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Certamente você já ouviu falar de treinos que fazem você queimar calorias mesmo depois de já ter terminado de treinar, certo? Se você não tem muito tempo para se exercitar, o treino metabólico é infalível para você conquistar o corpo dos sonhos. Quer saber tudo sobre esta atividade física que faz o maior sucesso? Vamos lá!

O que é treino metabólico?

É um treino com maior número de repetições, com carga relativamente mais leve e um menor tempo de descanso. As características são:

  • As séries possuem um número alto de repetições, geralmente, um número superior a 20 em cada série. 

  • O tempo de descanso entre uma série e outra deve ser abaixo de 1 minuto. Nesse caso, é importante saber que a recuperação completa precisa de 30 a 45 segundos, sendo que a recuperação incompleta é entre 15 a 20 segundos;

  • Os movimentos são concentrados e a execução deve ser feita de maneira lenta e bem equilibrada;

  • Como já dissemos, a carga não é o foco do exercício, mas sim a contração do músculo e, por isso, não precisa ser alta;

  • Durante o exercício, você sentirá uma ardência no músculo, além de um imenso cansaço;

  • A intensidade do treinamento faz com que o corpo precise de mais sangue circulando e, por isso, o coração fica acelerado; 

  • Geralmente, os treinos duram cerca de quatro minutos;

  • Como não precisa de muitos equipamentos, é possível realizar este treinamento em qualquer lugar;

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Quais são os benefícios?

As células dos músculos sofrem mais estresse bioquímico do que os demais exercícios e, por isso, o organismo continuará realizando as reações químicas que beneficiam a queima de gordura do corpo mesmo após o exercício ter sido concluído. Além da queima de calorias e gordura, o treino traz os seguintes benefícios:

  • Acelera o metabolismo;

  • Aumenta a resistência;

  • Potencializa a força;

  • Melhorar a capacidade do corpo de construir massa muscular;

  • Deixa o corpo mais propício às mudanças;

  • Queimamos mais calorias porque o treino metabólico exige uma maior queima de calorias do que um treino aeróbico, que não tem intensidade;

Atletas que têm por objetivo otimizar o rendimento da atividade física sem precisar gastar mais tempo no treino são exemplos de grupos que se beneficiam muito com esta modalidade. Ademais, também é uma ótima opção para quem quer ganhar massa muscular e emagrecer. 

Como funciona?

Como o tempo de tensão do músculo, mais conhecido como TUT (sigla retirada da expressão original em inglês, “time under tension”) é alto, os metabólitos serão acumulados na corrente sanguínea e, com isso, a hipertrofia muscular será maior do que em exercícios tradicionais. Para você ter uma ideia, enquanto uma série de 10 repetições faz o músculo se contrair durante 30 segundos, este treino faz com que a contração dure de 50 a 70 segundos, ou seja, possivelmente vai passar do dobro.

Tão importante quanto número da série é o tempo de descanso pois, se você pular, sequer estará praticando um treino metabólico. 

Por que treinar dessa maneira? 

A primeira série, naturalmente, terá uma carga elevada, mas, como o músculo não vai ter tempo de se recuperar, já que o tempo de descanso não chegará ao tempo que normalmente recomendam nos treinos das academias tradicionais (1 minuto), a próxima série terá energética limitada. 

Com isso, o músculo vai ser estimulado a aumentar as reservas energéticas de Trifosfato de adenosina (ATP), responsável por armazenar energia, Glicogênio e Creatina. Dessa forma, tanto o crescimento muscular quanto a queima de gordura serão otimizados.

Se você alterar sua rotina de exercícios após algum tempo (periodização do treinamento), você vai ter excelentes resultados.  

No entanto, saiba que nenhum treinamento faz milagre. É preciso que o exercício caminhe junto com um estilo de vida disciplinado, com uma alimentação focada em produtos saudáveis e naturais. Assim, você vai receber um benefício muito grande a longo prazo: seu metabolismo vai ficar acelerado de verdade, o que fará com que sua tendência a engordar diminua consideravelmente. 

Como fazer um treino metabólico caprichado?

Preste atenção nessas dicas infalíveis para que você tenha um treino que realmente surtirá efeito em seu organismo.

Não coloque o carro na frente dos bois

Se você leu até aqui, deve estar doido(a) para começar o seu treino e queimar muitas calorias, mesmo em momentos em que você está mexendo no celular, como possivelmente está agora.  Como diz o ditado “Toda caminhada começa com um primeiro passo” e, nesse caso, o passo não pode ser muito grande, pois você pode se prejudicar. 

Você só vai ter um bom resultado e segurança em seu treino se você respeitar os seus limites e, inclusive, dar um tempo (chamado de “base”) para você se acostumar com a grande carga que seu corpo vai receber. Tome cuidado com a intensidade dos movimentos caso você seja iniciante ou não tem um bom preparo físico. Especialmente se você deseja emagrecer, esse tempo é muito importante para que seu corpo possa se adaptar. 

Em primeiro lugar, ganhe condicionamento físico. Não sabe como? Fique tranquilo, pois pode ser feito em atividades muito simples, tais como: 

  • Trocar elevador por escada;

  • Caminhe mais e, se não morar longe do local de trabalho ou estudo, estacione o carro mais longe do que o lugar de costume ou desça do ônibus um ou dois pontos antes do seu ponto tradicional;

  • Melhore a alimentação;

  • Pratique alguma dança;

  • Brinque com seus filhos e com seu animal de estimação. 

Só depois de estar com o corpo preparado você deve aumentar a intensidade do treino. 

Quantas séries devo fazer?

Além do menor tempo de descanso e da carga mais leve, é importante que você realize os movimentos até não aguentar mais, ou seja, até falhar. Nesse caso, não é importante contar as repetições. Quando você não conseguir mais fazer nenhum movimento, como erguer o peso, pode descansar.  

A velocidade com que você deve fazer as repetições não pode ser lenta, mas também não corra, preste atenção na maneira com que você executa os exercícios. Prefira começar com os movimentos mais complexos e que trabalham grupos maiores de músculos. 

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Se você quer transformar o seu organismo em uma máquina de queimar gordura, este é o seu treino. Siga as nossas orientações e, com certeza, você terá resultados surpreendentes!

Como todo exercício, é importante sanar todas as dúvidas antes da execução. Caso precise, deixe um comentário!

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