Compartilhar

Conseguir perder peso é o objetivo de muitas pessoas. Porém, devido à rotina, relacionada principalmente a estudos e trabalho, não permite idas constantes à academia em busca de treinar o corpo e assim emagrecer. 

Desta forma, é necessário recorrer a outros métodos, nos quais seja possível realizar atividades físicas em locais mais acessíveis e obter resultados satisfatórios em um curto espaço de tempo. Entre as alternativas, uma de modo intenso e que é uma boa opção é o treino hiit (abreviação de “high intensity interval training”).

O treino hiit para emagrecer consiste em uma intensa série de exercícios aeróbicos visando a queima de gordura de modo rápido. Ele pode ser realizado de diversas formas, como por exemplo através de corrida, natação, bicicleta, remada, flexões, entre outras. 

Por se tratar de treinos mais curtos, torna-se uma saída viável e efetiva a muitos, tornando-se assim atrativa por todos os benefícios originados pela prática deste modelo de treinamento. 

A eficiência já foi comprovada por pesquisas científicas, tais como o estudo feito por pesquisadores da UFG (Universidade Federal de Goiás), que chegaram à conclusão de que o Hiit queima 93% mais gorduras que exercícios moderados. Isso faz com que este tipo de atividade física seja colocada em prática até mesmo para atletas profissionais. 

 treino-hiit-para-emagrecer-várias-idades

Melhores exercícios hiit 

Uma grande vantagem dos exercícios hiit é a sua viabilidade para realizá-los até mesmo em casa. Dentre as possibilidades, algumas atividades são altamente recomendadas e apresentam bons resultados no que diz respeito à perda de barriga e consequente emagrecimento. 

Para começar, a flexão, um tradicional e eficiente exercício. É um tipo de atividade física que trabalha os ombros, bíceps e tríceps e pode ser realizada intensamente em poucos minutos. Deve-se fazer o movimento por 45 segundos, descansar 20 e então retornar à atividade por mais um minuto e meio. 

Outro exercício que se assemelha à flexão e também contribui para a perda de barriga é a prancha estática.  Nela, o abdômen é trabalhado. Por não ser tão popular quanto a flexão, muitos não têm conhecimento sobre. Para realizá-la, basta deitar-se no chão com a barriga para baixo, ele o corpo do chão com o tronco e os glúteos e mantenha essa posição em linha reta. Comece por apenas alguns segundos e aumente o tempo à medida que o corpo se acostuma com o movimento. 

treino-hiit-para-emagrecer-exercícios

Entre os exercícios ideais, o agachamento é um dos principais, pois é um movimento que é considerado completo por ativar diversos músculos do corpo. Ele é importante por se tratar de algo que é colocado em prática muitas vezes ao longo do dia em atividades comuns como sentar em uma cadeira ou ir ao banheiro, por exemplo. É essencial trabalhar esta região do corpo para evitar dores durante a rotina. 

Além do agachamento, uma tarefa comum - ao menos na época das aulas de educação física na escola - é o polichinelo. De fácil execução, basta alinhar os braços às pernas, os abrindo e fechando. Esta parte do treino pode ser realizada durante cerca de 60 segundos e aumentar conforme o desenvolvimento do ritmo do indivíduo. É um exercício muito utilizado para aquecimentos. 

Saindo de casa, mas sem precisar de grandes deslocamentos, a opção ideal é a subida de escadas. A tarefa pode ser realizada em áreas próximas, não havendo assim a necessidade de perder muito tempo. Muitos naturalmente já sobem escadas todo dia para chegar em casa, então para que haja uma evolução, deve-se aumentar o ritmo e tentar subi-las correndo no menor tempo possível. O segredo está na intensidade. Realizando esse tipo de treinamento de modo constante os resultados ficarão visíveis rapidamente. 

Caso haja uma maior disponibilidade de tempo, a corrida é sempre bem-vinda e primordial para contribuir com o emagrecimento. Seja na rua ou na esteira, dedicar longos minutos a correr é importante para trabalhar as pernas e perder a barriga. É uma atividade que pode ser praticada por todos, variando apenas o ritmo a qual cada um suporta. Com o tempo, é visível a mudança. 

Benefícios do treino hiit

 treino-hiit-para-emagrecer-intensidade

O treino hiit para emagrecer traz uma série de benefícios. A começar, a praticidade que faz com que a atividade física seja realizada em pouco tempo e assim não prejudique o andamento das responsabilidades do a dia. Isso o torna acessível e adaptável à agenda de muitos. Toda a série de exercícios diária pode ser concluída em apenas alguns minutos. Como o foco está na intensidade, o tempo de execução é curto.

Além disso, não será necessário o gasto financeiro com academias, as quais por muitas vezes os indivíduos não conseguem frequentá-las pelos mais variados motivos. É uma economia considerável e que traz resultados semelhantes e, em muitos casos, superiores, que o estabelecimento voltado à musculação, sendo assim bem vantajoso. 

Por sinal, a independência de aparelhos profissionais para a prática das atividades físicas é um ponto essencial. Já que não há nenhuma grande complexidade para realizar os movimentos, geralmente aeróbicos, tudo pode ser feito em diversos ambientes.

A saúde é outra beneficiada. O treino hiit faz com que se tenha melhorias na região cardiovascular e respiratória, diminuindo assim os riscos de ter algumas doenças sérias ligadas a estas áreas. Do mesmo modo, também serve para tratamento para aqueles que já apresentam sintomas das complicações do coração e/ou do pulmão. O corpo de um modo geral também apresenta evolução à medida que o indivíduo fixa a agenda hiit no dia a dia. Há um aumento no metabolismo e retardo do envelhecimento. 

É importante frisar que não se deve fazer o treino hiit em condições de jejum. Outro ponto primordial é ter sempre garrafa de água à disposição, pois a hidratação é essencial no intervalo entre os exercícios, além de, é claro, a alimentação. Mantenha um consumo de comida disciplinado, pois comer bem está alinhada ao desempenho da atividade física e as mudanças no corpo relacionadas a ela.  

Não perca mais tempo. Comece já o treino hiit para emagrecer, se adapte à intensidade e veja o resultado aparecer rapidamente! O corpo agradece e a qualidade de vida aumenta. 

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você