Compartilhar

 treino-de-alta-intensidade-mulher-barriga-magra

Durante décadas, se pensava que quanto mais tempo de exercício, maior seria a queima de gordura. Entretanto, novos estudos têm apontado que um treino de alta intensidade e de curta duração pode ser mais efetivo para uma perda de peso rápida e saudável.

Mas além da capacidade de eliminar mais calorias em pouco tempo, esse tipo de treinamento possui outros benefícios. Sair do sedentarismo e desafiar o corpo é sempre muito bem-vindo para a saúde, ainda mais se for de um jeito otimizado. 

Entenda melhor quais as vantagens de adotar esse método de treino!

O treinamento intervalado intenso acelera o metabolismo

Um dos objetivos mais cobiçados por quem quer perder peso é colocar o corpo para trabalhar a favor do emagrecimento. E é isso que um treino intenso faz, especialmente se for praticado na forma intervalada. 

O método mais conhecido de treinamento de alta intensidade se chama HIIT, uma sigla em inglês. Esse método tem sido apontado como o mais eficiente para queimar gordura e acelerar a taxa metabólica naturalmente. Seu princípio propõe a ideia de causar o máximo estresse ao organismo em um período de segundos, levando o corpo a precisar se recuperar por horas.

 treino-de-alta-intensidade-homem-correndo-esteira

Na prática, isso significa um desgaste de curta duração, mas que causa consequências por até 24h após sua finalização. O que acontece é que o organismo demanda mais energia para se recuperar após o estresse. 

Portanto, você continua queimando calorias mesmo enquanto em repouso. Na verdade, o metabolismo continua trabalhando quase tanto quanto durante um exercício moderado. Essa capacidade é chamada de homeostase. É um processo responsável por manter o equilíbrio celular até que aconteça a recuperação completa.  

Os exercícios desse tipo melhoram a sensibilidade à insulina 

Toda atividade física é sempre bem-vinda para diabéticos. Os exercícios de alta intensidade, porém, possuem um impacto ainda mais relevante para quem é portador da doença. 

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Turku, na Finlândia, propôs que grupos de diabéticos, pré-diabéticos e não diabéticos praticassem um treino intenso intervalado por 2 semanas. Ao final do período, os pesquisadores perceberam que os indivíduos com diabetes conseguiram alcançar um nível de glicose igual ao de homens saudáveis. 

Isso acontece porque o treinamento de alta intensidade melhora a sensibilidade à insulina. Além disso, com a prática regular, a metabolização da glicose pelo organismo também sofreu uma melhora relevante. 

Com os resultados, percebeu-se então que metodologias como a do Treino HIIT ou Método Tabata podem funcionar tanto como aliados do tratamento como na prevenção do diabetes. 

A curta duração do treino evita a falta de tempo para exercícios

Uma das principais desculpas de quem não faz atividade física é não ter tempo. E realmente, a rotina de trabalho nem sempre permite ficar 1 ou 2h na academia. Uma das principais vantagens de um treino de alta intensidade é que você pode realizá-lo em poucos minutos.

treino-de-alta-intensidade-relogio-tempo

O método Tabata mencionado acima, por exemplo, dura apenas 4 minutos. Sua divisão é simples:

  • 20 segundos de exercício intenso;

  • 10 segundos de descanso;

  • repetir 8 vezes.

Além de não ser complexo, esse tipo de atividade mais curta possui uma ação incentivadora nata. Ao olhar para sua divisão acima, o cérebro pressupõe que se trata de algo rapidinho, que você consegue fazer. Não é como ver a ficha de treino e perceber que precisa fazer 40 minutos de esteira, por exemplo. Há um componente psicológico que afeta diretamente a motivação, ainda que ao final do exercício você saia tão cansado como se fosse um treino regular. 

E essa motivação vale inclusive para quem treina musculação e não costuma fazer aeróbico, mesmo precisando. A técnica permite que a queima seja apenas de gordura, não afetando a massa magra.

O treino de alta intensidade estimula a capacidade cardiorrespiratória

Mesmo se você for muito experiente na academia ou em outra atividade, será que costuma entrar na zona anaeróbica durante os exercícios? Esse é aquele momento em que acontece o ápice da sua capacidade respiratória. Você fica absolutamente sem fôlego e sente o coração disparado, como se fosse sair do peito. É pouco comum chegar a essa fase, mesmo que você tenha o hábito de praticar corrida, bike ou outra atividade do tipo.

No treino intenso, essa etapa é o foco da atividade, aquele estresse intenso que vai fazer com que seu corpo demore o dia todo para se recuperar. Com o tempo, esse momento máximo de esforço vai evoluir. Se isso acontecia, por exemplo, ao correr na velocidade 14 na esteira, em uma ou duas semanas, você vai fazer sua corrida no 15 e alcançar o ápice apenas no 16. 

A evolução respiratória em treinamentos como o HIIT acontece sempre de maneira rápida. Se seguir um protocolo fechado, os resultados na balança também vão acontecer em menos de um mês. 

A atividade regular queima a barriga em pouco tempo 

Durante muito tempo, se falou em gordura localizada e em como queimá-la. A verdade é que nosso corpo não consegue selecionar qual área derreter primeiro. Entretanto, quando acontece uma queima grande, a área que acumula mais gordura é a que costuma demonstrar a maior diferença. Para a maioria das pessoas, essa região é a barriga. 

 treino-de-alta-intensidade-medida-barriga-mulher

Quando um treino de alta intensidade é utilizado com o objetivo de emagrecimento, as medidas mudam muito mais rapidamente. E o ponto positivo é que a eliminação é principalmente da energia acumulada, deixando a massa magra.

Outro ponto positivo é que a resistência aumenta a cada treino. Isso permite um constante desafio do corpo. Na prática, isso significa que seu organismo se mantém sempre estimulado, sem risco de cair no chamado efeito platô (quando o corpo se acostuma com os estímulos e para de queimar gordura). 

O treino de alta intensidade é bastante simples e pode ser praticado tanto por iniciantes quanto por atletas avançados. Cada vez mais popular, é uma metodologia que promete continuar inovando com resultados rápidos.

E você, já tentou seguir um protocolo de exercícios mais intensos? Está precisando diminuir o percentual de gordura? Deixe seu comentário contando como tem sido sua experiência com a atividade física! 

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você