Compartilhar

A busca por um corpo em forma e uma vida mais saudável tem impulsionado o Mercado fitness no Brasil e no mundo. De acordo com uma pesquisa do Sebrae, o número de academias no país aumentou 133% em cinco anos!

E as opções para queimar calorias, emagrecer e turbinar o shape são muitas__ a gosto do freguês. 

Acompanhando esse crescimento o spinning é uma modalidade que tem se destacado por alcançar resultados expressivos de modo descontraído.  

Quem pratica o spinning na academia pode escolher o ritmo que desejar, ao som de boa música para estimular a prática. 

Se interessou pela modalidade? 

Conheça melhor a prática é quais são os benefícios do spinning para você.

O que é spinning? 

spinning-academia-beneficios-fitness

Spinning deriva do inglês que basicamente significa o ato de pedalar. A modalidade também conhecida como Ciclismo Indoor, foi criada nos anos 80 nos Estados unidos com algumas modificações diferentes forma convencional de pedalar em uma bicicleta estacionária.

A nova modalidade com certeza foi muito bem-vinda!

Com as novas funcionalidades, é possível medir FC (frequência cardíaca), tempo, intensidade e motivação. 

A atividade é praticada em grupo, com ajuda da bicicleta ergométrica. Juntar os amigos agora ficou ainda melhor. 

Que tal convidar o pessoal para malhar juntos

A atividade tem alto poder de queimar calorias, muito eficiente para emagrecer. Então você já sabe, chame os amigos para fazer spinning na academia, e para fechar um suquinho Detox. 

Embora a modalidade tenha agradado muito o público feminino, costuma ser praticado por ambos os gêneros na faixa etária de 15 a 60 anos.

Fortalece a musculatura de membros inferiores e melhora consideravelmente o VO2. 

Para conforto do praticante a bicicleta ergométrica, criada especialmente para o spinning, permite ajustes de níveis. Se exercitar com essa modalidade é prazeroso e muito eficaz para quem almeja perder peso. 

O spinning assim como hitt é um treino intervalado, por isso consegue alcançar grandes resultados em pouco tempo. Dependendo da intensidade com que o treino é realizado, pode-se chegar a um nível de perda de calorias cerca de 300 a 700 calorias.

Confira também nosso artigo sobre o Hiit.

O principal objetivo do método é aumentar o condicionamento cardiovascular controlando a frequência cardíaca. Mas o treino traz muitos outros benefícios. 

Benefícios de praticar o spinning na academia 

 spinning-academia-beneficios-saude

Melhora a função cardiovascular;

Fortalece pernas e glúteos;

Ajuda a reduzir o colesterol;

Fortalece a região lombar e abdominal;

Ajuda a reduzir o colesterol;

Ajuda equilibrar a pressão arterial;

Ajuda a controlar o diabetes;

Ajuda a prevenir doenças coronárias;

Aumenta a resistência respiratória;

Alta queima de gordura e emagrecimento.

Apesar de ser considerado um módulo seguro que traz muitos benefícios, é importante falar também sobre os cuidados ao realizar a atividade.

O spinning é um treino de alta intensidade, portanto deve ser realizado com a supervisão de um instrutor, sobretudo para quem está iniciando. 

Mas não apenas os iniciantes devem fazer o treino com supervisão, quem já prática atividades físicas e atletas também devem receber esses cuidados. Por isso é importante realizar o spinning na academia.

Durante o treino, o instrutor observará seu desempenho nos seguintes aspectos; tabela subjetiva de esforço e zona alvo de treinamento individual. Como é um exercício de alta intensidade o seu instrutor estará atento a como reages ao treino, diminuindo ou aumento a intensidade de acordo com seu desempenho. 

Você deve ficar cansado, mas nunca a ponto da fadiga, fique atento a seu limite e informe ao instrutor caso sinta algum sintoma anormal.

A maioria das pessoas podem realizar o spinning e desfrutar dos seus benefícios. 

Embora as aulas possam ser feitas por mulheres e homens de faixas etárias diferentes, essa atividade não pode ser executada por pessoas com sérios problemas cardíacos, problemas de coluna ou elevado comprometimento nos joelhos.

Se você não se encaixa na descrição acima, pode começar imediatamente a cuidar da sua saúde praticando essa modalidade. 

Confira algumas dicas que serão úteis para quem está iniciando e para quem já conhece.

Dicas para praticar spinning com segurança

 spinning-academia-beneficios-fitness

Algumas dicas são úteis para executar os treinos com conforto e segurança. 

Visto que o selim é muito duro e estreito para quem ainda não está acostumado com a bicicleta ergométrica, é aconselhável levar um assento mais confortável. Tipo banco de gel ou uma bermuda acolchoada.

 

Outra dica muito útil é levar sempre uma toalha de mão. Com o treinamento intenso e o suor, as mãos podem escorregar do guidão. Com o acessório evitam-se acidentes, e você pode abusar na criatividade escolhendo desde uma toalha simples a toalha personalizada.

Usar sapatilhas específicas para ciclistas profissionais também é importante. Apesar de não ser obrigatório é um acessório que vale a pena investir. Seu solado duro diferente do tênis evita desperdício na transferência de força entre o pé e pedal.

 

Leve uma garrafa de água! Hidratação é muito importante em qualquer atividade física. Se preferir leve também uma garrafa de isotônico, é bom para repor as energias durante as aulas. 

Mas é bom não abusar porque o isotônico é uma bebida calórica.

 

Para melhor desempenho, um acessório que pode ser usado é o frequencímetro para medir a frequência dos batimentos. 

Com o frequencímetro é possível identificar se você atingiu zona alvo de queima de gorduras ou precisa de mais intensidade, vice e versa.



Cuide da alimentação. Uma dieta saudável é fundamental, alimente-se bem e de forma saudável pelo menos uma hora antes das aulas.

 

Chegue com antecedência para realizar os ajustes necessários na bicicleta. Se for um aluno novo de spinning na academia, o ideal é chegar com tempo suficiente para se familiarizar com o instrutor e o aparelho.



Siga as instruções do seu instrutor, prepare-se para pedalar com velocidade. Mude de posição para intensificar as pedaladas.

 

Use roupas apropriadas, as tecnológicas são mais indicadas. Não use roupas largas que possam causar acidentes e atrapalhar na hora de pedalar. 

Agora que você já sabe quanto é benéfico praticar spinning na academia, navegue mais um pouco e conheça também outras modalidades para turbinar o corpinho.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você