Compartilhar

treinos-funcionais-para-iniciantes-fitness

Você já ouviu falar em exercícios funcionais?

Esses exercícios são usados na área da fisioterapia para reabilitação de pacientes. A modalidade que antes era usada com esse propósito virou febre no universo fitness.

Muitos passaram a realizar treinos funcionais para iniciantes pela facilidade e praticidade.

Seja para perder peso, ou fortalecer a musculatura. Os treinos são eficazes e dispensam o uso de muitos equipamentos, academia e até mesmo um personal trainer.

Quem deseja realizar os exercícios podem fazer isso em qualquer lugar: em casa, no parque, até mesmo na praia. 

Perder peso e realizar atividades do dia a dia as vezes pode parecer cansativo e muito estressante. Apesar da consciência que todos têm de manter uma boa saúde, nem sempre é fácil conseguir isso.

Esses exercícios funcionais vão ajudar você a praticar atividades físicas sem muita complicação e sair da rotina sedentária trazendo muitos benefícios para saúde.

O que são treinos funcionais para iniciantes?

Os exercícios funcionais para iniciantes são atividades realizadas para melhorar as capacidades funcionais do corpo.

Diferente da musculação que tem por objetivo aumentar o tamanho dos músculos; sua resistência e força. 

Nos treinos funcionais realizam-se movimentos com objetivo de melhorar funções como sentar, fazer movimentos repetitivos, levantar-se e sentar-se por exemplo.

Enfim, todos os movimentos que realizamos no cotidiano. 

Exatamente por isso que é realizado para reabilitação. 

Mas os treinos funcionais também podem ser usados de forma eficaz para perder peso e manter a forma.

 treinos-funcionais-para-iniciantes-rotina-saudavel

O grande vilão de qualquer atividade física para perder peso é uma má alimentação.

Em qualquer circunstância, como sempre ressaltamos aqui, uma dieta equilibrada é muito importante.

Além de tirar um tempinho para realizar os treinos para iniciantes, crie o hábito de se alimentar de modo saudável.

Uma dieta equilibrada não significa necessariamente eliminar tudo o que você gosta, você pode alimentar-se bem e comer o que você gosta com equilíbrio.

Faça uso de sucos antioxidantes, como o suco Detox, chás e muita água. Assim qualquer atividade que fizer vai gerar resultados mais rápido sem precisar gastar muito tempo praticando exercícios.

Para quem não dispõe de muito tempo, os treinos funcionais são ideais.

Com apenas 20 a 30 minutos por dia você terá resultados já no primeiro mês.

Benefícios dos treinos funcionais para iniciantes

Os treinos funcionais trazem muitos benefícios, conforme for praticando você sentirá na prática: 

Fortalecimento dos músculos. Os exercícios treinam vários músculos do corpo, glúteos, pernas, abdômen e braços, fortalecendo toda a musculatura do corpo;

Melhora da postura. O treino também fortalece a musculatura que mantém as costas retas, muito bom para ajudar a melhorar a postura;

Diminuição de dores na lombar. O treino funcional ajuda a fortalecer os músculos do core que é o maior responsável pelas dores na lombar;

Aumento da resistência e equilíbrio. Algumas modalidades do treino funcional exigem ficar em alguma posição que treina o equilíbrio (como manter-se em uma perna só);

Dinâmico. Diferente dos convencionais, os treinos funcionais simulam movimentos do dia a dia, e você pode realizá-los de forma descontraída, no ambiente que mais gostar;

Perda de peso. Como todo exercício associado a boa alimentação e ingestão de líquidos o treino funcional também ajuda a perder peso e definir o corpo. 

Agora que você já conhece sobre os benefícios da modalidade vamos conferir 7 treinos funcionais para iniciantes que você pode realizar em casa.

Antes de começar, faça alongamento para evitar lesões. Caso tenha algum problema cardíaco, problema nas articulações, ou problema de saúde, consulte um médico para saber se pode realizar as atividades.

Tente fazer para todos os exercícios 3 séries de 20 para começar, vá aumentando com a prática. 

Prancha

treinos-funcionais-para-iniciantes-prancha

Posicione-se de bruços com antebraços apoiados no chão paralelos ao ombro. Estique as pernas apoiando as pontas dos pés no chão.

Contrair o abdômen, manter a postura reta, levante o quadril apoiando-se nos antebraços e ponta dos pés. Tente deixar o quadril alinhado o máximo possível com o tronco.

Mantenha a pressão no abdômen por alguns segundos, volte a posição inicial e retome o movimento até completar a série.

Agachamento

De pé com os pés afastados na largura dos ombros, postura reta e abdômen contraído. Dobre os joelhos e desça devagar simulando o movimento de sentar-se, até que os joelhos forme um ângulo de 90°.

Volte a posição inicial e repita. 

Afundo

Você pode realizar este exercício de abdominal afundo com halteres se desejar. 

Posicione-se com uma perna a frente com o pé inteiro apoiado no chão, a perna de trás com a ponta do pé apoiado no chão. Postura reta e contrair abdômen. 

Braços esticados segurando os halteres paralelos ao corpo.

Com o abdômen contraído, dê um passo largo para frente com os joelhos flexionados levemente. Desça o tronco flexionado o joelho da frente até um ângulo de 90°, a perna de trás deve quase tocar no chão. Volte a posição inicial usando a força das coxas e não das costas.

Repita a série com o outro lado.

Ponte

Esse exercício é bem simples de realizar.

Deitado com os braços esticados apoiados no chão e joelhos dobrados, pés bem apoiados no chão.

Contraia o abdômen e eleve o quadril usando os braços como apoio para realizar o movimento.

Abdominal supra

treinos-funcionais-para-iniciantes-abdominal-supra

Deitado com braços atrás da cabeça, postura reta, joelhos flexionados e pés próximos ao bumbum. Contraia o abdômen e com ajuda dos braços eleve o tronco do chão e ao mesmo tempo traga as pernas flexionadas junto ao tórax (elevando-os ao mesmo tempo).

Volte a posição inicial e repita.

Flexão de braço

Posicione-se com as pernas esticadas, pontas dos pés e palmas das mãos tocando o chão. Braços ligeiramente afastados do tronco.

Mantenha a postura reta e contraia o abdômen. Faça movimentos de elevação do corpo flexionando os braços para impulsionar o tronco para cima, desça até que o corpo fique próximo ao chão. Repita os movimentos até completar as séries.

E você já prática algum desses treinos funcionais para iniciantes? Que tal compartilhar sua opinião. 

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você