Compartilhar

A prática de exercícios regulares, não só melhoram o condicionamento físico do corpo, como também levam à perda de peso de forma saudável. O treinamento funcional é considerado um conjunto de atividades físicas que estimulam todos os músculos do corpo, trazendo mais flexibilidade, equilíbrio e fortalecimento para todo o organismo. Saiba como o treinamento funcional emagrece de forma saudável!

treinamento funcional emagrece, corrida, caminhada

Como começar a praticar o treinamento funcional

Todas as atividades físicas são benéficas para o corpo. Mas para se obter resultados realmente significativos, é preciso que vários exercícios sejam realizados em conjunto. Uma única sessão de treinamento funcional pode-se perder de 800 a 1000 calorias. A queima de calorias é significativa para emagrecer, quando se trabalham todos os músculos do corpo. 

 treinamento funcional emagrece, variação de exercícios

Atividades incluídas no treinamento funcional usando acessórios específicos

Entre as atividades do treinamento funcional, podem ser inclusos acessórios para otimizar os resultados da prática dos exercícios. Vamos conhecer os principais exercícios praticados:

  • Uso do kettlebell: o kettlebell é uma bola de ferro com 20 centímetro de diâmetro, que possui uma alça em cima. O seu peso médio pode variar entre 4 e 40 quilos e pode ser utilizado para realizar diversos movimentos. Os benefícios do uso do kettlebell fortalecem o quadríceps, os glúteos, bíceps, emagrece, aumenta a força física e a resistência da musculatura;

  • TRX – Exercício de Resistência do Corpo Inteiro (Total-body Resistance Exercise): trata-se de utilizar um aparelho suspenso em cordas, com um peso usado para fortalecer os músculos de todo o corpo. 

  • Jump: são exercícios realizados em cima de uma cama elástica, onde os alunos diversificam entre pular e realizar atividades de impacto. 

  • Cordas: para tonificar os músculos do corpo, são utilizadas cordas navais cerca de cinco centímetros de espessura, com 9 a 15 metros de comprimento. A força aplicada à resistência delas faz com que sejam torneados os grupos musculares dos braços. 

  • Faixa elástica: esse acessório é utilizado para realizar diversas atividades: fisioterapia, pilates, alongamento e relaxamento. Também auxilia no fortalecimento dos músculos do corpo, aumenta a flexibilidade e fortalecimento dos músculos.

  • Halteres: pode ser de vários tamanhos, materiais e pesos. São utilizados para os exercícios de levantamento de pesos, a fim de queimar mais calorias e definir os músculos.

Os benefícios oriundos do treinamento funcional para emagrecer, são sentidos já nas primeiras semanas de exercícios: 

1.Melhora da capacidade motora dos membros superiores e inferiores em atividades rotineiras;

2.Previne lesões nos músculos;

3.Melhora o condicionamento físico e cardíaco;

4.Define os grupos musculares no corpo todo;

5.Previne doenças como: tendinite, bursite, artrite e entre outras;

6.Melhora o equilíbrio corporal;

7.Proporciona mais flexibilidade e força nos membros do corpo;

8.Melhora a postura;

9.Aumenta a massa magra;

10.Auxilia na perda de peso saudável;

treinamento funcional emagrece, natação e hidroginástica

- Séries de dez repetições: elevação unilateral de quadril com abdominal, deitado com as costas no chão e mantendo os joelhos flexionados. Estenda um dos joelhos e então flexione o quadril com apoio unilateral. Ao mesmo tempo, coloque as mãos na nuca e flexione a coluna. 

- Stiff unilateral: realizar a flexão do quadril unilateralmente, mantendo os ombros rentes ao corpo.

- Rotação do tronco I: o indivíduo deve estar em pé, os joelhos devem estar estendidos e na largura do quadril. O pé direito deve estar sobre um elástico próprio, e as mãos devem estar na altura do peito, com os cotovelos flexionados. Realize as a rotação da coluna para a esquerda, mantendo o elástico estendido, e depois realize do lado direito.

- Agachamento com remada: usa-se um cinto suspenso e com apoio. Faz-se um agachamento, jogando o quadril para trás e manter os braços estendidos. No momento de retornar para a posição inicial, faça o movimento da remada utilizando as articulações dos cotovelos e ombros;

- Rosca no cinto suspenso: com o indivíduo em pé, deve-se deixar os ombros flexionados a 90 graus com os cotovelos estendidos. Puxe o equipamento de cinto, levando as mãos em direção rosto e flexionar os cotovelos projetando o corpo para frente;

- Tríceps suspenso: com a fita própria para exercícios, mantenha o corpo na posição em diagonal, fique com os ombros flexionados a 90 graus e os cotovelos estendidos. Mantenha o abdômen contraído repetindo o movimento de flexão até a testa, desde que o quadril acompanhe o resto do corpo.

- Glúteos: com as costas e os quadris virados para cima, apoie a testa nas mãos e estenda o quadril direito até desencostar a coxa do chão. Volte à posição do início, e repita o movimento com o outro lado do corpo.

- Swing com kettlebell: pegue um kettlebell com as duas mãos, mantendo os cotovelos estendidos. Os quadris devem estar alinhados com a linha dos ombros. Flexione levemente os joelhos e o quadril formando um ângulo de 45 graus. Balance o acessório de ferro entre as pernas, mantendo os membros inferiores e superiores alinhados tomando-se o cuidado de não sofrerem lesões.

Qualquer pessoa e de idade pode praticar o treinamento funcional, desde que alterne os exercícios periodicamente, a fim de prevenir lesões e dores musculares fortes. A falta de conhecimento na execução correta dos exercícios, faz com que muitos problemas de coluna e nas articulações. 

Cada circuito de exercícios dura em média de 30 a 60 minutos, e depois passa-se para outro exercício, esperando-se de um a dois minutos para continuar o treinamento funcional. As abdominais também não podem ser esquecidas, para que o fortalecimento do abdômen seja uma das prioridades realizadas todos os dias, essencial para perder a gordura localizada na barriga e perder peso como um todo, de forma saudável.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você