Compartilhar

Muitas pessoas que começam a treinar musculação, crossfit e, até artes marciais se veem perdidas quando o assunto é alimentação. O básico todos sabem: alimentação balanceada somada a exercício físico não pode dar errado. No entanto, quais são exatamente os alimentos pós treino que se deve consumir?

Exercícios duros exigem uma nutrição adequada para abastecer e reabastecer os músculos que estão em atividade. Devido a isso, o que você come pós-treino é tão importante quanto o alimento consumido antes dele.

A dúvida sobre o que comer é comum a milhares de praticantes do exercício físico. Até porque ela ajuda a responder outra pergunta: Como posso perder peso mais rápido, queimar mais calorias e me sentir energizado?

alimentos-pós-treino-esforço-pernas

Embora existam outros elementos envolvidos nesse processo, há uma resposta simples: Coma! Mais especificamente, coma os alimentos certos no momento certo. Ninguém entra na academia para ver todo o seu esforço ir por água abaixo por causa do consumo errado de alguns alimentos.

Uma boa nutrição pode ajudar o seu corpo a obter um desempenho melhor e a recuperar-se mais rapidamente após cada treino. Muita gente costuma pensar que a melhor maneira de perder peso é treinar duro e esperar dar a fome para comer, ou até pular refeições (o que não é a melhor indicação).

Durante uma sessão de exercício, os estoques de energia acabam se esgotando ao mesmo tempo em que o tecido muscular é danificado e que perdemos vários fluidos através do suor. Neste momento, precisamos mais do que nunca dos alimentos pós-treino para repor o que perdemos.

Agora que você já sabe da importância de uma boa alimentação pós treino, vamos apresentar logo abaixo os alimentos que vocês podem (e devem) consumir depois de gastar toda energia em um treino funcional ou muscular.

Descubra as categorias de alimentos necessárias em um pós-treino

Proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis são essenciais quando o assunto é a recuperação do corpo, e aqui está tudo o que você precisa saber sobre nutrição pós treino.

O exercício é o que estimula o crescimento muscular. Pense bem, quando você está se esforçando ao máximo para levantar um peso com os braços ou as pernas, a finalidade é tornar os membros mais firmes e fortes. Mas se você não se atenta para o que come, não consegue o resultado desejado.

O corpo só pode desenvolver os músculos se eles se recuperarem após cada exercício. Neste caso, a proteína é de grande ajuda. Com certeza, você já viu muita gente “endeusando” as proteínas pelos poderes mágicos que elas têm de alimentar e ainda dar energia pré e pós atividade física.

Pois essas pessoas não estão erradas! Consumir proteína após o exercício ajuda os músculos a se regenerarem, curando os “machucados internos” adquiridos durante o treino, além de evitar a perda de massa magra.

Lembre-se que a massa magra contribui para uma aparência muscular e tonificada. Então, se quer combater a flacidez, coloque a proteína na sua lista de alimentos pós treino, como ovos e carnes magras.

alimentos-pós-treino-ovo-frito

Embora sejam chamados de vilões, os carboidratos são nutrientes que ajudam o corpo a recarregar e restaurar a energia gasta durante atividades físicas exaustivas. Nem sempre consumir carboidratos vai ser algo ruim (desde que você saiba maneirar o quanto e qual tipo de carboidrato come).

É importante dizer que qualquer pessoa que se exercite mais de sete vezes por semana deve consumir muitos carboidratos, já que esta categoria de alimento reabastece rapidamente a reserva energética do seu corpo.

Muitas pessoas tendem a ser preconceituosas também com as gorduras. Elas acreditam que o consumo de gordura após o exercício retarda a digestão e a absorção de nutrientes. Claro que, para alguns tipos de gordura, isso pode ser verdade. Mas generalizar não é o caminho certo.

Há pouca informação sobre os efeitos pós-treino das gorduras. Pode até ser uma boa ideia limitar a ingestão de gordura após o exercício, mas é improvável que baixos níveis de gordura vão inibir a recuperação e o crescimento dos músculos. Portanto, não se condene por ingerir uma gordura animal, como bacon, por exemplo.

Conheça os melhores alimentos para consumir após o treino

A refeição pós-treino não tem que ser complicada e nem precisa custar caro. A parte mais importante de comer bem e direito é planejar e também preparar as suas refeições.

Confira abaixo excelentes alimentos pós-treino:

Iogurte

grego

Shake proteico

Fruta

Com estas três opções você terá um estoque recheado de alimentos de qualidade para refeições diárias após a atividade física.

alimentos-pós-treino-iogurte-alimentação

Iogurte grego

O iogurte grego tem o dobro da quantidade de proteína de um iogurte normal, além de ser uma ótima fonte de carboidratos. A dica aqui é você misturá-lo com cereais ou frutas. As frutas frescas, por exemplo, contêm micronutrientes que ajudam a combater a dor muscular.

Shake proteico

Se você está procurando por uma proteína rápida, escolha um shake proteico para repor as energias. Desta forma não tem como errar, pois trata-se de uma proteína simples e completa. Se você optar por proteína whey pode combiná-la com alguns suplementos, como frutas, manteiga de amendoim e leite de sua escolha.

Fruta

As frutas estão carregadas de carboidratos saudáveis, que são facilmente digeríveis, bem como cheias de enzimas que vão ajudar o seu corpo a se recuperar mais rápido e a desenvolver os músculos. O Abacaxi, por exemplo, possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam seus músculos a cicatrizarem. Outro exemplo é o Kiwi, que ajuda na digestão e é rico em vitaminas e minerais.

Encontrar os alimentos pós treino saudáveis e que vão funcionam bem para você não é uma ciência certa, você vai descobrir as melhores opções testando o que te agrada ou não. Ter uma estratégia nutricional é essencial para que o seu plano de atividades físicas funcione e lhe dê os resultados esperados.

Comer os alimentos certos para abastecer seu corpo após o exercício será a parte mais importante no processo de alcançar seus objetivos. Não pule refeições e mantenha-se hidratado durante este processo.

Lembre-se de que o consumo de carboidratos, proteínas e algumas gorduras após o exercício ajuda a estimular o músculo e promove a recuperação deles. Organize-se para ter um lanchinho rápido e prático logo após o treino, que é o momento mais correto de se recuperar.

Se você gostou desse artigo e das nossas dicas, compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais. A disseminação da informação correta pode ajudar a sanar as dúvidas de muitas outras pessoas que pensam igual a você! Não perca tempo e ajude os seus amigos a se alimentarem bem após o treino.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você