Compartilhar

 hábitos-para-uma-vida-saudável-aprenda-como-conseguir

Movimentar o corpo, se reunir com os amigos, comer bem. São apenas alguns dos hábitos que nos auxiliam a garantir uma vida saudável. Abandonar alguns hábitos, como ser sedentário e comer de maneira desregrada, não é das tarefas mais fáceis, nós sabemos – aliás, muito pelo contrário. 

E quem não busca por uma vida saudável hoje em dia? Com a rotina cada dia mais atribulada, com menos tempos para efetuar as refeições básicas do dia, stress no trabalho, stress em casa e mais uma enorme lista que nos fazem pensar, em como finalmente criar hábitos saudáveis e que nos ajudem a viver mais plenos. 

Pensando nisso, criamos um artigo com os 6 melhores hábitos para uma vida saudável, para auxiliar você nessa missão de ajustar o que está em aberto, reeducar sua alimentação e claro – de uma maneira definitiva e contínua. Acompanhe com a gente.

1 – Vida saudável comendo melhor

Cuidar do que estará no seu prato, é certamente um dos pontos mais importantes para se alcançar uma vida saudável e maior qualidade de vida. quando abusamos de alimentos ricos em sódio, gorduras saturadas e açúcares estamos acionando a “chavinha” para inúmeras doenças como hipertensão, infarto, obesidade, derrames, diabetes e em alguns casos até mesmo câncer. 

Na contramão disso, é muito mais simples a inclusão de alimentos que possam aumentar sua longevidade e resistência. Diversos estudos comprovam que consumir oleaginosas – castanhas, nozes, pistache, amêndoas, avelãs – auxilia na redução de doenças cardíacas de 25% a 39%, mas se consumidos ao menos 5 vezes na semana. 

São alimentos muito ricos em gorduras boas, especialmente o ômega 3, que atua na diminuição das taxas de colesterol ruim, evitando as indesejáveis placas de gorduras que acabam obstruindo as artérias. Diversas vítimas de ataques cardíacos aumentar as chances de evitar o mesmo problema, quando passam a incluir alimentos ricos em ômega 3 ao menos duas vezes na semana.

vida-saudável-como-criar-hábitos-saudáveis

2- Vida saudável – dormindo melhor

Uma boa noite de sono é muito importante para repor as energias do dia. Diversos estudos comprovam que dormir é bem é um dos maiores segredos para uma vida saudável e para a longevidade. Em uma pesquisa realizada com 2.800 participantes, cerca de 46% que afirmaram estar insatisfeitos com sua saúde, tinha uma péssima qualidade de sono. 

Outra pesquisam afirmou que pessoas que sofrem de insônia crônica, infelizmente, possuem até três vezes mais chances de morrer se comparado com pessoas que não possuem o mesmo problema. Para uma vida saudável, aconselhamos ao menos 7h30 de sono por dia. 

3- Vida saudável – levante-se mais da cadeira

Vamos mexer o corpinho? E que tal começar levantando da cadeira? Uma pesquisa realizada pela Sociedade Americana de Câncer, descobriu que não é somente a falta de exercícios físicos que podem diminuir seu tempo de vida, e sim o tempo que você gasta se mantendo sentado. 

Isso ocorre porque quando nos mantemos sentados frequentemente e por tempo demais, sofremos mudanças bruscas no metabolismo, influenciando completamente em fatores como mudanças na pressão arterial, colesterol alto etc., indicadores diretos de doenças crônicas, problemas cardiovasculares e obesidade. 

Se você se mantém sentado por muito tempo no trabalho, faça exercícios simples de alongamento – isso irá trazer mais oxigenação para o seu corpo, como também irá ajudar no reposicionamento do seu corpo = alcançando o equilíbrio em sua postura. 

4- Vida saudável – mexa seu corpo

A atividade física é um dos maiores benefícios de uma vida saudável, auxiliando na saúde do organismo. Quando você se nega a aceitar o sedentarismo, você está automaticamente afastando de você doenças como hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, sem contar que terá ainda muito mais energia e disposição para o seu dia a dia. 

Para conseguir colher os frutos de uma vida saudável, basta começar pelo menos caminhar. De acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), afirma que caminhar auxilia na redução da pressão arterial, já na primeira hora. E acredite se quiser, essa queda ainda de mantem depois de 24 horas do exercício feito. 

Seu cérebro vai ficar muito mais afiado! Enquanto estamos praticando exercícios físicos, nosso corpo produz a substância que irá estimular a criação de novos neurônios, melhorando todas nossas atividades cognitivas, principalmente a memória.

vida-saudável-como-criar-hábitos-saudáveis

5- Vida saudável – controlando os nervos

Mesmo que ainda não seja considerado como uma doença em si, o stress acaba sendo um dos grandes fatores para o surgimento de doenças psicofisiológicas, e por essa razão, é imprescindível conseguir controlá-lo. Quando maior for o nível de stress de um indivíduo, maior será sua deterioração psicológica e física. O stress é um dos maiores inimigos da vida saudável, pois também está ligado a fatores de risco para doenças do coração. 

5- Vida saudável – fique de olho na balança

Não é segredo nenhum que para ter uma vida saudável, é imprescindível manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. Como também a prática de atividades físicas regulares irá auxiliar a se manter no peso ideal. 

Tanto a obesidade e o sobrepeso, além de aumentar os riscos de derrame, apneia, hipertensão e diabetes, está por trás de nada menos do que 30% dos casos de câncer. Regular a sua dieta é fundamental para manter uma vida saudável, melhorando não só sua saúde como também sua autoestima. Quando perdemos peso, favorecemos também a memória. 

6- Vida saudável – sexo do bem

Sexo é sinal de vida saudável, sim! Como não? Ter uma vida sexual ativa e saudável, só irá trazer benefícios para sua saúde. Pesquisadores da Grã-Bretanha, sugerem que fazer sexo com frequência irá diminuir riscos do temido infarto fulminante. Mas não é só isso não, pessoal! Quando temos uma vida sexual ativa e saudável, aliviamos o stress, TOM e ainda relaxamos o corpo e melhoramos a pele. Melhor que isso impossível, não é mesmo?

Tenha todos os esses hábitos e alcance a vida saudável que você tanto deseja! Não é tão simples, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Comece hoje mesmo!

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Recomendamos para você