Compartilhar

O seu maior objetivo atual é ganhar massa muscular e melhorar o seu condicionamento físico? Saiba que existem diversos tipos de treinos que podem te proporcionar isso, pois os mesmos trabalham o seu metabolismo anaeróbico.

Dentre os principais estão a yoga, o pilates, a natação, a musculação e o salto. 

Aposte nesses exercícios que sem dúvidas, aliando a uma alimentação equilibrada, você vai conseguir atingir todos os seus objetivos.

Então, ficou curioso para saber mais acerca desse tipo de metabolismo, que pode proporcionar diversos benefícios para o seu corpo? Confira a nossa matéria, pois fizemos um guia completo explicando tudo sobre esse assunto, e saiba mais!

O que é metabolismo anaeróbico?

Esse metabolismo é conhecido por produzir energia para o corpo sem a presença de oxigênio, ou melhor, apenas usando a combustão dos carboidratos.

Por isso, os exercícios físicos anaeróbicos tendem a ser de alta intensidade, fazendo com que o corpo trabalhe a todo momento com bastante ímpeto, e também é realizado em um curto período do tempo.

Não é à toa que, durante as atividades anaeróbicas, os atletas sempre procuram ter uma pausa para descanso, objetivando recuperar o corpo, de forma a respeitar os seus limites, e evitar futuras lesões.

Essa é uma das principais diferenças entre o treino anaeróbico e aeróbico, afinal esse último exige apenas movimentações mais lentas, de modo a focar na máxima perda calórica.

Então, se o seu objetivo é obter bastante massa muscular, e ficar com aquele corpinho que você tanto deseja, aposte no exercício anaeróbico!

Como melhorar a performance do treino através do metabolismo anaeróbico?

Depois de conhecer um pouco mais acerca do metabolismo anaeróbico, ficou um pouco mais fácil entender quando esse deve ser utilizado, não é mesmo?

Então tenha sempre em mente: se o seu foco é obter mais resistência para participar de atividades de alta intensidade, ou ainda ter mais massa muscular, invista nos treinos anaeróbicos.

No entanto, é importante que você não esqueça: em treinos de longa duração, sempre será preciso fazer exercício aeróbicos. Então, se o seu objetivo é participar de uma corrida, opte pelas atividades aeróbicas!

Quais são os principais treinos anaeróbicos?

Existem diversos treinos nos quais você pode fazer para obter todos os benefícios proporcionados pelo metabolismo anaeróbico, como ganhar massa muscular, aumentar a resistência do seu corpo, de forma a torná-lo forte, e deixar os seus músculos tonificados.

  • Saltos

 metabolismo-anaeróbico-treino-salto

Nesse esporte olímpico, o principal objetivo do atleta é ser o mais ágil e forte possível para que consiga atingir o máximo de distância.

No salto, que é uma modalidade do atletismo, é praticado principalmente a alta intensidade, afinal em um curto período de tempo, o atleta tem que dar o seu máximo.

Se o seu objetivo é obter muita resistência para o seu corpo, não deixe de apostar no salto! Esse exercício combina concentração, foco, força e bastante velocidade.

  • Natação

metabolismo-anaeróbico-treino-natação

A natação é conhecida por ser o esporte completo, pois trabalha diversos músculos do corpo, e ainda melhora o sistema respiratório do nosso organismo.

Quando é realizada com movimentos rápidos, a partir de tiros menores e curtos, a natação torna-se um esporte essencialmente anaeróbico, de forma a acelerar o metabolismo, e trabalhar a alta intensidade, proporcionando o aumento da massa muscular e da resistência do corpo.

  • Musculação

metabolismo-anaeróbico-treino-musculação

Musculação é um dos treinos mais indicados se o seu objetivo é aumentar a resistência, e ganha bastante massa muscular, afinal durante esse treino o atleta movimenta o seu corpo com equipamentos que exigem bastante força do mesmo.

É importante salientar que, esses treinos devem ser feitos com o acompanhamento de um profissional especializado, pois qualquer erro pode levar a uma futura lesão.

Quais são os benefícios da atividade anaeróbica?

As atividades anaeróbicas possuem diversos benefícios, principalmente para quem deseja obter uma melhor qualidade de vida através da prática de exercício físico.

Afinal, essa atividade física é perfeita para quem quer ter mais força, ganhar massa muscular, e também para quem possui o sonho de perder alguns quilinhos.

Confira, então, as principais vantagens de realizar treinos que aceleram o metabolismo anaeróbico:

  • Previne diversas doenças que afetam o dia a dia do indivíduo, como artrite, dores no corpo e diabetes. Para quem já possui esses problemas, os treinos anaeróbicos também são uma boa opção para tratar essas patologias;

  • Esses treinos proporcionam mais força aos ossos do corpo, de modo a postergar os efeitos do envelhecimento, e prevenir doenças como osteoporose;

  • Através do treino anaeróbico é possível obter mais massa muscular;

  • Esse exercício físico estimula a manutenção e a produção de massa magra no corpo;

  • Quando feito juntamente com uma alimentação regrada, o treino anaeróbico pode proporcionar uma aparência tonificada, e um corpo belíssimo para o atleta;

  • Acelera o metabolismo, e por isso faz com que o indivíduo consiga perder calorias, e assim emagrecer. 

Conclusão

metabolismo-anaeróbico-foco-treino

O metabolismo anaeróbico serve para quem gosta de exercícios curtos mas que exigem o máximo do corpo naquele pouco instante de tempo. 

Por isso, os treinos anaeróbicos deixam o seu corpo com a aparência perfeita, tornando os seus músculos tonificados e bastante definidos, e proporcionam saúde ao seu organismo, livrando o mesmo de diversas doenças.

Então, não deixe de incluir esses tipos de exercício no seu treino diário, para atingir todos os seus objetivos!

Você tem mais alguma dica de treino incrível que proporciona ganho de massa muscular, e ainda melhora o condicionamento físico do corpo? Compartilha com a gente, e com os outros leitores, afinal a sua informação pode ajudar muitas pessoas!

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você