Compartilhar

treino-funcional-emagrece, perda-de-peso

Você sabe o que é treino funcional? Essa modalidade de treino ajuda a emagrecer e modelar o corpo. A praticidade é a característica mais interessante desse treinamento. Os exercícios podem ser feitos tanto em casa quanto na academia, e um treino comum é de apenas 20 a 40 minutos. 

 

Essa modalidade é mais dinâmica, divertida e queima muitas calorias. Se você está cansado da mesmice da musculação e seu objetivo é a perda de peso, o treino funcional emagrece mais do que a prática contínua do mesmo exercício. 

 

Mas o que é, de fato, treino funcional? 

 

O treino funcional combina uma série de exercícios diferentes que trabalha todos os músculos do corpo. Esse tipo de treinamento é interessante porque movimenta musculaturas e articulações de maneira global. 

 

Os exercícios podem ser feitos apenas com o peso do corpo ou usar equipamentos, como bolas, corda, trampolins, halteres e faixas elásticas. 

 

O objetivo principal do treino funcional é habilitar o corpo para completar tarefas diárias com maior eficiência e compensar a falta de movimento de músculos e articulações. Se você trabalha sentado, por exemplo, seu corpo fica em repouso na mesma posição por um longo período. 

 

No treinamento, todo o corpo será trabalhado, compensando, assim, a inatividade presente no cotidiano. 

 

Os exercícios funcionais se baseiam nos movimentos naturais feitos todos os dias, como correr, agachar, empurrar, pular e girar. Os circuitos devem mudar constantemente para estimular a coordenação motora e o foco. 

 

Depois de um tempo, todo exercício se torna repetitivo e você o faz de maneira mecânica, sem pensar muito. O objetivo das modificações é prender a atenção do praticante nos movimentos para executá-los da maneira correta. 

 

É perfeito para afastar o tédio que eventualmente surge quando se pratica as mesmas aulas e o mesmo treino de musculação.


treino-funcional-emagrece, perda-de-peso

Por que o treino funcional emagrece?

 

Por ser um conjunto de exercícios intensos, o treino funcional emagrece mais do que uma aula de ginástica aeróbica comum e até mesmo que corrida. A execução dos movimentos é semelhante ao treino HIIT. É preciso fazer séries curtas e intensas, dando o máximo de si, e repousar por um período. 

 

A frequência cardíaca aumenta com os movimentos explosivos, queimando mais gordura e otimizando a perda de peso. Um treinamento funcional de 50 minutos pode queimar até 800 calorias. Mas se você treina diversas vezes na semana, pode fazer por apenas 20 minutos que também terá resultados. 

 

Os exercícios também proporcionam o ganho de massa muscular. Quanto maior a sua taxa de massa muscular, maior é a capacidade do seu corpo de queimar gordura. 

 

Ainda assim, lembre-se de manter uma alimentação saudável e evitar frituras, gorduras e doces. Esses alimentos retardam o processo de emagrecimento e prejudicam a saúde. 

 

Todo mundo bate nessa mesma tecla, mas o lembrete se faz necessário tanto para emagrecer quanto para ter mais qualidade de vida.

 

Há outros benefícios?

 

Sim! Os benefícios são muitos e garantem uma melhor qualidade vida e bem-estar para todos. Devido à ampla movimentação de diversas musculaturas, os exercícios funcionais melhoram a coordenação motora e flexibilidade, aumentam a frequência cardíaca, facilitam a circulação do sangue, e também deixam tendões e articulações mais resistentes. 

 

Com o aumento da massa magra e diminuição de gordura acumulada, o corpo fica mais definido. Você também notará uma melhora na sua disposição para realizar afazeres diários. 

 

Antes de dar início ao treino, no entanto, consulte com um médico e veja se há contraindicações que impeçam você de treinar. Se você não se exercita regularmente, é recomendável começar com exercícios menos intensos para construir resistência. 

treino-funcional-emagrece, perda-de-peso

Como fazer os exercícios funcionais?

 

Para começar, pratique os exercícios apenas duas vezes na semana. Se quiser emagrecer mais rápido, aumente a frequência ou intensidade. O treino funcional pode ser feito até cinco vezes na semana por não tomar muito tempo do praticante. Logo na terceira semana você notará diferenças significantes. 

 

Muitas pessoas acreditam que é só se exercitar que no dia seguinte já estarão com peso reduzido. Os resultados desejados, no entanto, levam de três a quatro meses para aparecer por completo. É essencial ter um bom planejamento dos circuitos, repetição de movimentos e frequência do treino para otimizar a perda de peso. Seja persistente! 

 

É preciso realizar os exercícios curtos com vigor até sentir o coração quase saltar pela boca para obter o efeito correto. Descanse por cerca de um minuto e comece novamente. Pessoas sedentárias podem ter dificuldade de realizar os exercícios nas primeiras práticas. 

 

É completamente normal. Você só precisa ter paciência enquanto o seu corpo se ajusta às novidades do exercício. Quem já tiver uma rotina ativa e contato com atividades físicas por mais tempo, logicamente conseguirá fazer os exercícios sem problema. 

 

Para inspirá-lo a começar, separamos três exercícios simples. Cada um deve ser feito por 30 segundos. 

 

Prancha com toque no ombro

 

Se posicione no chão como se fosse fazer uma prancha comum. Os braços devem estar estendidos na altura dos ombros. Toque o ombro esquerdo com a mão direita e repita o movimento do outro lado. 

 

Trote no mesmo lugar

 

Faça bastante esforço nesse exercício. Deixe os braços rente ao corpo com os cotovelos flexionados em um ângulo de 90 graus. Procure não mexer os ombros. Se não conseguir elevar muito as pernas do chão, tudo bem. Modifique o movimento até que esteja confortável. O importante é executá-lo com qualidade sem forçar o corpo.

 

Agachamento

 

Esse é o famoso agachamento que está presente em muitos circuitos! Afaste as pernas na largura dos ombros. Se quiser, pode utilizar uma bola segurando-a contra a parede. Leve o quadril para trás enquanto desce, focando apenas no movimento feito por ele. Os joelhos devem permanecer estáveis no chão. 

treino-funcional-emagrece, perda-de-peso

Percebeu como os exercícios são simples? No treino funcional, a maioria deles é feita uma única vez ao longo de 20 a 40 minutos. O corpo todo vai sendo trabalhado à medida que novos movimentos são incorporados, todos feitos com bastante intensidade. Se você quer perder peso de maneira rápida e simples, vale a pena conferir o treino funcional. 

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você