pode prejudicar os músculos, causar lesões e deixar o corpo mais cansado; É preciso alimentar-se corretamente, de preferência em intervalos de três em três horas, para que a digestão das refeições seja feita de forma proveitosa; Beber bastante água, sucos naturais e isotônicos para repor os eletrólitos do corpo; Seguindo essas dicas, o desempenho dos exercícios físicos, serão muito melhores. Nosso corpo foi feito para se exercitar, gastar energia. Em épocas específicas como no outono e no inverno por exemplo, não é pequeno o número de pessoas que não conseguem praticar uma atividade física, por causa das baixas temperaturas. Nesses casos, é preciso uma dose de motivação extra para que o corpo se mantenha sempre ativo; chamar os amigos para se exercitarem juntos, é uma ótima opção.

Lidando com problemas hormonais, ou de origem psicológica

Lidando com problemas hormonais, ou de origem psicológica

Existem pessoas que possuem uma desregulação hormonal fisiológica, podendo acarretar em problemas psicológicos como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, hiperatividade, hipotireoidismo, hipertireoidismo, até mesmo cansaço físico e mental sem motivo aparente. Todas essas questões, podem impedir o indivíduo de praticar atividades físicas regulares, levando-o a comer indisciplinadamente, levando-o ao excesso de peso, e à obesidade. Perder peso torna-se mais difícil do que ganhar, já que pessoas depressivas ou com atividades hormonais desreguladas, não se sentem motivadas para realizar as tarefas diárias por mais simples que sejam. Nesses casos, é necessário que o indivíduo procure ajuda médica e psicológica. Se for preciso, o profissional da saúde prescreverá medicamentos específicos para combater os problemas psicológicos. Começar a se exercitar, não é algo difícil. Basta ter foco em um dia de cada vez, respeitar a capacidade do próprio corpo em fazer os exercícios corretos, e escolher a melhor hora do dia para isso, aquela em que a energia está em alta. Realizar exames periódicos de saúde, também é de suma importância para qualquer pessoa. Isso define a condição de cada organismo por dentro, e as suas reais necessidades energéticas, calóricas e motivacionais. O que não deve acontecer, é o indivíduo permanecer na condição de sedentário, sem a iniciativa de gastar energia, deixando o corpo definido e saudável. Todos podem praticar exercícios físicos, sejam crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, levando-se em consideração apenas a condição física de cada um. Quanto mais cedo começar, mais os riscos de se manifestarem doenças internas e externas diminuirão. Meta descrição: Deseja fazer um exercício físico, mas não sabe por onde começar? O maior desafio que as pessoas enfrentam é o de arrumarem tempo para se exercitarem corretamente. Para quem nunca realizou nenhuma atividade física antes, ou está em uma condição sedentária, é preciso ir com calma, fazendo uma caminhada leve de aquecimento do corpo, pelo menos 30 minutos todos os dias. À medida que o organismo se acostuma com o ritmo e a frequência dos exercícios físicos, ele fica mais resistente, definido, saudável e preparado para aumentar o nível e a intensidade dos exercícios. As atividades mais indicadas para começar, é fazer uma caminhada, corrida e exercícios aeróbicos (pular corda, dança). Seguir o treino específico de uma pessoa, não funciona para outra, pois as necessidades energéticas, funcionais, calóricas e de ganho de massa muscular são únicas para cada indivíduo. Alguns querem emagrecer, outros precisam apenas definir o corpo, e têm aqueles que querem um pouco dos dois.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Ganhe desconto
na sua primeira compra

30-Minute BodyCombat-Inspired Workout With Boxing, Kung Fu, and Muay Thai

This martial arts workout is inspired by Les Mills On Demand's BodyCombat class and blends boxing...

Artigos Relacionados
Recomendamos para você