Compartilhar

Você provavelmente já ouviu falar ou até mesmo praticou algum tipo de exercício aeróbico, não é mesmo? Isso acontece porque eles, em grande parte do tempo, estão presentes na rotina de um indivíduo, seja dentro ou fora da academia.

Mas se você tem interesse em aprender mais sobre o assunto e saber informações mais técnicas, acompanhe o artigo...

O que são exercícios aeróbicos?

exercícios aeróbicos,ginástica,treino

Basicamente, exercícios aeróbicos são aqueles em que o oxigênio é utilizado no processo de liberação de energia dos músculos.

Neste exato momento, você deve estar se perguntando “como assim”?

Bem, o processo ocorre da seguinte forma: quando uma pessoa está praticando algum exercício aeróbico, alguns músculos do corpo necessitam de mais oxigênio do que outros.

Para suprir essa necessidade, o coração começa a acelerar os batimentos cardíacos para que o sangue transporte mais rapidamente uma maior quantidade de oxigênio. É por isso que quem pratica essa modalidade tende a sentir um forte desgaste físico, principalmente no início

Agora ficou fácil perceber que a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos é que, nestes últimos, o oxigênio não possui papel de destaque, como indica o nome. Além disso, os anaeróbicos geralmente são exercícios mais específicos para uma dada região do corpo, como é o caso da musculação. 

Outra diferença entre essas categorias é a de que as atividades aeróbicas são de longa duração, contínuas e de baixa ou média intensidade. As anaeróbicas, por sua vez, possuem curta duração e grande intensidade.

Com todas essas diferenças, será que existe “um exercício melhor do que o outro”?

exercícios aeróbicos, andar de bicicleta, ciclismo

E a resposta é não, meu amigo. O que existe são exercícios específicos para determinados fins. Por exemplo, se o seu objetivo é definir músculos e barriga, os exercícios anaeróbicos são mais indicados. Mas se você quer emagrecer ou melhor sua saúde, optar pelos aeróbicos é uma ótima escolha.

Além das especificidades dos objetivos de cada um, é importante levar em conta a faixa etária da pessoa e sua condição física, pois alguns tipos de exercícios podem ser proibidos para determinados casos.

Para que haja um resultado satisfatório e saudável do treino, o profissional deve se atentar a alguns fatores antes de criar um cronograma de exercícios para o seu aluno. Veja quais são eles:

Considerar a frequência do treino

Além de se adequar às condições físicas do aluno, o treinador também precisa estar atento à rotina e disponibilidade de treino. Não existe uma quantidade ideal de dias para realizar os exercícios, mas geralmente de 3 a 5 vezes na semana é considerada satisfatória.

Ter cuidado com a duração 

Por se tratar de uma atividade que envolve a respiração, os exercícios aeróbicos costumam cansar muito o indivíduo e até mesmo causarem um certo desconforto. Mas calma, porque seu treinador saberá organizar a duração da atividade, que não deve ultrapassar uma hora.

Saber dosar a intensidade

Também é muito importante que o personal conheça os limites de quem está treinando e saiba adequar a intensidade dos exercícios físicos em relação ao tempo em que o aluno vem se exercitando. 

No início, as atividades serão feitas de maneira mais vigiada e cautelosa, evitando problemas ou ultrapassagem de limites.

E por falar em exceder limites, você já parou para pensar quais são os benefícios dos exercícios aeróbicos em sua vida?

É normal que ninguém nunca tenha te contado isso, mas a partir de agora você saberá porque deve abrir espaço em sua agenda para incluir exercícios aeróbicos na rotina.

Benefícios do treino físico aeróbico

 

Queima de gordura

Que atire a primeira pedra quem nunca quis reduzir alguns quilinhos queimando parte da gordura localizada. Se você está com esse objetivo agora, a escolha por exercícios aeróbicos é a melhor opção. 

Para que o corpo queime gordura, é preciso que seja produzida energia durante o exercício físico e isso ocorre por meio da oxigenação, estimulada pelos exercícios aeróbicos

Fortalecimento do coração 

 exercícios aeróbicos, natação, piscina

Tornar o coração mais forte faz com que ele bombeie sangue de maneira mais eficiente para todo o corpo, fazendo com que o sistema circulatório tenha um melhor funcionamento. 

Isso resulta em mais oxigênio e nutrientes sendo levados às células do corpo, além de auxiliar na remoção de toxinas do metabolismo.

Sensação de bem-estar 

Além da sensação de dever cumprido após mais um dia de treino, quando há a realização de treino físico aeróbico o cérebro é estimulado a liberar hormônios que promovem a felicidade, como a oxitocina e a serotonina, sendo essa última a responsável pela regulação do humor.

Se você se sente sempre estressado e sobrecarregado, experimente essa modalidade de exercícios e presencie uma melhora significativa em suas emoções, pensamentos e atitudes.

Prevenção de problemas de saúde

A prática contínua de exercícios aeróbicos traz benefícios a longo prazo para a saúde. Entre eles, estão a prevenção de doenças cardiovasculares, colesterol alto (ele reduz o “ruim”, LDL, e aumenta o “bom”, HDL), a diminuição do risco de derrames e o auxílio na regulação da pressão arterial. 

 exercícios aeróbicos, corrida, treino ao ar livre

Esses exercícios funcionam tanto de maneira preventiva quanto para quem já sofre com problemas de saúde. Caminhadas, por exemplo, são uma boa maneira de se beneficiar com esses atributos, ao mesmo tempo que não são exercícios de alta intensidade.

Se você se interessou pelos exercícios aeróbicos e deseja inclui-los em sua rotina, algumas dicas são cruciais. Anote-as em seu caderninho! 

  1. Escolha exercícios dos quais você gosta e se sentirá bem realizando-os. Caso contrário, poderá desistir de sua nova rotina antes mesmo de criar um hábito.

  2. Falando em hábito, não desista da prática contínua das atividades. Tente fazê-las por, no mínimo, 21 dias consecutivos e não desanime após isso, afinal, sua saúde deve ser sua maior prioridade. 

  3. Consulte sempre um médico antes de realizar qualquer atividade física.

Bom, agora que você já sabe tudo sobre exercícios aeróbicos, que tal dar uma chance a eles? Seja uma caminhada, corrida, dança, natação etc. O resultado dessas atividades te surpreenderá positivamente.

E já que você está aqui, aproveite e corra para se inscrever em nosso newsletter para não perder nenhum conteúdo feito especialmente para você. 

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você