Compartilhar

Algumas gorduras do corpo são fáceis de perder com exercícios físicos simples. Outros, já demandam mais tempo e esforço para serem eliminados. É o caso por exemplo das gorduras abdominais, que se acumulam na barriga e além de prejudicarem a saúde, são visualmente incômodas. Muitas atividades físicas são eficazes para eliminar esses problemas, e um deles é o spinning que emagrece a barriga e tonifica os músculos de todo o corpo.  

spinning emagrece a barriga, prática saudável

Como funciona a prática de spinning

Os exercícios do spinning são praticados em uma bicicleta ergométrica, mas para garantir resultados eficazes e minimizar lesões nos músculos, é essencial que sejam feitos sob supervisão de um Personal Trainer ou Preparador Físico. Geralmente, o profissional elabora vários exercícios diferentes para serem feitos na bicicleta, mudando de posição periodicamente, acelerando e desacelerando os movimentos, adicionando pesos específicos para fortalecer os grupos musculares.

Quem pode praticar o Spinning

Qualquer pessoa pode praticar o spinning, desde que tenha realizado exames de rotina periódicos com o médico, como: de glicose, colesterol, condicionamento físico e cardíaco e levando-se em conta algum problema de saúde proeminente. Após ter certeza de que está tudo bem com a saúde interna e externa do organismo, basta o indivíduo se inscrever em uma academia, ou adquirir uma bicicleta ergométrica e praticar o spinning que emagrece a barriga, e fortalece todo o corpo.   

spinning emagrece a barriga, perde de peso efetiva

Benefícios proporcionados pela prática de spinning

Os benefícios da prática do spinning são diversos, entre eles podemos citar:

- Emagrecimento rápido;

- Diminui os níveis de colesterol e gorduras totais no sangue;

- Diminui os níveis de açúcar no sangue;

- Fortalece as pernas, os glúteos e o abdômen;

- Desenvolve a massa magra no corpo;

 spinning emagrece a barriga, perda de peso abdominal

O spinning emagrece a barriga pois o esforço físico gera uma queima de calorias que acelera o metabolismo, o que leva ao emagrecimento saudável. Para aproveitar melhor os resultados das aulas de spinning, é imprescindível que sejam utilizados sapatos adequados para a prática desse esporte, de preferência com o solado mais duro. A vestimenta também deve ser observada, preferindo bermudas acolchoadas. Confira as dicas para executar o spinning de forma correta:

1.Deve-se manter o corpo hidratado antes, durante e depois das aulas;

2.Leve uma toalha para enxugar o suor em excesso, principalmente as mãos;

3.Lembre-se de regular o banco da bicicleta para realizar o exercício de maneira confortável;

4.Ajuste o guidão da bicicleta mais alto do que o banco;

5.Alimente-se adequadamente antes e depois do treino;

6.Tomar um copo de suco de fruta, um iogurte líquido ou comer uma fruta cerca de meia hora antes da aula;

7.Alongar-se e fazer um aquecimento antes do exercício;

8.Comece aos poucos e vá aumentando aos poucos o ritmo dos exercícios;

9.Beber água de coco ou um isotônico, inclusive água;

Exercícios que podem ser aliados ao spinning para perder a barriga

Aliando-se à prática de exercícios físicos com o spinning, pode-se praticar:

- Agachamentos: para executá-lo da maneira correta, o indivíduo deve ficar de pé, e alinhado com o quadril. Basta flexionar os joelhos em ângulo 90 graus e agache diversas vezes repetidamente. 

- Afundo: é considerada uma variação de agachamento, que trabalha o quadríceps, isquiotibiais e os glúteos. Deve-se ficar em pé, deixando os pés alinhados um na frente do outro. Flexione os joelhos em um ângulo de 90 graus, tomando o cuidado de não sobrecarregar os membros inferiores.

- Flexão de braços: Deve deitar-se de barriga para baixo, apoiando as pontas dos pés e as mãos no chão, flexionando os braços até o peitoral estar próximo ao chão, estendendo-se novamente os cotovelos. A postura deve ser mantida da coluna para que não seja prejudicada.

- Burpee: com o indivíduo em pé, deve deitar-se com o corpo apoiado no chão, fazer uma flexão, levantar e pular para queimar calorias. O gasto de calorias nessa atividade é intenso, e frequente.

- Polichinelo: De pé com as pernas fechadas, efetuar um salto levando as mãos para cima da cabeça, dando um outro salto para voltar o corpo na posição inicial.

- Mountain climber: Apoia-se as mãos e as pontas dos pés no solo, trazendo uma das pernas na direção do tórax, alternando os movimentos entre as pernas. A coluna deve estar sempre reta para evitar lesões. 

- Abdominais: com as costas apoiadas no chão, deve-se flexionar as pernas de maneira que os pés também fiquem firmes ao chão, forçando a musculatura do abdômen e retornando para a posição deitada novamente. 

O aquecimento dos músculos é extremamente importante para manter os membros ativos, e sem a propensão de lesões ou problemas nas articulações e na coluna (postura do corpo). A prática de spinning deve ser pelo menos três vezes por semana para iniciantes e depois praticar durante mais dias da semana.

Existem diversos exercícios físicos agrupados de acordo com as necessidades do indivíduo. Por isso é importante consultar um médico para fazer um check up e de acordo com os resultados, aplicar um cronograma de atividades físicas. 

Pessoas que apresentam algum problema de saúde, ou que fazem o uso contínuo de medicamentos controlados, devem tomar o cuidado de não sobrecarregarem o corpo com muitos exercícios físicos ao mesmo tempo, com excesso de peso.

Desde cedo, os pais devem orientar os filhos a praticarem atividades físicas saudáveis, promovendo a saúde e a qualidade de vida. A alimentação saudável nesta fase é extremamente importante para que cresçam fortes e sem problemas de saúde. Deve-se evitar o consumo de alimentos industrializados, com conservantes, com excesso de sódio, glicose, refrigerantes e itens com gordura vegetal.  

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você