Compartilhar

O significado de funcional está associado com algo que precisa ser desenvolvido para que o resultado seja mais eficaz, prático e útil. Analisando vemos que o nome é bem apropriado para o tipo de exercício a que o nome se refere. O treinamento funcional resumidamente falando auxilia pessoas comuns a realizar tarefas cotidianas com menor desgaste, com independência e sucesso.

Traduzindo isso para nossa vida essa rotina de exercícios tem como base nossos movimentos naturais como saltar, correr, puxar, agarrar, dentre outros.

exercício-ar-livre-treinamento-funcional

 

treinamento funcional veio como um complemento para as demais atividades físicas que já estão inseridas nas academias, contribuindo para que a pessoa se desenvolva por um todo. Podemos dizer que de nada adianta uma pessoa possuir músculos fortes se não tem resistência.  

Todas as novas atividades que surgem nas academias sempre desperta curiosidade e ganha muitos adeptos no começo, mas a maioria delas acaba sendo esquecida com o passar do tempo. Com o treinamento funcional isso não aconteceu, pois, muitas pessoas buscam essa modalidade de exercícios todos os dias.

Muitas pessoas relatam que acabam com uma espécie de vício nesse treinamento e mesmo depois de já estarem em forma não abandonam a modalidade, apenas vão agregando mais desafios à medida que se desenvolvem.

treinamento funcional é conhecido por relacionar cada exercício com um trabalho do nosso dia a dia e diferente de outras ginásticas desde o primeiro dia o praticante já se sente familiarizado com cada exercício. Diferente da musculação por exemplo, onde cada movimento tem um nome desconhecido dos iniciantes, que levam um tempo para se acostumar. 

Nossas atividades diárias exigem muito de grupos musculares isolados que precisam ser trabalhados para que cada vez mais tenhamos força e resistência para executá-los. 

Os exercícios são reunidos em uma espécie de circuito que se alteram de acordo com as aulas, fazendo com que o praticante esteja inserido e vivendo o movimento que está realizando e não somente pensando no que está fazendo como na musculação.

O treinamento pode acontecer em grupos onde um busca incentivar o outro a vencer seus desafios. Mas também pode ser realizado individualmente de acordo com a preferência do praticante. Nos exercícios são utilizados elásticos, cones, cordas, discos, bolas, hastes entre outros equipamentos.

agachamento-peso-exercicio-funcional

Qual a finalidade do treino funcional?

O treinamento funcional tem o poder de combater desconfortos musculares, além de evitar contusões, trabalha o condicionamento físico, equilíbrio e força nos membros inferiores. O mais importante é que as articulações são preservadas em cada exercício.

Aprenda dicas de exercicios para fazer em casa.

Em se tratando de qualidade de vida o T.F. melhora resistência do praticante, seja para a atividade esportiva ou simplesmente para um dia a dia mais confortável e bem-disposto, por que trabalha a parte cardiovascular, força, resistência, flexibilidade, coordenação. 

Diferente da musculação que necessita uma grande quantidade de aparelhos e acessórios, no treinamento funcional nada disso é imprescindível, onde muitas vezes é utilizado o próprio peso da pessoa como força contrária. Portanto a aula é muito mais dinâmica e interessante onde certamente a monotonia passa longe.

Outro ponto interessante é que o aluno nunca sabe o que o professor vai passar como circuito, sendo uma surpresa a cada aula. Bem diferente da musculação onde a pessoa segue uma rotina diária e sabe todo dia o que irá fazer na academia.

exercício-aerobico-treinamento-funcional

Vamos conhecer como funciona um treino funcional?

Com propósito de adaptação gradativamente são trocados os exercícios com máquinas pelos funcionais, aqueles que utilizam o corpo. Posteriormente vem o treinamento de core que se baseia no aprendizado da consciência corporal, concentrando o trabalho do exercício do centro para as extremidades.

Aproveite e descubra 23 alimentos que não engordam e não te deixam passar fome.

O segundo passo é a propriocepção ou treinamento de base instável com o propósito de oferecer dificuldades de equilíbrio para que desenvolvamos em nós o senso de reação a qualquer problema.

Vários especialistas em se tratando de movimentos garantem que o uso da instabilidade durante exercícios físicos coordenados desenvolve o senso de equilíbrio, desenvolvendo a propriocepção independentemente da idade do praticante.

Eles devem ser aplicados aos poucos, inclusive dentro de uma rotina de musculação, pois ao fortalecer o centro do corpo e desenvolvendo o equilíbrio as chances de ter uma contusão por má postura diminuem muito.

O treinamento funcional trouxe um novo universo aos centros de treinamento já que muitas pessoas desejam realizar uma atividade física e não se enquadram nos outros tipos existentes, é uma saída para quem não gosta de musculação, mas também não quer só praticar uma caminhada ou corrida.

Os principais exercícios que forma o treinamento funcional são:

  • Prancha com toque no ombro;

  • Corrida com elevação dos joelhos;

  • Salto com flexões de joelhos;

  • Agachamento com salto;

  • Afundo pliométrico;

  • Abdominal canoa;

  • Siri cruzado;

  • Lunge reverso;

  • Montanhista;

  • Flexões de braço;

  • Pular corda;

  • Levantamento Terra.

Lembrando que os professores é quem decidirá a rotina desses exercícios bem como sua intensidade e repetições.

Por causa da enorme procura diversos professores estão buscando qualificação para cada vez mais oferecer um treino de qualidade priorizando o aluno e trazendo as principais novidades do mundo fitness.

A ciência do esporte sempre desenvolve técnicas para que as pessoas tenham um melhor condicionamento físico, uma vida saudável e principalmente sem comprometer tendões e articulações. 

Para iniciar qualquer atividade física é indicado consultar um médico que irá avaliar se você está liberado ou não para a prática do treinamento funcional. Da mesma forma após o aval de seu médico é necessária uma avaliação física para determinar qual será seu ritmo e os exercícios empregados em seu circuito.

Se você conhece outros exercícios que possam compor um treino funcional, deixe sua mensagem e nos conte sua experiência.

 

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Ganhe desconto
na sua primeira compra

5 RECEITAS COM CENOURA | O QUE FAZER COM CENOURA

Meus amoreees, o que acharam das minhas receitas? Já faziam alguma dessas? Quero ver quando vo...

Artigos Relacionados
Recomendamos para você