Compartilhar

roupa-fitness-feminina-tipo-corpo

Nada é mais animador do que um visual bonito, não é? É por isso que uma roupa fitness feminina pode funcionar como incentivo extra na hora de ir para a academia. Além de confortáveis, essas peças contam com cada vez mais estilo. Mas, você sabe como escolher?

Uma das coisas mais importantes na hora de definir o look para treinar é o tecido. De nada adianta ser super bonito e não ter elasticidade por exemplo. Também é preciso tomar cuidado para que não seja transparente. Como os movimentos podem deixar a peça mais justa, um tecido inadequado pode acabar mostrando mais do que você gostaria. 

Se você não sabe direito como se vestir para evitar esse tipo de constrangimento, confira as dicas a seguir!

O que pensar antes de definir o visual para treinar

roupa-fitness-feminina-tipo-corpo

O primeiro passo para definir o melhor visual para o treino é pensar na atividade que você vai desempenhar. As roupas de uma aula de musculação podem não funcionar tão bem se você optar por uma aula de pilates ou treino funcional ao ar livre, por exemplo. 

Em geral, as peças em poliamida são as mais indicadas para calças, shorts e tops, podendo variar apenas em gramatura. Para atividades internas, podem ser mais grossas. Já para quem vai treinar sob o sol, o ideal é que sejam mais finas. É interessante também que a composição dos tecidos tenha elastano, não restringindo os movimentos.

Para as camisetas ou blusas, os chamados tecidos tecnológicos são a opção que garantem mais ventilação. O dry fit costuma ser fácil de encontrar, com preços variados. Por serem leves, garantem uma sensação de frescor, aliviando a transpiração. Os tecidos 100% algodão, como de camiseta convencionais, não são muito indicados, por serem muito grossos, impedindo a entrada de ar.

Falando em camisetas, é importante evitar que sejam muito largas. As atividades podem ficar comprometidas se uma ponta enroscar em aparelhos. Sem contar que, dependendo do movimento, será necessário erguer os braços, deixando barriga e até os seios vulneráveis a aparecer sem que você queira. 

Como escolher a roupa fitness feminina para ficar linda

Evitar mostrar o que não gosta muito no corpo é comum em academias, estúdios ou box de exercícios. A boa notícia é que as roupas fitness ajudam muito a esconder aquilo que incomoda. Para ficar linda com esse tipo de look, basta saber escolher as peças de acordo com o tipo de corpo.

O ideal é sempre focar nos pontos fortes, disfarçando o que incomoda um pouco mais. Entenda melhor:

  • corpo triângulo invertido — quando os ombros são mais largos, incluir peças que chamem atenção para o quadril ajuda a dar simetria. Calças com brilho ou transparência nas laterais são uma boa opção, assim como blusinhas amarradas na cintura; os tops ou blusas devem ser com cores neutras;

  • corpo retangular — sem muita cintura, as roupas podem ajudar a incluir curvas. Dar um nó na camiseta ou blusa pode quebrar um pouco a estrutura reta. O truque de ter alguma coisa amarrada na cintura também vale;

  • corpo oval — quando a barriguinha é um pouco maior, uma gola em  ajuda a alongar a silhueta, tirando o foco também do quadril. As cores muito chamativas podem evidenciar o que não se quer mostrar nesse caso. É bom evitar roupas que marquem muito;

  • corpo ampulheta — o quadril largo pode ser disfarçado com um macacão. Outra opção é usar um top ou blusinha mais chamativa, equilibrando melhor as medidas.

Claro que essas são apenas dicas básicas de roupa fitness feminina, no entanto, já ajudam muito a encontrar a sua melhor beleza.

Quais acessórios usar para fazer exercícios

Os acessórios são outra maneira de facilitar o treino e também demonstrar seu estilo. Brincos, colares, anéis e até a aliança devem ficar de fora. O risco de enroscar em algum aparelho ou machucar durante a execução do movimento é grande. 

No entanto, isso não quer dizer que não possa adicionar outros detalhes importantes. Usar uma luva de oncinha pode complementar o visual mais sóbrio. Da mesma forma, a polaina tem sua função útil no inverno, mas deve ser usada com cautela por quem tem as pernas muito grossas. Por ser de tecido grosso, pode passar a impressão de serem ainda maiores. 

Bonés ou chapéus podem complementar o look quando a atividade for ao ar livre. Ajudam a proteger do sol e do vento. Os óculos têm a mesma função. Podem ser um pouco mais chamativos do que o do dia a dia, mas bem firmes para não voar durante o exercício.

Além da beleza, a segurança precisa ser prioridade. Lembre-se sempre de ficar atento a três detalhes:

  1. se a peça está bem ajustada e livre para movimentos;

  2. se não tem nenhuma apara sobrando, que possa prender em algum lugar;

  3. se o corpo está bem protegido.

A função da roupa fitness feminina também precisa ser proteção. Para as mais cheinhas, um short muito curto pode atrapalhar na corrida. Com as coxas desprotegidas, a fricção acaba machucando a pele. Para as mulheres com muito busto, é preciso apostar em top com boa sustentação. Se os seios não tiverem o apoio necessário, a coluna pode acabar sofrendo com o peso. Ou seja, é preciso ficar linda, mas também segura.

Antes de encerrar, é importante falar também dos pés! Os tênis de exercício precisam ser de boa qualidade, com amortecimento e uma estrutura adequada para sua pisada. Os modelos de academia costumam ser bem coloridos, por isso é preciso tomar cuidado para coordenar com as outras peças.

Claro que não precisa ficar tudo combinando. É até antiquado usar tons muito iguais em todo o visual. Ainda assim, é interessante que o tênis não destoe demais. Tente sempre dar destaque para uma única região por vez, assim não vai correr o risco de exagerar. 

Na verdade, essa é a dica de ouro para se vestir bem em qualquer ocasião. O que vale para as roupas fitness feminina também funciona para peças do dia a dia. Conheça bem o seu tipo de corpo e será mais fácil escolher o look a qualquer momento. 

Gostou das dicas do que vestir para treinar? Então aproveite para compartilhar essa publicação com suas amigas! Pode ser o incentivo que falta para que elas comecem a ir para academia com você.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

5 RECEITAS COM CENOURA | O QUE FAZER COM CENOURA

Meus amoreees, o que acharam das minhas receitas? Já faziam alguma dessas? Quero ver quando vo...

Artigos Relacionados
Recomendamos para você