Compartilhar

melhor-tenis-para -academia-feminino, treino

Frequentar a academia para fazer atividades físicas abre um grande leque de possibilidades para ser mais saudável e cuidar do corpo. Em grande parte das academias, além da musculação, é possível frequentar aulas de várias modalidades esportivas, o que sempre é um atrativo

Zumba, pilates, pump, spinning e funcional são apenas algumas das aulas que podem ser encontradas nas academias. Isso sem mencionar os treinos de musculação e os treinos aeróbicos na esteira.

Com tantas opções, não tem desculpa para ficar parado. Mas, para praticar qualquer atividade, é necessário um bom tênis. 

O tênis é o melhor amigo de quem pratica atividades físicas e pode diminuir em cerca de 60% dos riscos causados pelos impactos e movimentos bruscos aos quais nos sujeitamos ao praticar exercícios.

Por isso é muito importante saber escolher um bom tênis, conforme as atividades que você fará. Saiba como escolher o melhor tênis para academia feminino

Informações importantes

melhor-tenis-para -academia-feminino, treino

Para escolher o melhor tênis para academia feminino para você, não basta apenas pensar na marca ou estilo. Existem alguns pontos a considerara para que o tênis escolhido ofereça tudo que você precisa durante a prática de exercícios.

Um ponto muito importante a avaliar é a estrutura do seu pé. Como é a sua passada ou pisada? A pisada é a forma com que o pé toca o solo ao ficar em pé ou andar e deve ser considerada na hora de comprar o tênis. Basicamente, existem três tipos de pisada:

  • Neutra: Na pisada neutra, o pé se apoia do lado externo do calcanhar ao tocar o chão seguindo uma linha reta, com um movimento suave para dentro. Nesta pisada, o apoio do pé no solo é uniforme, sem desvios tanto para dento ou para fora.

  • Pronada: durante a pisada pronada, o pé recebe apoio do seu lado interno, conhecido como arco do pé, rotacionando para dentro e usando o dedão para impulsionar o corpo. É conhecido popularmente como pé chato, ou "pisada para dentro".

  • Supinada: a pisada supinada se apoia na porção externa do calcanhar, apoiando-se em todo o lado externo do pé durante seu movimento e usando o dedo mínimo para impulsionar a passada. O pé se apoia na sua parte lateral. Este tipo de pisada é conhecido como "pisada para fora".

Conhecendo a anatomia da sua pisada, é mais fácil encontrar um tênis que seja o ideal para ela e que proporcione mais conforto.

Para escolher o melhor tênis para academia feminino para você, também é importante avaliar os materiais e o acabamento dos tênis. É importante que o tênis seja confeccionado com tecidos que amenizem a transpiração e proporcionem ventilação, que tenham solados flexíveis e adequados a prática esportiva escolhida e que possuam a parte superior do calçado (conhecido como cabedal) com poucas costuras, para evitar o atrito com o peito do pé.

O tamanho do tênis também deve ser bem avaliado. Este acessório feminino deve servir perfeitamente nos pés, sem folgas ou apertos. Tênis apertados provocam desconforto, bolhas e machucados nos pés e calçados folgados não dão a sustentação adequada e comprometem a estabilidade da pisada, provocando lesões.

Entendendo o que você precisa

melhor-tenis-para -academia-feminino, treino

Um bom tênis é fundamental para o correto suporte dos ossos, músculos e ligamentos que compõe os pés e os tornozelos. Ele também é responsável por amortecer parte do impacto causado pelas atividades físicas, ajudando os ligamentos e o joelho a suportarem este esforço de forma mais confortável.

Antes de escolher o melhor tênis para academia feminino, é importante avaliar quais serão as atividades que você irá realizar e para estimar o que você precisa em um tênis. 

Dependendo da atividade, o tênis precisará ter um maior grau de amortecimento de impactos, ou ter um maior suporte lateral ou do tornozelo ou ajudar a dar mais estabilidade e aderência para a passada.

Os tênis mais indicados para academia são aqueles que privilegiam o conforto e suportam perfeitamente o pé. Modelos que combinam materiais como couro e nylon são os mais indicados, pois dão sustentação ao pé ao mesmo tempo em que promovem uma boa ventilação.

melhor-tenis-para -academia-feminino, treino

Uma boa dica é comprar o tênis no fim da tarde, de preferência após um dia com várias atividades. Assim o corpo e o pé estarão mais inchados, o que acontece quando realizamos atividades físicas. Dessa forma, você saberá se o tênis oferece o conforto e suporte necessários.

Para a prática da musculação, escolha modelos com um bom sistema de amortecimento de impactos e que privilegie a estabilidade e sustentação do corpo. Eles precisam ter um suporte adequado para firmar a porção superior do pé. 

Dessa forma, é possível sustentar a postura corretamente durante os exercícios sem transferir o peso para os joelhos, conseguindo a estabilidade necessária que o corpo precisa.

Modelos com um bom amortecimento são muito indicados, pois além dar mais estabilidade ao seu corpo mais estável durante os exercícios, estes modelos podem ser usados sem preocupação quando você correr ou caminhar na esteira.

Para atividades aeróbicas como spinning, zumba e jump, melhor tênis para academia feminino é aquele que tem bom amortecimento e proporciona retorno da energia, além de flexibilidade para os movimentos e melhora na tração. 

Isso porque estas atividades proporcionam muito impacto para as articulações e ligamentos devido a sua intensa movimentação multidirecional e devido a pulos e salto necessários. Por isso, a sola deve ter um bom amortecimento, mas devolva a energia, de forma a melhorar os movimentos. 

O solado deve ser flexível e proporcionara boa aderência, para evitar escorregões. O modelo ainda deve ter um cabedal resistente e anatômico, que acompanhe os movimentos dos pés.

Considerando as informações técnica e o tipo de atividade, é possível escolhe rum modelo funcional e ao mesmo tempo muito bonito. Afinal, existem tênis para todos os gostosos e bolsos e este acessório feminino pode e deve refletir o seu estilo e a sua personalidade, para você se exercitar com um visual de fazer sucesso.

Continue em nosso site e tenha muito mais dicas e informações para te ajudar a estar sempre em forma. E siga-nos nas redes sociais para mais novidades.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

5 RECEITAS COM CENOURA | O QUE FAZER COM CENOURA

Meus amoreees, o que acharam das minhas receitas? Já faziam alguma dessas? Quero ver quando vo...

Artigos Relacionados
Recomendamos para você