Compartilhar

 treino-hiit-corrida-saudavel

O Hiit é um método poderoso para quem quer resultados rápidos para eliminar gordura, acelerar o metabolismo, perder peso e manter o corpo em dia. 

Com a vida cada mais corrida muitas pessoas encontram dificuldades para manter a rotina de treinos e academia. O que você pode fazer? O melhor é usar o tempo como seu aliado.

E aqui entra o treino hiit de corrida

O método que promete resolver o problema de uma vez por todas. Mas antes de falar sobre os benefícios, vamos entender melhor o que é o treino Hitt e porque ele realmente funciona.

 O que é HIIT 

Do inglês Hight Intensivy Interval Training__ Treinamento de alta intensidade com intervalos__ é uma tendência que invadiu o mundo fitness em 2014 e desde então vem ganhando espaço e tomando forma e conquistando pela eficiência.

Indicado principalmente para quem já tem um condicionamento físico e deseja resultados eficazes mais rápidos poupando tempo. 

O método de treino consiste em realizar uma série de exercícios de forma intensa e alternar com intervalos de descanso. 

O melhor da atividade são os resultados que ela proporciona para quem pratica. Ficou curioso? Então confira 5 benefícios da modalidade.

Alta queima de gordura 

 treino-hiit-corrida-condicionamento-fisico

Quem não deseja continuar queimando calorias mesmo depois de praticar exercícios físicos? É isso mesmo, esse é um dos benefícios do treino Hiit. 

Vale lembrar que esse treinamento tem várias modalidades, quaisquer que você escolher obterá resultados parecidos. 

Isso porque seu corpo continua queimando gordura e calorias mesmo depois dos treinos!

O treino hitt de corrida é curto, porem de alta intensidade.  Tem por objetivo estabilizar e restaurar o equilíbrio no organismo. 

O excessivo consumo de oxigênio que ocorre após o treino faz com que seu corpo continue queimando calorias. Cerca de nove vezes mais rápido que os treinos contínuos sem intervalos de descanso. 

E o resultado é simples, maior queima de gordura em menos tempo.

Tempo otimizado e ganho de massa magra

Como falamos no início desse post, um dos desafios de quem ama praticar atividade físicas ou esportes é o tempo. Afinal, como diz o dito popular “tempo é dinheiro”, sendo assim saber usar bem tempo é essencial.

Além de otimizar o seu tempo, acelerar o metabolismo, o treino hiit de corrida também produz hormônios que auxiliam no ganho de massa magra e desenvolvimento de músculos. Gostou?

Traz benefícios para a saúde 

O Dr. Michael Mosley explicou para o Getting fit da BBC:

"Quando exigimos ao máximo nosso corpo, o açúcar armazenado nos músculos é liberado e utilizado como combustível durante o exercício".

Completando sua idéia o Dr. Niels Vollaard que acompanhou os resultados de uma pesquisa de exercícios de alta intensidade com intervalos disse:

"Os testes mostram menos zonas escuras nos músculos depois do exercício, o que significa que o glicogênio foi reduzido consideravelmente, cerca de 24%".

A pesquisa mostrou que corpo responde ao treino aumentando a resistência física, melhorando a função cardiovascular e diminuindo o número de glicose no sangue. 

Os benefícios vão além de shape sarado, como a prática ativa todo o organismo, também auxilia na prevenção do envelhecimento gerando qualidade de vida.

Contribui para o bem-estar e humor

É sabido que a prática de exercícios físicos trás muito benefícios para quem tem problemas emocionais, pois durante a pratica o corpo libera hormônios de sensação de bem-estar como a seratonina.

Esses hormônios modulam o humor e promovem sensação de bem-estar melhorando a autoestima e também a qualidade do sono que influencia diretamente no humor.

Ainda tem dúvidas de que o treino hiit de corrida pode deixar você com corpo, mente e saúde em dia?

Mas aí vai um alerta muito importante dado pelo Dr. Mosley__ A modalidade NÃO pode ser praticada por qualquer tipo de pessoa. Visto que exige um bom condicionamento físico é interessante consultar um profissional da saúde para saber se você está apto para a prática, certo?

Benefícios para atletas e corredores

treino-hiit-corrida-revesamento

Pesquisas ainda mostram que apenas dois minutos de Hiit podem melhorar a função mitocondrial_processo em que as mitocôndrias transformam a glicose e o oxigênio em energia para as células, o que significa mais energia e condicionamento em menos tempo. 

Dois minutos de corrida intensos geram os mesmos resultados de trinta minutos de um treino ou corrida moderada.

4 dicas para melhor o desempenho do treino hiit de corrida

Comece com um treino moderado

Parece bobagem, mas não é. Começar uma atividade de alta intensidade pelo nível avançado pode não gerar o resultado esperado e você desanimar antes mesmo de “experimentar” a modalidade.

Então, comece com sessões mais curtas e vá aumentando conforme seu condicionamento físico estiver mais preparado. 

Se você já um atleta, considere com seu médico a frequência e a intensidade dos treinos.

Cuide da alimentação

Com certeza você já ouviu muitas vezes sobre a importância da alimentação para todo tipo de pessoa, principalmente para quem pratica atividade física, não é mesmo? 

Mas vamos falar novamente porque esse assunto é realmente muito importante, afinal, como seu corpo vai gastar aquilo que não tem? Quais benefícios você alcançará se não tiver nutrientes para abastecer seus músculos?

Exatamente, nenhum! Portanto caprichar na dieta e beber bastante líquido é tão importante quanto a prática do exercício. Por isso esta dica está aqui ganhando destaque para você não esquecer: alimente-se bem!

Sucos antioxidantes, muita água, carboidratos, fontes de açúcar saudável como frutas e alimentos orgânicos, são algumas dicas de alimentos que devem compor sua dieta para que os seus treinos sejam produtivos.

Descanse o suficiente

Assim como em outras modalidades fitness o corpo precisa do tempo de descanso. Portanto respeite o seu limite e seu tempo de descanso para recarregar energia e para que a perda de peso realmente aconteça sem danos à saúde.

Treinos intensos

 treino-hiit-corrida-esporte-corrida-homem

Você pode escolher um Tabata ou outro treino de corrida com intervalos, o mais importante é a intensidade na realização da atividade. Intervalos de 20 segundos com 10 segundos de descanso explorando todo o seu potencial até o seu limite.

Gostou desse post sobre o treino hiit de corrida? Deixe sua opinião.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você